Santo André coloca 11 novos ônibus em operação

Ônibus são convencionais, com chassi Mercedes-Benz OF 1721 e carroceria Caio Apache Vip IV. Foto: Divulgação / PSA.

Veículos comprados pela Viação Guaianazes vão atender linha I-02

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, entregou nesta quinta-feira, 25 de junho de 2020, 11 novos ônibus. Os veículos foram apresentados pela Viação Guaianazes e vão atender à linha I-02 (Cidade São Jorge / Jardim Ana Maria).  Todos já estão emplacados e vão entrar em operação a partir desta sexta, 26.

Conforme já noticiado pelo Diário do Transporte, os ônibus são convencionais, com chassi Mercedes-Benz OF 1721 e carroceria Caio Apache Vip IV. Os coletivos também vêm com um elevador em uma porta exclusiva para embarque e desembarque de pessoas com deficiência.

Relembre: Viação Guaianazes recebe primeiras unidades de lote com 11 novos ônibus para Santo André

A Viação Guaianazes havia informado ainda ao Diário do Transporte que os veículos têm as mesmas configurações que os 30 novos entregues em 2019 pela empresa. Portanto, a renovação da frota chegou a 34%, com 41 novos ônibus em menos de um ano.

Assim como os anteriores, os modelos contam com sistema de refrigeração de teto, mas não possuem ar-condicionado, conforme o que havia sido anunciado anteriormente pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra.

Os veículos também são equipados com sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica do veículo, luz de condução diurna (DLR) conjugada com a ignição, e tomadas USB para recarga de dispositivos móveis.

“Estes ônibus estão sendo entregues em um momento em que a frota está sendo reposta, em meio à retomada gradual e segura da economia, por meio da operação Comércio Responsável. Hoje estamos transportando 31% dos passageiros que transportávamos no mesmo período e ofertando o dobro de frota. Quando tudo isso passar, os usuários do transporte público vão encontrar uma frota ainda mais moderna”, disse o prefeito Paulo Serra, em nota.

Confira as imagens dos veículos:

WhatsApp Image 2020-06-25 at 18.58.43 (1)WhatsApp Image 2020-06-25 at 18.58.43WhatsApp Image 2020-06-25 at 18.58.42

IDENTIDADE VISUAL

Os ônibus saíram de fábrica com a nova identidade visual utilizada no transporte coletivo municipal. As cores foram definidas pela SATrans, em conjunto com as empresas que integram o Consórcio União Santo André. Segundo a Prefeitura, o layout é inspirado em obras geométricas de Luiz Sacilotto, pintor, desenhista e escultor andreense adepto do abstracionismo.

RENOVAÇÃO DE FROTA EM 2019

Os primeiros 15 ônibus entregues pela Viação Guaianazes foram apresentados pela Prefeitura no Paço Municipal em 22 de agosto, com cobertura do Diário do Transporte.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/08/22/primeiros-15-onibus-zero-quilometro-comecaram-a-operar-nesta-sexta-feira-em-santo-andre/

Em seguida, em 02 de setembro de 2019, começaram a operar na cidade mais 15 novos ônibus da Viação Guaianazes.

Relembre:https://diariodotransporte.com.br/2019/08/30/mais-15-onibus-novos-comecam-a-operar-em-santo-andre-nesta-segunda-feira/

Em nota, a Prefeitura de Santo André informou ao Diário do Transporte que em 2019 foram entregues 74 novos ônibus para o transporte coletivo.

A conta inclui os modelos zero-quilômetro entregues pela Viação Guaianazes, além de ônibus novos e seminovos apresentados pela Viação Vaz, ambas do Consórcio União Santo André.

Além disso, a administração municipal contabiliza ônibus entregues pela Suzantur, empresa que opera emergencialmente na região da Vila Luzita.

Confira a lista de renovação de frota informada pela Prefeitura de Santo André ao Diário do Transporte:

Em 2019 foram entregues 74 veículos:

Sendo:

  • 62 veículos novos:

> 35 Veículos Novos no Consórcio União Santo André, com equipamentos de acessibilidade:

– 10 na linha T 15 – Hospital Mário Covas / Estação de Santo André

– 10 na linha T 17 – Jardim Alvorada / UniABC

– 10 na linha T – 29 Vila Suíça / Estação de Santo André

– 5 na linha I – 03 Jardim Bom Pastor / Parque Capuava

> 27 veículos novos na empresa Suzantur, com equipamentos de acessibilidade:

– 2 articulados linha TR – 101 Terminal Vila Luzita / Estação de Santo André

– 25 nas várias Linhas Alimentadoras do Terminal Vila Luzita (Represa, Clube de Campo, Jardim Guarará, CDHU, Vila João Ramalho, Jardim Ciprestes e Sítio dos Vianas)

  • 12 Veículos semi-novos na Viação Vaz, com equipamentos de acessibilidade, para atender a linha B-63 Jardim Alvorada / Vila Palmares

A licitação do Corredor da Vila Luzita prevê a entrega dos seguintes veículos:

Para início da operação dos serviços, a subconcessionária deverá dispor de uma frota total (incluindo a frota operacional e a reserva técnica) de 83 (oitenta e três) veículos, com a seguinte composição:

– 15 (quinze) ônibus articulados, novos (zero km), com ar condicionado e wi-fi;

– 9 (nove) ônibus Padron low entry, novos (zero km), com ar condicionado, wi-fi e com tecnologia de baixa emissão de CO2 (veículos elétricos);

– 9 (nove) ônibus Padron low entry, novos (zero km), com ar condicionado e Wi-Fi;

– 16 (dezesseis) ônibus básicos, novos (zero km) ou usados, com Wi-Fi; e

– 34 (trinta e quatro) midiônibus, novos (zero km) ou usados, com Wi-Fi.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. É um certo exagero propagar a troca da frota em 250 veiculos até 2022, divulgados em abrigos do centro da cidade, dificil de crer que será tudo isso..

  2. Cleiton farias disse:

    Compra onibus sem ar condicionado e mesmo que andar de fusca

  3. Celso gentil disse:

    Pra que essa porta alta no meio do ônibus???????
    Tudo carroça, pelo preço da passagem era para estar bem mais a frente em termos de conforto.
    Muiiito gente ganhando muiiiiito as custas dos usuários.
    Brasil não tem jeito, enganam o povo com migalhas.
    👏👏👏👏👏👏👏

  4. Ramos disse:

    A SUZANTUR Santo André colocou mas de 40 ônibus novos superior a estes da viação Guaianases, e não saiu uma notinha sequer sobre isso, pq? JABÁ

  5. Zé Tros disse:

    Celso, essa “porta alta no meio do ônibus” é a porta de acesso pra cadeirantes. O elevador fica embaixo do piso do ônibus. No youtube tem diversos vídeos mostrando o manuseio e o funcionamento desse modelo de elevador, chamado de elevador de bagageiro.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading