Prefeitura e empresas de ônibus de Guarulhos descartam paralisação total de ônibus, mas frota é reduzida

Publicado em: 25 de março de 2020

Anteriormente, intenção era interromper linhas no dia 01º de abril como medida para conter o avanço do coronavírus

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Guarulhos e as empresas de ônibus da cidade da Grande São Paulo descartaram a paralisação de todas as linhas do sistema municipal de transportes como medida para conter o avanço do coronavírus.

A intenção inicialmente anunciada pela prefeitura era reduzir a frota em 40% entre segunda, 23 de março de 2020, e quinta-feira, 26, com a suspensão dos serviços a partir de 01º de abril mantendo apenas as linhas circulares de ônibus que têm como destino os equipamentos de saúde, que poderão ser ampliadas.

Mas na tarde desta quarta-feira, 25 de março de 2020, a Guarupass, associação que reúne as empresas de ônibus que operam na cidade, informou que “em alinhamento criterioso com a Prefeitura, que o sistema de transporte por ônibus de Guarulhos será mantido sem interrupção, com ajustes adequados à situação da pandemia na cidade.”

O Diário do Transporte procurou a prefeitura de Guarulhos que, por meio de nota, confirmou que não haverá interrupção dos serviços de ônibus, mas vai adequar a frota de acordo com a demanda.

“A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), da Prefeitura de Guarulhos, informa que o transporte público será mantido sem interrupção, mas sempre com os ajustes necessários inerentes à demanda de passageiros.” – informou a prefeitura ao Diário do Transporte por meio de nota.

A Guarupass, na nota, informou ainda que o sistema integrado de recarga de cartões, incluindo o vale-transporte, prossegue normalmente, mas a orientação é para que o passageiro use os aplicativos Guarupag e CittaMobi e, para o Vale Transporte, a recarga é feita pelo site  vtguarupass.com.br

A loja física da Guarupass está com atendimento suspenso temporariamente desde 23 de março.

A obrigatoriedade de renovação dos cartões está suspensa também temporariamente.

Já as bilheterias dos Terminais Urbanos de Guarulhos continuam funcionando de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário das 08h às 17h. Postos de recarga autorizados distribuídos pela cidade também continuam recarregando os cartões normalmente.

Guarulhos é mais uma cidade a desistir de paralisação de todas as linhas de ônibus.

Como mostrou o Diário do Transporte, os sete prefeitos do ABC decidiram não mais suspender a operação de todas as linhas municipais após uma reunião nesta terça-feira, 24, com a STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Nesta quarta-feira, o secretário Alexandre Baldy disse ao Diário do Transporte e à Rádio ABC que técnicos da pasta estadual e dos municípios do ABC vão tentar criar esquemas operacionais para compatibilizar os horários dos ônibus municipais, ônibus da EMTU, trólebus e ônibus da Metra no Corredor ABD e os trens da linha 10-Turquesa da CPTM.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/03/25/emtu-metra-e-cptm-devem-ter-operacao-coordenada-com-onibus-municipais-do-abc-diz-baldy/

Em nota, a Guarupass deu orientações caso seja necessário o passageiro se dirigir a algum ponto físico:

 

  • Opte para que apenas 1 pessoa da família saia de casa;

 

  • Idosos e indivíduos do grupo de risco devem ficar em casa;

 

  • Se possível, evite sair com as crianças de casa;

 

  • Procure manter distância de um metro das pessoas ao seu redor;

 

  • Prefira pagar a recarga com cartão em vez de dinheiro. Assim, você aumenta a proteção para si e para os colaboradores do sistema de transporte por ônibus e funcionários dos estabelecimentos comerciais.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Viviane disse:

    Engraçado, que a loja física da Guarupass não está atendendo mas os ônibus não devem parar. Já que não vão parar a prefeitura deveria tomar medidas de proteção aos funcionários das empresas de ônibus, que pouco se importam com os mesmos estão simplesmente visando lucros. Não tem ao menos álcool em gel. Lamentável…

  2. Ulisses Barbosa Benevides disse:

    Um bloqueio total seria nossa única chance de preservar vidas. Um frota reduzida provoca superlotação. Impossível manter distância de 1 metro. Qualquer infectado que entre no ônibus contaminará todos os passageiros. É uma tragédia anunciada e a opinião pública vai se rebelar contra as empresas que pouco ou nada fizeram para conter o avanço da pandemia.

  3. IVANI SOUSA PEREIRA disse:

    Mais as pessoas que precisa carregar o bilhete mais sedo vc só está prejudicando as pessoas que não parou a bilheteria tinha que abrir no horário de antes não 8:00 horas eu acho erado

  4. Maciete disse:

    Sou enfermeira utilizo a linha 011 Continental II
    Trabalho em 2 empregos durante toda a semana eu pego o ônibus no ponto do shopping D.
    Estou esperando em média 1 hora e 20 minutos. Absurdo. A motorista me informou que ao estava rodando 2 ônibus. Na mi há casa tentei ligar para a Emtu. Só tem uma gravação dizendo que tidia os atendentes estavam ocupados. Liguei ontem que foi minha folga o dia inteiro só escutava essa mensagem.
    Falta de respeito com o trabalhador que infelizmente precisa sair de casa para lutar contra uma pandemia que pode atingir ate o diretir da emtu. E quem sabe aerei eu a cuidar dele ou da familia dele. Mais reaoeito com o trabalhador neste momento difícil que sai cansado da labuta e quer ver sua família em casa e descansar.
    MACIETE PINHEIRO PARENTE

  5. Ânimo disse:

    É muita burrice diminuir as frotas de ônibus sendo que 90% das empresas iram voltar a funcionar e com menos ônibus a superlotação e aglomeração nos transportes publicas iram aumentar propagando o vírus! É uma vergonha morar nessa cidade, morar nesse país!

  6. Marta Aparecida Braz Da Silva disse:

    Sou diabetica e preciso pegar insumos no posto de saude. Como vou fazer se preciso de onibus para ne deslocar.? Por favor pensem nas pessoas que precisam se deslocar a farmacia para oegar remedios de usio continuo. Alguns dos que uso o posto nao fonece….

Deixe uma resposta