EMTU não convenceu secretaria municipal de transportes de que 12 linhas de ônibus extintas deveriam ser mantidas, diz Caram

Publicado em: 4 de junho de 2020

Itinerários cancelados operam em Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Poá, Embu-Guaçu, Taboão da Serra e Juquitiba, na Grande São Paulo. Foto: Jackson Sousa Lei / Ônibus Brasil.

Segundo secretário da gestão Bruno Covas, não poderia continuar a sobreposição e o ‘pinga-pinga’ que estavam acontecendo dentro da cidade de São Paulo

ADAMO BAZANI/JESSICA MARQUES

O secretário de mobilidade e transportes da cidade de São Paulo, Edson Caram, afirmou que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) não convenceu a secretaria municipal de que 12 linhas de ônibus intermunicipais extintas deveriam ser mantidas.

De acordo com o secretário da gestão Bruno Covas, não poderia continuar ocorrendo a sobreposição e o ”pinga-pinga” que estavam acontecendo dentro da cidade de São Paulo entre os ônibus metropolitanos e os municipais.

“Tinha mais de 100 linhas em estudo e análise. Em relação a essas 12 linhas, a EMTU não conseguiu nenhum tipo de justificativa que fizesse com que a SPTrans e a secretaria de transportes concordassem que essa sobreposição existisse. A população que usava essas linhas não vai ficar desatendida, pois vai ter o transporte do município de São Paulo à disposição para isso. O que não podia era continuar essa sobreposição e o pinga-pinga que estava acontecendo dentro da cidade de São Paulo”, disse o secretário.

A declaração foi feita em entrevista aos portais de mobilidade Diário do Transporte, Diário dos Trilhos e Via Trólebus. Procurada, a EMTU não se manifestou sobre a declaração.

Por determinação da Prefeitura de São Paulo, a EMTU paralisou 12 linhas de ônibus em 26 de maio de 2020. Os itinerários operam em Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Poá, Embu-Guaçu, Taboão da Serra e Juquitiba, na Grande São Paulo. As linhas são 282, 016, 029TRO, 009TRO, 205, 026, 328, 344, 575, 577, 595 e 460.

Relembre: Por determinação da prefeitura de São Paulo, 12 linhas da EMTU serão paralisadas na terça-feira (26)

Por conta dos cortes, um grupo de moradores de Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, fez um abaixo-assinado online. O protesto virtual reivindica a volta da 029 Taboão da Serra (Jardim Monte Alegre) – São Paulo (Pinheiros).

Relembre: Moradores de Taboão da Serra fazem abaixo-assinado contra corte de linha da EMTU

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    “Pinga pinga “… Explique-se melhor sr. Secretário Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana de São Paulo – SP…Aff! No fim… so interessam os lucros! Dane-se o povão!

  2. Glaucio Oliveira disse:

    Sobreposição aonde? Na elizeu de Almeida onde passava a 282 nenhuma linha municipal sobe a Teodoro Sampaio. Clínicas. Av. Pacaembu e tiete. E ninguém vai pagar $ 12 sendo que pode ir com $ 4.40. A 190 que mudaram do metrô Conceição para o butanta era a única linha que trafegava na avenida dos bandeirantes. E no butanta só tem uma linha que só cruza a bandeirantes e leva muito tempo para fazer isso. Tanto que pessoas na capital utilizava pagando + $ 2.30 porque era a opção mais rápida

  3. fabio disse:

    Seria bom o secretario mostrar uma linha municipal que atenda a av dos bandeirantes assim como a linha 190 fazia

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Nesses cancelamentos de linha da EMTOSA, tem gato na tuba.

    Não sei se a sociedade vai saber se esse gato é macho, fêmea, preto ou branco.

    Mas por regra de três o real motivo virá a tona.

    É só aguardarmos.

    Na área 8 da fiscalizadora, a EMTOSA, salva a pátria porque como o buzao da fiscalizadora “20/20” não passa, pelo menos eu vou de EMTOSA.

    Já em Osasco como não tem mais as linhas que saem do Largo de Osasco para a Lapa ou Pnheiros, nem adianta esperar o EMTOSA, é só pegar um carro de aplicativo e pronto.

