Ônibus municipal pega fogo em Santo André

Publicado em: 24 de março de 2019

Pane elétrica é apontada como possível causa para incêndio. Foto: Redes sociais.

Veículo pertence à Viação Guaianazes; ninguém ficou ferido

JESSICA MARQUES

Um ônibus municipal de Santo André, no ABC Paulista, pegou fogo durante a operação neste domingo, 24 de março de 2019.

O veículo pertence à Viação Guaianazes, do Consórcio União Santo André, e operava na linha T 17 Jardim Alvorada / UniABC.

A Prefeitura de Santo André informou ao Diário do Transporte, em nota, que no momento do incêndio estavam no veículo um passageiro e o motorista, mas ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas.

A causa do incêndio foi apontada inicialmente como uma pane elétrica. Ainda segundo a Prefeitura, os passageiros não foram afetados, pois um veículo reserva foi mobilizado para a operação.

Confira a nota da Prefeitura, na íntegra:

“O ônibus mencionado operava na linha T 17 Jardim Alvorada / UniABC. Provavelmente uma pane elétrica foi a causa do incêndio, que foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.
No momento havia no veículo apenas o motorista e um passageiro, que não se feriram.

Não houve prejuízos à operação porque imediatamente um veículo da reserva foi deslocado para a linha T 17″.

A média de idade dos veículos do União Santo André está acima do máximo permitido, que são cinco anos. Por meio da Lei de Acesso à Informação, o Diário do Transporte apurou que a frota consórcio tem 5,92 anos, em média.

Relembre: Média de idade dos ônibus do Consórcio União Santo André continua acima do permitido

A Viação Guaianazes / Curuçá possui 5,17 anos de idade média e pertence ao empresário Ronan Maria Pinto, também dono do jornal Diário do Grande ABC.

Recentemente, a Viação Vaz, que pertence ao Consórcio União Santo André, renovou a frota com seis veículos usados. A empresa pertence ao empresário Ozias Vaz.

Relembre: Viação Vaz entrega seis ônibus seminovos

O prefeito Paulo Serra havia prometido um plano de renovação de frota até este setembro de 2018, mas a promessa não foi cumprida até o momento.

Relembre: Santo André terá plano de renovação da frota até setembro e licitação de Vila Luzita vai ser concluída até o final do ano, promete Paulo Serra

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Comentários

  1. Raphael disse:

    Deu pra ver daqui de casa a coluna de fumaça. Infelizmente é isso que vai acontecer com outros veículos da frota, se deteriorando cada vez mais desde que o dono da empresa foi preso. Enquanto isso, esse “prefake” finge que nada acontece, em vez de cobrar a renovação da frota, cujo plano era previsto para setembro do ano passado, e até agora nada. Mas na hora de autorizar reajuste, nem pensa duas vezes….

  2. Valdir Antônio horacio disse:

    Lixo puro do prefeito Paulo serra deveria colocar ele Zacarias para andar junto com ronam Maria pintor neste seria uma favor para endreese

  3. Viviane Ferreira disse:

    Utilizo esses ônibus todos os dias, mais precisamente o l02, frota horrível, ônibus velho, sujo, quebrado, todos os dias atrasado por falta de ônibus, preço abusivo, sem contar motoristas mal humorados, mal educados, dirige colocando a vida dos passageiros em risco, principalmente no período noturno, sempre tem reclamações mas nada muda…

    1. daí os passageiros nunca reconhecer os esforços destes profissionais. Preferem criticar, dizendo serem mal educados. triste dedução.

  4. Adolf Hostnet disse:

    uma vergonha uma das tarifas mais caras de São Paulo linhas sucateadas é a FALÊNCIA DO TRANSPORTE de Santo André

  5. ANDRE FERNANDES disse:

    esse prefeito so quer festa no paço municipal nao ta nem ai pra cidade tudo funciona mal agua que falta todos os dias asfalto acabando nas periferias e os onibus usados de outras cidades com a tarifa mais cara do brasil e ele fazendo festa da cerveja no paço parabens pra quem votou nisso ai

  6. Elenita I Santos Melo disse:

    Pego essa linha e é humilhante o que os usuários têm que passar, ônibus velhos, sem manutenção, sujos, operam quebrados até parar no itinerário. Lamentavel a atuação desse prefeito, Santo André não merece uma administração precária e incompetente como essa.

