Prefeitura de São Paulo altera datas de entregas de propostas em licitações de corredores de ônibus

Ônibus em São Paulo. Com poucos corredores, velocidade fica estagnada. Foto: Adamo Bazani (Clique para Ampliar)

As empresas deveriam ter sido conhecidas em agosto do ano passado, mas questionamentos e alterações em editais fizeram com que procedimentos  fossem adiados

ADAMO BAZANI

A prefeitura de São Paulo alterou mais uma vez as datas das entregas de propostas dos projetos básico e executivo nas licitações para reformas e ampliação de corredores de ônibus.

As etapas são os primeiros passos para as obras saírem do papel.

No total são cinco ligações na zona Sul, Norte e Leste da cidade, cujas ofertas pelos serviços deveriam ocorrer nesta semana.

As propostas devem ser entregues entre os dias 28 de fevereiro e 01º de março:

Zona Sul

– Corredor de Ônibus Interlagos (entre Avenida Washington Luís e Avenida Atlântica) – 28/02/2019

– Corredor de Ônibus Santo Amaro/João Dias (entre Avenida Santo Amaro e Terminal João Dias) – 01/03/2019

– Corredor de Ônibus Itapecerica (entre Terminal João Dias e Terminal Capelinha) – 01/03/2019

Zona Norte

– Corredor de Ônibus Imirim (entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Shimidt) – 28/02/2019

Zona Leste

– Corredor de Ônibus Amador Bueno da Veiga (entre Praça Micaela Vieira e Rua Embira) – 28/02/2019

Como mostrou o Diário do Transporte, as propostas inicialmente deveriam ter sido apresentadas em 31 de agosto de 2018 para os corredores em Interlagos, na zona Sul; o Amador Bueno da Veiga, na zona Leste; e o Imirim, na zona Norte.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/08/15/prefeitura-de-sao-paulo-abre-licitacoes-para-corredores-de-onibus-nas-zonas-leste-sul-e-norte/

Mas depois de questionamentos de eventuais concorrentes e necessidades de alterações de editais, a SPObras suspendeu a disputa.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/08/25/suspensas-licitacoes-para-tres-corredores-de-onibus-na-cidade-de-sao-paulo/

Apenas no dia 29 de dezembro de 2018, a gestão Bruno Covas reabriu a concorrência, com cinco corredores: Interlagos, Santo Amaro/João Dias, Itapecerica (zona Sul); Imirim (zona Norte) e Amador Bueno da Veiga (zona Leste).

As entregas das propostas eram previstas para 21 de fevereiro, mas também por causa de questionamentos, foram remarcadas para os dias 28 de fevereiro e 01º de março.

Trata-se de uma concorrência para cada corredor.

A gestão municipal, iniciada em janeiro de 2017 com o hoje governador João Doria, instituiu no plano plurianual da prefeitura a meta de construir e reformar 72 quilômetros de corredores de ônibus.

Levando em consideração a informação da própria prefeitura de que foram entregues 3,3 quilômetros do corredor Berrini, na zona Sul, e que estão em obras mais 14 quilômetros de extensão do corredor Itaquera, trechos 1 e 2, na zona Leste, falta muito para atual gestão cumprir o plano.

Mas o prefeito Bruno Covas declarou ao programa Roda Viva, da TV Cultura, no final do mês passado que, por questões orçamentárias, não vai conseguir cumprir a meta de corredores.

Nesta segunda-feira, 18, o Diário do Transporte mostrou que a gestão tirou  R$ 12,39 milhões (R$ 12.392.207,64) que estavam previstos para ampliar e moderniza a rede de corredores de ônibus da cidade em benefício do Autódromo de Interlagos, que ainda deve ser concedido à iniciativa privada.

O dinheiro vai ser usado para reformar o pavimento e parte das dependências do local de competição.

O remanejamento está inserido num crédito adicional de quase R$ 100 milhões (R$ 99.998.442,84) aberto pela prefeitura e oficializado no último sábado, 16 de fevereiro de 2019.

No decreto, valor que o Autódromo vai receber é o mesmo que os corredores de ônibus terão de ceder.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/02/18/bruno-covas-remaneja-para-o-autodromo-de-interlagos-r-123-milhoes-que-seriam-para-corredores-de-onibus/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Antonio carlos disse:

    Gostaria de saber, que corredor da amador Bueno na Penha. É uma rua estreita que mal cabem dois ônibus no contra fluxo.

  2. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Eita PREFEITURA SINISTRA ! ENTRA UM E SAI OUTRO E TODOS SEM NOÇÃO ! Kkkkk e cadê um Corredor na Avenida Celso Garcia … da Penha antes da Amador B. da Veiga ate o Pq. D. Pedro II, outro na Avenifa Guilherme Cotching – Vila Maria … pra se ligar com o da Celso Garcia atraves do BINÁRIO que seria formado pelas Ruas Marcos Arruda e Catumbi… aoufunal uma vai e outra vem do Belem e Pari e região… um Corredor NORTE – SUL de Ônibus mesmo… tipo BRT! Assim como na Colômbia ? O famosíssimo TRANSMILENIO! Imaginem… desde a Avenida Luiz Dumont Vilares, no Tucuruvi … a partir DO Metrô Parada Inglesa … até pra la do Aeroporto de Congonhas e esse Autódromo OSTENTAÇÃO devorador de grana de Interlagos… Eliminariam aquela coisa ridicula chamada CICLOFAIXA na Luiz Dumont Vilares que o PTRALHA Haddad deixou la…tbm ! coisa Muito TOP seria! Ah… mas falta VONTADE POLÍTICA E ESTÔMAGO pra isso né… o negócio e fazer corredor em ruas estreitas como a Avenida Amador Bueno da Veiga- Área 3 – Penha e regiao… ! Afinal… ta perto de São Miguel Paulista e tem mais DESLUMBRADOS aliás…ELEITORES kkkkkkkk

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