    Depois ficam chorando porque a demanda do buzão cai a cada dia.

    Precisa desenhar?

    NADA MUDA NO BARSILei.

    SAÚDE A TODOS!

    Att,

    Paulo Gil

  5. Paulo Gil disse:

    Fabio, boa noite.

    Na gestão da Sra. Marta Suplicy eu sugeri a implantação de um corredor de buzão na Avenida dos Bandeirantes.

    Lá se vão 20 anos e nada.

    Não tem porque a PMSP, a SMT e a fiscalizadora são JURÁSSICOS, nem ideia grátis eles implantam.

    NADA MUDA NO BARSILei.

    SAÚDE A TODOS!

    Abçs,

    Paulo Gil

  6. Lena Abreu disse:

    De acordo com o que o Fábio falou,a linha 190 era a única disponível,mas do que importa,eles não pensam na população, só em ano de eleição,fiquem de olho e lembrem disso pessoal.

  7. Marcos Borges disse:

    Essa prefeitura ridícula e essa secretaria de transportes liderada pelo.incompetente Edson Caram estáo agora mexendo nos trajetos intermunicipais. Assim como na mexida dos itinerários daqui de SP o povão não foi consultado e houve mudanças que o povo reclama ATÉ HOJE,o mesmo agora se estende as linhas intermunicipais. Eu tô achando que o prefeito incompetente e o secretário dos transportes,igualmente incompetente sofreram alguma pressão na cidade aqui e deram uma parada no seccionar linhas municipais. E como.eles têm como.uma “grande meta” SECCIONAR LINHAS DE ÔNIBUS URBANOS não interessa de que jeito e qual grupo seja!Tem que seccionar!”Parabéns ” Prefeito e secretário de transportes!Vocês nunca andaram de ônibus,daí então vocês bolam essas “IDÉIAS ESPETACULARES!”.

  8. Selma disse:

    Infelizmente quem tirou a linha 282 de Juquitiba não andou e nunca vai andar nessa linha, só quem mora em Juquitiba sabe o quanto essa linha é importante, pois a maioria das pessoas que usavam, era para ir trabalhar e sem essa linha a viagem para o trabalho fica muito mais demorada e cansativa. A cidade de Juquitiba para
    muitas pessoas e uma cidade dormitório, pois as pessoas saem de madrugada pra trabalhar e voltam tarde, apenas para dormir, a linha 282 contribuía para que a idas e vindas do trabalho fossem mais rápida.

  9. Roston Gomes disse:

    Entao o Transportes Metropolitando nao atinge as linhas Municipais de Sao Paulo nao fazem integracao com Cartao Bilhete Unico as TARIFAS SAO BEM MAIS ALTAS e.o USUARIO DE SAO PAULO nao vai deixar de tomar um Onibus Municipal.(mais barata e.com todas as possibilidades de Integracoes)para pegar um Onibus Da EMTU MAOS CARO que nao faz Integracao Este decreto so PREJUDICA A.POPULACAO QUE VEM DE OUTROS MUNICIPIOS QUE MUITAS VEZES NAO TEM.OUTRA OPCAO E O ONIBUS DA SP TRANSP NAO ADENTRAM OUTROS MUNICIPIOS E AS ALTERNATIVAS QUE NOS IMPOE E UMA PIADA NOS DESLOCAM PARA OUTRAS REGIOES COM OUTRAS LINNHAS TOTALMENTE DIFERENTE DO INTINERARIO DAS LINHAS CANCELADAS O QUE FAZ COM QUE O USUARIO QUE VEM DE.OUTEO MUNICIPIO SEJA FORCADO A PAGAR UMA CONDUCAO A MAIS.POIS O CARTAO BOM nao trm INTEGRACAO COM CARTAO BILHETE UNICO DE SAO PAULO ( FORCANDO O USARIO PAGAR 2.PASSAGENS IDA E VOLTA ) CAUSANDO UM DESASTRE FINANCEIRO AO USUARIO NO MES

  10. Roseli disse:

    Ridículo isso ,tirar linhas de ônibus dos trabalhadores ,esse Mario Covas ,não precisa andar de ônibus ,por isso prejudicou muitos trabalhadores!

  11. Cido disse:

    Galera realmente Tem horas que não se sabe se vc chora ou ri da palhaçada desses políticos, falar que existe sobreposição de Linhas sendo que uma ópera nos limites da capital e a outra vai para as cidades da RMSP e demais pra mim.
    Por ex: A LINHA 460 OPERADA PELA UNILESTE sai do bairro VL Sao Paulo prox. Ao extremo sul de Ferraz de Vasconcelos e segue até Artur Alvim passando por Guaianazes e Itaquera …q eu me lembre nunca soube de um onibus da SPtrans que fizesse o mesmo caminho….ahhhh esqueci SPtrans e só na capital neh…
    Na Real não sei se as operadoras já pediam isso pra EMTU e essa crise só serviu de pretexto pra atender ou nossos governantes realmente não estão nem ai pra população
    Nisso tudo fica a pergunta:
    Os onibus da SPtrans vão fazer baldeação com o cartão bom pq como disse a população poderá ser atendida pelos onibus deles….. logo pego o inter desço no meio do caminho e pego o Municipal com integração né secretário ?ahhh mas nao tem integracao pq la so aceita bilhete unico ….ohhh e agora quem podera me ajudar !!
    Ou Ferraz e demais ganharão a visita dos onibus da SPtrans correto SQN NEH !!!!
    PINGA PINGA!!! Sr secretário estamos falando de onibus urbanos logo eles tem necessidades de parar de ponto em ponto de outra forma seriam onibus interestadual q para so de estado em estado me poupe…o sistema de ambas apesar de parecidas tem propostas totalmente diferentes essa paralização não tem nada haver só não querem admitir isso…
    Só lamento…

  12. MARIA ROSANI SCHAPIEVSKI GONÇALVES disse:

    Infelizmente estes políticos não precisam de condução pública para se deslocar ao trabalho.
    Nem dizer pra passear, por que for pra passear não vai.
    Essa linha de ônibus Transporte Metropolitana(EMTU) é a pior que tem, ela em conjunto com o nosso Prefeito Bruno Covas não tem consciência, a linha 016(Metrô Armênia) era uma linha muito boa só porque não viajavamos com lotação máxima ou seja, a linha precisa ser usada na capacitação máxima para não dizer, precisamos andar dentro do ônibus sentados no chão do ônibus. Hoje só nos restou usar a linha 011(Metrô Tietê) que demora muito pra passar e quando vem é na lotação máxima, um colado no outro em plena pandemia do Covid-19 ou seja, a única linha que passa na Avenida Guarulhos, 1.535. Complicado não temos opção alguma.

  13. Raquel disse:

    A impressão que dá é que estão no poder não para ajudar a população mas sim para prejudicar, não gostei que tiraram a linha 282, eu acho que antes de tirar a linha deveriam fazer um trajeto na linha pegar umas malas e sacolas e carregar no ombro até chegar na rodoviária Tietê! A esqueci eles tem carro, esqueci quando não podem pagar táxi oi um Uber!!!!! Eu como não recebo nem dois salários minimo se quiser viajar e pegar o rodoviário não posso mais, tenho que pegar vários ônibus atropelando os trabalhadores com as bolsas e malas até chegar na rodoviária Tietê. Pinga-pinga, então por que não pegou o ônibus no horário de pico da rodoviária até São Lourenço vinha tão cheio que as pessoas vinha em pé, pra mim são um bando de incompetentes que não estão nem aí com com o bem estar da população só pensam em si próprio e o que mais revolta e que ganham muito bem pra essas besteira!!!!!

  14. Sueli disse:

    E nos osasquenses que a prezadissima urubupunga simplesmente tirou a linha 560 armenia /largo de osasco que passa pelo rochdalle.Estamos a messes fazendo um longo percusso a pe para outro bairro. Ou quem tem condiçoes paga 02 passagens francamente o descasso é muito gtande

Deixe uma resposta