Confira as vias que serão bloqueadas em São Paulo a partir de segunda-feira para estimular isolamento

Publicado em: 1 de maio de 2020

Apenas uma faixa estará livre para circulação

ADAMO BAZANI

Para estimular o isolamento social na cidade de São Paulo, que tem ficado abaixo de 50% constantemente configurando risco de maior transmissão do novo coronavírus, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego bloqueia a partir desta segunda-feira, 04 de maio de 2020, vias de grande circulação que só terão uma faixa livre para os veículos comuns.

Os ônibus não serão bloqueados e passarão livremente.

O fechamento será das 7h às 9h nas seguintes vias:

– Zona Sul: Av. Moreira Guimarães (B/C) x Av. Miruna;

– Zona Norte: Av. Santos Dumont (B/C) x Av. do Estado;

– Zona Leste: Av. Radial Leste (B/C) X Rua Pinhalzinho;

– Zona Oeste: Av. Francisco Morato (B/C) x Rua Sapetuba.

A CET, por meio de nota, alertou ainda que “caso a adesão da população ao isolamento não aumente a partir de segunda-feira, os bloqueios em vias da cidade poderão ser planejados e realizados durante todo o dia, como tentativa de aumentar a restrição e desestimular as pessoas a saírem de casa.”

As autoridades de Saúde alertam que o isolamento aceitável é de 50% a 60% e o ideal acima de 60%.

Blitzen educativas, ação conjunta com as secretarias municipais da Saúde (SMS), Mobilidade e Transportes (SMT) e Segurança Urbana (SMSU), também com o apoio do CPTran, GCM e CET, vão ocorrer em outros dois endereços, ambos na zona oeste, também entre 7h e 9h:

  • – Av. Dr. Vital Brasil (B/C) x R. Camargo;
  • – Av. João Paulo I (B/C) altura do n° 2.868.

 

MÁSCARAS NOS TRANSPORTES:

Também a partir de segunda-feira, 04, como mostrou o Diário do Transporte, por decretos do governador João Doria e do prefeito da capital paulista, Bruno Covas, o uso de máscaras passa  a ser obrigatório nos ônibus comuns e seletivos gerenciados pela EMTU, nos trólebus e ônibus da Metra no Corredor ABD, nos trens da CPTM, no Metrô, nos ônibus da cidade de São Paulo gerenciados pela SPTrans e nos ônibus rodoviários ou suburbanos do sistema da Artesp.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/04/29/doria-decreta-obrigatoriedade-de-uso-de-mascaras-no-transporte/

CUIDADO COM AS MÁSCARAS:

As máscaras podem reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus, mas devem ser manuseadas, colocadas e retiradas de forma correta:

– Guarde as máscaras limpas em sacolas plásticas higienizadas;

– Antes de colocar, lave bem as mãos e, de preferência, o rosto também;

– Não coloque as mãos no pano. Sempre manuseie pelo elástico ou cordão;

– Ajuste pelas bordas, se necessário, a fim de ficar confortável o uso, mas desde que boca e nariz fiquem bem cobertos;

– Se precisar tirar, lave as mãos, coloque em outra sacola plástica só tocando no elástico ou cordão, e lave as mãos de novo;

-Ao chegar em casa, coloque a máscara num recipiente com água sanitária, água e sabão em pó, deixando por meia hora. Depois lave com sabão em pedra esfregando bem, mas sem danificar o tecido, e coloque para secar preferencialmente no sol;

– Guarde em uma sacola plástica esterilizada.

E lembre-se, máscara nunca deve ser usada no queixo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. RodrigoZika disse:

    A coisa s[o tende a piorar, o povo ainda acha que e brincadeira infelizmente, e os números são bem superiores aos divulgados por não termos testes rápidos, triste.

  2. José Benedito da Silva disse:

    É muito importante ter alguém bem informado, muito obrigado por contribuir, um bom dia e bom fim de semana.

  3. Wilson disse:

    Os números são maiores no mundo inteiro, inclusive na China, onde o governo censura informações. Não existem testes super rápidos confiáveis. Lembrando que a maioria dos infectados passa sem sintomas ou se cura em alguns dias.

  4. Este Governo é tão ruim que está fazendo uma quarentena que na prática não funciona e agora no desespero inventa de querer fechar ruas como se isso fosse um solução para acabar com o vírus , a grande verdade é que existe política em cima da doença onde governo estadual e vários governos municipais formando um complô para derrubar o governo federal , é muito fácil se promover politicamente obrigando a população a usar máscaras e fechar as ruas pro político o que importa é fazer nome e dizer foi eu que fiz a lei e um monte de leigos bater palmas para ele

  5. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Meu Pai do Céu ! A que nível chegamos ! Maldito Vírus!

Deixe uma resposta