    1. Sujos ! eu nunca vi,,,sujos…apenas alguns papeis de balas..ta vendo demais,,Elenita

  7. Guilherme José da Silva disse:

    Veículos literalmente caindo os pedaços é o que se vê nas ruas de Santo André, aonde se é cobrado uma das tarifas mais caras do estado de São Paulo.
    Aí eu pergunto cadê a fiscalização senhor Paulo serra?
    O senhor que sempre está dizendo nas redes sociais que uma das suas prioridades é cuidar de Santo André, mas não é isso o que se vê. Ônibus sucateado tarifa um absurdo, mas enquanto tiver entrando na sua conta ta tudo certo.

  8. Flavia disse:

    A utilização do transposporte publico vai de mal a pior
    Utilizo a linha T16 ou T18 do pq João Ramalho e asseguramente é a pior linha
    Cheguei a ficar uma hra de em pleno final de semana esperando o transporte para voltar do trabalho para casa
    Isso é cumulo do absurdo
    Só pelo simples fato de ser final de semana eles acham que ñ trabalhamos
    Que ñ temos responsabilidades affff
    Durante a semana já é dificil …
    Pagar esse valor e ir em uma lata de sardinha por ñ ter ônibus suficiente
    E a demora é fora do comum!!!
    E quando o motorista corta caminho e vc fica no ponto
    Que isso já aconteceu
    Estava saindo da Coronel Oliveira Lima quando avistei a minha condução saindo de frente ao semafo que passo para chegar ao ponto de ônibus
    Ñ entendo se dizem que tem fiscalização eles ficam onde??
    Falam que ñ podem parar fora do ponto para que possamos subir
    Mas param depois do nosso ponto quando vamos descer😞😕

  9. Mônica dos Santos Francisco disse:

    Paulo Serra tem que deixar de cuidar um pouco da prefeitura e cuidar mais da população, os ônibus que a gente anda vive quebrado os bancos de acento sem contar que as campainhas não funcionam. É tem motoristas que são mto mal educados a gente liga pra garagem pré reclamar eles dizem que vai tomar providências mais nunca tomam . Atas vezes meu marido brigou cm motoristas de ônibus pois sou obesa e peço pra abrir a porta de trás eles ainda perguntam o motivo me sinto mto humilhada. 😔

  10. Maria Luiz Teles disse:

    Santo André está de parabéns; é a cidade mais “igualitária” que eu já vi ! Onde os ônibus de todas as linhas/bairros são sucateados. Inclusive a linha B21 que passa pelo bairro Campestre, onde eles próprios alegam ser um bairro nobre e por isso tem poucos carros na linha; é uma vergonha ! Os poucos que tem, parecem verdadeiras carroças e com alguns motoristas que parecem verdadeiros cavalos, é uma maravilha; nos sentimos na roça ! Em pleno “bairro de rico” . Dizer que uma linha foi renovada com carros usados é subestimar a inteligência da população e no mínimo vergonhoso !

  11. Cintia Barbosa da silva disse:

    Uma vergonha uma das passagem mais caras em santo André .Aonde o prefeito nao esta nei ai por ser amigo do dono poriço que eles fazem o que quer tirarão as cadeiras da frente que por lei tem que ter a linha 05 os onibus todos sucateados sem horario para saída .Aonde tem motorista mau caracter que pagamos a passagem com dinheiro e na catraca mostra liberação gratuita .ligamos para garagem ninguem faz nada o senhor prefeito ta na hora de vc para de ficar tomando cafezinho com o filho do seu Ronan e começar agir pela população abaixar a passagem pois eles ja tirarão os cobrado e se o coitado do motorista tem que fazer tudo sozinho e ganhando um salario de merda aonde a empresa alega pra vcs que estão com gastos se nei onibus novos tem e nei cobrador me responde senhor prefeito?

  12. Divino disse:

    Idade média:
    Viacão Guaianazes – 5,75
    Viação Curuca – 6,92
    ETURSA – 6,50
    Consorcio – 6,42

    SUZANTUR – 5.00

    Sistema – 6,17

  13. Michel Borges disse:

    Uma situação muito preocupante

  14. JOSE AUGUSTO DE SOUZA disse:

    os ônibus aqui são velhos caindo os pedaços

  15. Jair disse:

    No sao jorge onibus tudo velho
    Precisa de reforma limpeza e que o motorista use o cinto de seguranca ok

  16. Olá Adamo Basani, quero aqui esclarecer a verdade em alguns pontos: 1- sim os onibus tem idade de 5 anos ou mais. 2- ao comportamento dos motoristas, nem tudo que foi citado, em depreciação à eles NÃO É VERDADE, se pensarmos na enorme responsabilidade que eles tem nas costas( manter o veiculo, atender passageiros de todo nível, atentar para o troco para não entregar com diferença, largar o volante para acionar elevador, e ao chegar em casa, como estes profissionais estão, com 1 salário?) 3 – Dizer que os coletivos estão quebrado carece de pormenores. Onde e qual peça está quebrado? Falar que estão caindo ao pedaços (quanto a isso devo dizer que os carroções da NEOBUS , trazidos do Rio, (linha I04- Las Vegas ou T-17-Alvorada, estes sim estão em pedaços, nem campainha tem para idosos. Estão desmontando, eu vi hoje quarta 27/3. A população só sabe reclamar, mas não e´capaz de dar um bom dia, ao condutor.

  17. Luis Carlos Pinheiro disse:

    Os ônibus no transporte Público em Santo André são as carroças velhas fora que não tem cobrador o ônibus roda poucos quilômetros em vista do enorme município de São Paulo que também tem uma tarifa abusiva Não tem integração mais barato ou gratuito com trem trólebus nenhum ônibus do município de Santo André não tem integração gratuito ou mais barato com os ônibus intermunicipal Na época de calor e frio os ônibus não tem ar condicionado nem quente nem frio trazendo varios transtorno para os usuários do transporte público E o aplicativo que informa o horário que o ônibus vai passar no ponto de ônibus não funciona direito Esclareço que a unica integração que tem aqui no município de Santo André só é para os ônibus do município só para quem tem o cartão do tranporte Público de Santo André Agora para quem paga em dinheiro não tem o cartão que passa na catraca não tem direito da Integração municipal Os ônibus coletivo de transporte público a maioria das Linhas de ônibus demora muito para passar nos pontos de ônibus os pontos de ônibus a maioria está sucateado escuro à noite de madrugada Precisa colocar mais ônibus em varias linhas que rodam a noite inteira Os idosos estão reclamando que só pode entrar agora pela porta da frente do ônibus causando transtorno antigamente podia entrar pela porta da frente e a porta traseira do ônibus era mais fácil para os idosos E o elevador do ônibus para cadeirante não funciona em vários ônibus fora vários ônibus que não tem nem elevador para cadeirante E os motoristas que são obrigados a fazer duas função cobrar e dirigir podendo acontecer um grave acidente fora que eles tiraram a informação da traseira dos ônibus Às informação do itinerário que estava nas traseiras de todos os ônibus Agora os usuários de transporte poblico tem que correr para ver na frente do ônibus Porque a maioria dos ônibus não tem informaçāo mais informação do itinerario na traseira do ônibus O preço da tarifa de ônibus aqui em Santo André está R$4,75 um preço absurdo sai mais barato ir em 4 pessoas de carro de apricativos e mais rápido e melhor qualidade a responsabilidade eu for falar tudo que tem de errado no transporte público de Santo André daria para fazer um livro e o nome do livro seria SOS o transporte público em Santo André pede socorro Esclareço que nôs mandamos todas essas reclamação acima citado para a justiça Estamos aguardando uma solução Vamos continuar lutando e fazendo varios protestos para abaixar o preço abusivo da tarifa do transporte Público em Santo André e São Bernando do Campo e adjancecias e melhorar a qualidade no transporte público e ter integração com os ônibus intermunicipal e trem

Deixe uma resposta