TCE prorroga prazo para prefeitura de Paulínia explicar possíveis irregularidades em licitação

Viação Flama, do Grupo Passaredo, atuou no transporte local até 04 de dezembro de 2019. Foto: Jacy Emiliano

Determinação consta na edição desta quinta-feira, 09 de julho de 2020

ALEXANDRE PELEGI

O Tribunal de Contas do Estado de SP (TCE-SP) prorrogou por 10 dias o prazo para que o prefeito de Paulínia, interior de São Paulo, apresente justificativas para a decisão de suspensão do processo de licitação do transporte coletivo municipal.

A determinação consta na edição desta quinta-feira, 09 de julho de 2020.


paulinia_prorroga


Como mostrou o Diário do Transporte, o TCE já havia dado cinco dias para a prefeito de Paulínia para que explicasse as possíveis irregularidades no processo de licitação. Relembre: TCE deu cinco dias a prefeito de Paulínia para se explicar sobre possíveis irregularidades em licitação

Em 07 de maio deste ano, o Plenário do Tribunal concedeu medida liminar e determinou a suspensão da licitação, atendendo a representações da Empresa São José Ltda; da Transartes Turismo e Locadora de Veículos Ltda; da JTP Transportes, Serviços, Gerenciamento e Recursos Humanos Ltda; e da advogada Pamela Alessandra Batoni Bastidas Veloso.

A suspensão do certame se deu após exame prévio do 4º edital de retificação da Concorrência Pública nº 02/18, do tipo maior oferta pela outorga, cujo objeto é a “concessão do serviço de transporte público coletivo de passageiros do município de Paulínia – SP, em todo o sistema regular municipal, compreendendo a (I) operação e manutenção do serviço de transporte coletivo, mediante a disponibilização de ônibus, ou outras tecnologias que vierem a ser disponibilizadas e (II) a implantação, disponibilização e operação de sistema de bilhetagem eletrônica, controle da operação e informação ao usuário”.

No dia 28 de abril passado o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo já concedera liminar suspendendo o processo licitatório dos transportes coletivos do município paulista.

A prefeitura havia remarcado o certame no fim de março, marcando a nova data para recebimento de propostas para 30 de abril. Relembre: Paulínia remarca para 30 de abril a licitação dos transportes coletivos

O TJ acatou o pedido de tutela antecipada apresentado pela ITT Itatiba Transportes Ltda, que alegou que a concorrência estava marcada para uma data durante o período de medidas de segurança de proteção sanitária definido pela própria prefeitura em razão da disseminação do COVID-19.


paulinia_tces


Como tem mostrado o Diário do Transporte, desde 2018 a situação do transporte da cidade está indefinida, sofrendo também com instabilidades políticas. Atualmente, a Terra Auto Viação opera os serviços de forma emergencial.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading