Rodízio e faixa exclusiva para ônibus voltam a valer no viaduto da Marginal Pinheiros

Regras haviam sido alteradas durante o período de interdição do trecho, após estrutura ceder. Foto: Reprodução / TV Globo.

Regras haviam sido alteradas durante período de interdição do trecho

JESSICA MARQUES

O rodízio de veículos e a faixa exclusiva para ônibus já estão valendo novamente no viaduto da Marginal Pinheiros, na capital paulista. As mudanças entraram em vigor nesta segunda-feira, 25 de março de 2019.

As regras haviam sido alteradas durante o período de interdição do trecho. Na ocasião, o rodízio foi liberado, assim como a circulação de táxis nas faixas exclusivas para ônibus, no viaduto.

Após a liberação do viaduto da Marginal Pinheiros, que ocorreu em 16 de março, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes informou que nesta segunda voltam a valer as regras antigas em relação ao Rodízio Municipal Veicular e à circulação de táxis em corredores de ônibus.

Confira as regras que passam a valer a partir desta segunda:

  • O Rodízio Municipal Veicular, que havia sido suspenso apenas em alguns trechos da Marginal Pinheiros, volta a vigorar a partir da próxima segunda-feira, 25 de março. A retomada do rodízio valerá tanto para veículos leves como pesados. A partir de 25/3, quem desrespeitar a restrição estará sujeito à autuação.
  • A circulação de táxis, que estava totalmente liberada nos corredores de ônibus Campo Limpo/Rebouças/Centro, Santo Amaro/Nove de Julho/Centro e Berrini, volta a ser restrita também a partir do dia 25 de março. A partir de 25/3, os táxis só poderão circular nos corredores nas seguintes condições:
    – com passageiro, em qualquer horário e dia da semana
    – com ou sem passageiro de segunda a sexta, das 20h às 06h, e aos sábados, domingos e feriados, por período integral.
  • Seguem ativos os bolsões de táxis que foram criados nas proximidades da Marginal Pinheiros como parte das ações para melhorar o trânsito durante a interdição. Com a liberação do viaduto, novos estudos serão feitos para verificar a necessidade da permanência ou suspensão desses bolsões.

VIADUTO CEDE

O viaduto estava interditado desde o ano passado após ceder em um trecho. Dois dias antes do previsto, porém, a prefeitura de São Paulo liberou em 16 de março o viaduto sobre a marginal Pinheiros, que cedeu em novembro do ano passado.

Inicialmente, o espaço só receberia veículos leves, mas de última hora, a prefeitura decidiu liberar o tráfego também para caminhões e ônibus.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/03/16/viaduto-da-marginal-pinheiros-e-liberado-tambem-para-onibus-e-caminhoes/

Após o acidente com este viaduto, ocorrido na madrugada de 15 de novembro de 2018, a prefeitura intensificou vistorias em outras pontes e viadutos que também apresentam problemas.

Relembre: Viaduto cede e bloqueia pista expressa da marginal Pinheiros em São Paulo

Por conta da trepidação causada à estrutura, a circulação de trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM, que passa debaixo do viaduto, teve de ser interrompida entre as estações Pinheiros e Ceasa logo após o ocorrido. Posteriormente, os trens voltaram a circular, mas com velocidade controlada no trecho. Somente no dia 12 de fevereiro deste ano, após liberação da prefeitura, os trens voltaram a circular com velocidade normal nas proximidades do viaduto, na região do Jaguaré.

Relembre: Após aval da prefeitura de São Paulo sobre viaduto, linha 9-Esmeralda é normalizada

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Deixe uma resposta