Doria e Baldy inauguram estação Jardim Planalto do monotrilho 15-Prata nesta segunda, 26

Publicado em: 25 de agosto de 2019

Estação Jardim Planalto na avenida Sapopemba, zona Leste. Foto: Diário nos Trilhos – Clique para Ampliar

Governo do Estado promete entregar neste ano mais estações. Última deve ser em 2021

ADAMO BAZANI

O Governo do Estado de São Paulo informou que inaugura nesta segunda-feira, 26 de agosto de 2019, a estação Jardim Planalto da linha 15-Prata de monotrilho.

O evento de inauguração é às 08h30 com a participação do Governador João Doria e do secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

A promessa de Doria é concluir a linha até 2021, com a entrega da estação Jardim Colonial.

O Diário do Transporte esteve na retomada das obras em 27 de maio.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/05/27/estacao-jardim-colonial-da-linha-15-prata-do-monotrilho-deve-estar-pronta-em-24-meses-diz-governo-do-estado/

Segundo o Governo do Estado, as obras estiveram paradas por causa de problemas com o consórcio responsável pela implantação das estações e de intervenções no entorno, como ciclovias.

O contrato com a empreiteira Azevedo & Travassos foi rescindido e aplicadas multas de mais de R$ 7 milhões por abandono dos serviços, na versão da gestão estadual.

Após licitação, foi firmado um novo contrato com a STER Engenharia.

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, as obras remanescentes de quatro estações vão custar R$ 47,5 milhões.

Ainda neste ano, pela promessa, devem ser inauguradas as estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.

A ligação vai atender a 400 mil pessoas por dia e os custos gerais para a implantação são de R$ 5,2 bilhões para 15,3 km e 11 estações. O valor  inicial num trecho maior seria de R$ 3,6 bilhões.

O trecho entre Vila Prudente e Ipiranga e Boa Esperança e Hospital Cidade Tiradentes, no extremo leste, tiveram o projeto “congelado”, sem previsão de início das obras.

Dados da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, obtidos pela reportagem do Diário do Transporte por meio da Lei de Acesso à Informação, mostram que além de atrasados, os monotrilhos estão bem mais caros que as previsões anteriores de custos.

No caso da linha 15-Prata (zona Leste), o valor já está 12,6% maior.

Linha 15 – Prata 

Valor Orçado: R$ 4,61 bilhões (R$ 4.618.290.000,00) – (Base: Jun/2015) – Nota: 1

Valor estimado para conclusão: R$ 5,2 bilhões (R$ 5.202.660.000,00)- (Base: Jun/2018) – Nota: 2

Valor realizado até set/2018: R$ 4,28 bilhões (R$ 4.284.590.000,00)

Previsão de Conclusão:  Estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus  (4º Trimestre de 2018 – NÃO CUMPRIDO); Estação Jardim Colonial – (Exercício de 2021).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Alan disse:

    Boa Noite Por Gentileza Uma Informação?
    Sabe Me Dizer Se É Possível Ainda Esse Mês O Governador João Doria Convoque A Concessionária ViaMobilidade Do Grupo CCR Para Assinatura De Contrato Pra Assumir As Operações Do Ramal?
    Obrigado!!!

  2. Pedro disse:

    Sera que este monotrilho suporta transportar 400 mil pessoas por dia?, tenho minhas duvidas.

  3. Há pilares que darão problemas,,,Alias fotografei uma palmeira alcançando o leio do monotrilho após S. Mateus,,,e na parte de baixo é usado para colocar lixo, S. Mateus não aprende mesmo!

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Uma pergunta:

    Quantas estações deste Aerotrem ainda tem para ser inauguradas.

    Alguém sabe?

    Att,

    Paulo Gil

    1. Rodrigo Zika! disse:

      Conforme a lista são as estações Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus e Jardim Colonial.

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