Empresas de ônibus de Campinas mostram preocupação após declaração da Prefeitura sobre paralisar transporte

Sindicato das viações solicita posicionamento da Prefeitura para tomar medidas com relação a funcionários, fornecedores e passageiros

JESSICA MARQUES

O SetCamp (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas), entidade que representa as concessionárias do transporte urbano de Campinas, no interior de São Paulo, informou em nota ao Diário do Transporte que recebeu com “muita preocupação” a informação dada pelo prefeito Jonas Donizette.

Neste sábado, 21 de março de 2020, em uma live que está publicada no Facebook do prefeito de Campinas, está dito que seria suspenso o serviço regular do transporte coletivo.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/03/22/campinas-publica-decreto-confirmando-paralisacao-do-transporte-publico-a-partir-desta-segunda-23/

Segundo o sindicato, o setor de transporte coletivo tem cerca de 2,5 mil funcionários, entre motoristas, mecânicos, fiscais, eletricistas, pessoal da limpeza e funções administrativas.

“Com a queda constante no número de passageiros transportados na última semana em função do novo coronavírus (Covid-19), as operadoras já estavam preocupadas com o pagamento dos salários e dos benefícios dos trabalhadores, além dos compromissos junto aos fornecedores”, informou o SetCamp, em nota.

“Durante toda a semana, as empresas sempre rodaram com uma oferta maior de serviço do que a demanda existente. As concessionárias, assim como os demais operadores do serviço de transporte público, sobrevivem das receitas da venda de passes, do QR Code (apenas 1% do volume total) e de um subsídio que é insuficiente para cobrir todas as gratuidades”, explicou Paulo Barddal, diretor de Comunicação do SetCamp.

As empresas argumentam ainda que o transporte público municipal, pela Constituição Brasileira, é de responsabilidade dos municípios. Portanto, o SetCamp informou que espera por uma decisão imediata por parte da Prefeitura de Campinas.

“Precisamos desse posicionamento urgente porque as concessionárias precisam tomar as medidas necessárias junto aos seus funcionários, fornecedores e clientes. Com a queda da demanda, a receita caiu brutalmente”, afirmou também Barddal.

NÚMEROS

O SetCamp informou ainda que elaborou, com base em relatórios emitidos pela gestora da bilhetagem eletrônica, a Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas), um comparativo com os números de passageiros transportados nesta semana. Os dados apresentados são a partir da última segunda-feira, quando houve o agravamento da crise da Covid-19.

Confira:

Na última segunda-feira, dia 16, as concessionárias transportaram 352.285 passageiros (inclui as gratuidades, hoje arcadas apenas pelo Sistema InterCamp), ou seja, 18,9% a menos que a quantidade transportada na segunda anterior, dia 9, quando o número foi de 434.571 passageiros. No dia seguinte, na terça-feira, dia 17, a queda se acentuou e chegou a 28,8%, em comparação com último dia 10. Caiu de 439.085 para 312.743 passageiros transportados.

Na quarta-feira, o volume despencou 33,3%, ou seja, caiu de 436.109 para 290.983 passageiros transportados. Na quinta, dia 19, foram levados 258.099 passageiros contra 428.143 passageiros no mesmo dia da semana anterior, ou seja, houve uma perda de 39,7%.

Anteontem, sexta-feira, o volume de perda chegou a 47,3% pois foram transportados somente 216.620 passageiros contra 410.835 na sexta da semana anterior. “Os números de sábado e domingo serão divulgados amanhã, após a Transurc processar os dados do final de semana.

“É importante enfatizar que hoje o transporte público de uma maneira geral é o único que transporta gratuidades como estudantes universitários, escolares, idosos e pessoas portadoras de doenças que as incapacitem ao trabalho. Os demais aplicativos e meios alternativos levam apenas aqueles que conseguem pagar. Em síntese, o transporte público não pode parar porque muitas pessoas dependem dele”, finaliza Barddal.

Comparativo semanal do passageiro total – variação % Dia

Total 434.571 352.285 -18,9% 9.3/16. 3
Total 439.085 312.743 -28,8% 10.3/17. 3
Total 436.109 290.983 -33,3% 11.3/18.3
Total 428.143 258.099 -39,7% 12.3/19.3
Total 410.835 216.620 -47,3% 13.3/20.3

A tabela acima mostra o comparativo transportado pelas concessionárias nesta última semana. A comparação é realizada com os mesmos dias da semana anterior. Nesses totais estão incluídos todos os passageiros de Campinas, incluindo as integrações e gratuidades, hoje de 37% no município.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Laurindo Martins Junqueira Filho disse:

    Ora, ora! Mas que estranhos são esses números! Há quase 25 anos os transportados pelo sistema municipal de ônibus de Campinas alcançava mais de 600 mil passageiros por dia! O q teria ocorrido neste último quarto de século? A cidade e a região metropolitana, por acaso, teriam diminuído de tamanho? Mas há q se considerar um lado pouco ou nada explorado dessa questão de restringir o transporte público coletivo: ele é garantido pelo Art. 30/V da Constituição Federal, Paulo Bardhal! Ao Município não compete restringir o direito à livre movimentação das pessoas… (Art. V da mesma CF). Como ficam as locomoções urbanas destinadas à manutenção da vida dos cidadãos, como as de obtenção de renda e de atendimento de saúde (não só por causa da incidência do vírus Corona, mas por causa de todas as demais enfermidades). Estaria o Governo Municipal de Campinas (e de outras cidades, que vêm seguindo o mesmo rastro) correto em sua decisão, ao tomar medidas tão drásticas?

  2. Francisco das chagas Andrade emidio disse:

    Tem que parar por uns 15 dias ajudaria muito a não espalhar essa doença empresário de onibus só visa dinheiro….

  3. Ecio dos Santos disse:

    Ninguém vai perder receitas, só estas empresas né!!! Me poupe de uma reclamação dessa natureza.
    E os Shoppings, Restaurantes, Lojas???
    Desse jeito, todos tem que reclamar seus prejuízos.

  4. Daniel jacundino disse:

    Achei um absurdo! Uma canetada na calada de um sábado à noite! Levando em consideração que o pico do corona está previsto maís para final de abril acho precipitada essa quarentena e sem planejamento para todos empresários não só do transporte coletivo um caos econômico.

  5. Marcos Andrade disse:

    Os contratos dessas empresas já são um absurdo e agora eles estão preocupados? É uma vergonha!!!!

  6. Robenilson dos Santos Oliveira Oliveira disse:

    Concordo com o Ecio…se todos reclamarem os prejuízos quem vai pagar a conta? Esse é um problema coletivo que os empreendedores, pequenas empresas e pequeno comércio vão passar também…e se somar os funcionários dessas empresas que terão a remuneração não garantida?

  7. Francisco Neto disse:

    Sou motorista desse grupo maldito
    Não estão nem aí para os motoristas, em nenhum momento fizeram reunião alertando sobre o risco da covid19, nem nas dependências das garagens tem álcool em gel quiçá dentro dos ônibus, a grande maioria dos motoristas estão com medo, mas são obrigado a trabalhar com esse decreto não vou mais

  8. Ricardo teixeira disse:

    Eu descordo ..E as pessoas que necessitam de fazer tratamento médico como e o meu caso e o de muitas outras pessoas que fazem hemodialise e necessitam do transporte público…mais amor no coração pessoal …

  9. Luiz Neto disse:

    Garanto que se me entregar a direção dessa empresa, farei com que ela pague os funcionários, diminua o valor da passagem e ainda tenha grandes lucros no final do mês. Essa conversa toda é para acalentar bovinos.

  10. Amaral disse:

    Faço dialise no centro e moro no Dic 5…muito longe pra ir a pé e muito caro pra ir e voltar de transporte por aplicativo…assim identico a mim tem pacientes da dialise da Pucc jhon boyd e da Unicmp…sem onibus não dialisaremos e morreremos engrossando os numeros de vitimas DE IRRESPONSABILIDADE E ATITUDES IMPENSADAS

  11. Edmar Peixoto dos Santos disse:

    Eu acho que e simples, estamos vivendo uma situação de perigo e pode ser fatal. Se a empresa acha ruim prioridade a vida. Prefeito arrume outra empresa. O povo não vai ligar. Prefeito deve zelar pelo povo.

  12. Thiago disse:

    Jonas decretou a “quarentena” o que é correto, o que eu acho curioso, estranho é que diante da situação o mesmo disse que não abrirá mão dos impostos! Ou seja… todos podem perder menos a prefeitura.

  13. Ângela Lima disse:

    Ok, todos precisamos nos cuidar. Mas temos que verificar qual a real necessidade de linhas em funcionamento, pois retiram varias linhas além da diminuição de horários. Hoje sem ônibus articulados rodando, estão passando cheios, a ponto de não pararem nos pontos. Ai eu pergunto onde fica a minha é a segurança desses passageiros e motorista???????????

  14. Aluízio disse:

    É muito preocupante para quem depende do transporte público e claro muito ruim para as empresas.

  15. Mi Carvalho disse:

    Eu não estou afastada do trabalho, peguei o onibus da linha 117 por volta das 16:30 quando terminou de passar pelo centro já estava lotado e ainda por cima, o ônibus que passou antes da mesma linha estava quebrado e super lotou o ônibus que eu estava, esses administradores não se importa com a população, só pensam no lucro.

  16. EMANUEL HENRIQUE FERREIRA DE CAMPOS disse:

    O estranho é que a nota fala em passageiro e não em receitas. Isso acontece porque a receita vem de publicidade, vale transporte de empresas fundo da intercamp para as gratuidade. Ou seja falácia. Pq não mostras as receitas e se onde elas vêem e se elas aumentam ou diminuem? Queda no número de passageiros a princípio eh mais lucro para essas empresas. Esse choro eh para pedir mais subsídio

  17. Camille disse:

    Transporte público de Campinas é um lixo: Sujo, cheio, motoristas grossos, mal educados, olham para os passageiros como se dissessem: mais um pra eu transportar. Acredito que essa quarentena irá se estender e se tornar total. Uma vergonha ter um transporte tão mal servido. Ah, sem falar na tarifa, uma das mais caras do país. Bem feito para os empresários.

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