CET e PM fazem blitz para orientar motoqueiros na Marginal Tietê

Foto: blitz realizada em junho/2018 na marginal Pinheiros

Com o objetivo de reduzir acidentes, ação conjunta com finalidade educativa segue das 7h às 12h nesta quinta-feira, 21

ALEXANDRE PELEGI

Desde as 7h desta quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Polícia Militar (PM) realizam uma ação na Marginal Tietê voltada a orientar motociclistas.

A blitz segue até as 12h, e está sendo realizada no Posto de Apoio ao Trânsito (PAT), sentido Ayrton Senna, na altura da Av. do Estado.

Na operação conjunta, os motociclistas são parados pela PM e direcionados para o PAT, onde recebem a informação sobre a Ação Educativa e assistem uma palestra sobre segurança ministrada por um Agente de Trânsito CET e um Policial Militar.

Informações sobre pilotagem segura, velocidade, frenagem, utilização dos Equipamento de Proteção Individual – EPIs corretos (capacete, jaqueta e botas) e a maneira adequada para verificar o desgaste dos pneus, são os itens básicos da palestra aos motociclistas.

Há ainda a oportunidade para que eles possam participar do curso de pilotagem segura da CET (curso gratuito).

AÇÕES PREVENTIVAS

Em comunicado distribuído à imprensa, a Prefeitura de São Paulo afirma estar mobilizada para reduzir as mortes no trânsito principalmente no que se refere às motocicletas.

Dentre as medidas que afirma estar implantando, cita a criação da Câmara Temática de Motocicleta em novembro de 2017, com reuniões mensais. O objetivo é “propor, discutir e divulgar políticas públicas, ações de interesse e, principalmente, melhorias voltadas para a segurança dos motociclistas na cidade de São Paulo”, afirma o comunicado.

A medida integra a proposta do novo Plano de Segurança Viária – Vida Segura.

O grupo de discussão é formado por representantes de entidades e associações ligadas ao tema como Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Sindimoto e SEDERSP (Sindicato das Empresas de Distribuição das Entregas Rápidas do Estado de SP), entre outras.

Em maio de 2017, a prefeitura lembra também que a CET implantou restrição à circulação de motos na pista central da Marginal Tietê, no sentido Castelo Branco/Ayrton Senna.

No balanço de resultados das ações educativas junto aos motociclistas, a prefeitura cita:

– 1866 motociclistas participaram da palestra, entre maio de 2018 e janeiro de 2019;

– de 26 a 36% são motoboys ou motofretistas;

– a maioria tem entre 24 e 49 anos;

– 98% dos que responderam a avaliação consideram que as informações são úteis para eles;

– origem/destino está em bairros próximos das Marginais e cidades vizinhas como: Guarulhos e Osasco.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 Trackback / Pingback

  1. Motoqueiros são orientados a usar pista local da Marginal Pinheiros – Diário do Transporte

Deixe uma resposta