São Paulo terá carreata de veículos elétricos no sábado e apresentação do E-Bus com novo conjunto de baterias

E-Bus, produzido pela Eletra. Veículo está com novo conjunto que promete baterias com maior autonomia e melhor desempenho. Foto: Henrique Santos (Clique para Ampliar)

Evento está na terceira edição e visa mostrar a viabilidade de carros, caminhões e ônibus movidos à eletricidade. Admiradores de transportes poderão sair da garagem da Metra. Entre os dias 17 e 19 de setembro, feira vai apresentar novos modelos de pequenos e pesados. Congresso discute regulamentação, baterias e inovações

ADAMO BAZANI

No próximo sábado, 15 de setembro de 2018, as ruas de parte da região central da cidade de São Paulo serão tomadas por bicicletas, motos, carros, caminhões e ônibus elétricos.

A data marca o Dia da Mobilidade Elétrica e tem o objetivo de mostrar para a opinião pública que os veículos movidos à eletricidade estão cada vez mais viáveis tanto do ponto de vista tecnológico como operacional.

A concentração será às 9h00 em frente ao Clube da SABESP, na Rua Treze de Maio, 1642 – Bela Vista. De lá, os elétricos seguem pela Avenida Paulista, Avenida Dr. Arnaldo, Rua Major Natanael, Rua Itajobi, Rua Capivari, Rua Desembargador Paulo Passaláqua, Praça Charles Miller (em frente ao Estádio do Pacaembu), onde ocorrem as exposições dos veículos e conversas com os representantes dos fabricantes.

O evento é promovido pela ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, que reúne as indústrias do setor.

E-BUS:

Uma das novidades será a apresentação do E-Bus com novo conjunto de baterias.

Trata-se do primeiro ônibus 100% elétrico articulado do Brasil, com 18 metros de comprimento. O veículo era um trólebus que operava no Corredor ABD, entre a cidade de São Paulo e o ABC Paulista, mas após uma parceria entre a Eletra Industrial e a Mitsubishi, em 2013, o modelo foi transformado em elétrico com baterias, sem mais a necessidade da rede aérea para operar. Além de ter as baterias carregadas na garagem, o E-Bus também passou a contar com uma estação de recarga rápida no Terminal Diadema, que faz parte da linha 376 (Diadema/Brooklin), operada pelo veículo.

Com o novo conjunto, o modelo promete mais eficiência e autonomia das baterias.

A Eletra também vai participar da carreata com duas unidades do Dual Bus.

Dual Bus é o conceito pelo qual em um único veículo com tração elétrica há duas fontes diferentes de alimentação de energia.

As duas unidades de Dual Bus que vão ser levadas para o evento são:

– Dual Bus (Híbrido + Trólebus): É um veículo de 23 metros de comprimento, capacidade para 153 passageiros e que pode funcionar como trólebus, ligado à rede aérea, ou como híbrido, que conta com um pequeno motor a diesel que gera energia para as baterias. A tração é somente pelo motor elétrico. Na função trólebus, um dos diferenciais é que as alavancas são recolhidas automaticamente (recolhimento pneumático), sem necessidade de o motorista puxar as cordas que ficam atrás dos trólebus mais antigos. O modelo está em operação desde 2015 no Corredor ABD.

– Dual Bus (Híbrido + Baterias): É um veículo de 13,2 metros de comprimento e capacidade para transportar 82 passageiros, que pode funcionar como híbrido, com um motor pequeno a diesel só para gerar energia, e somente com baterias, neste caso, por 20 km cada volta. As opções híbrido ou só bateria são selecionadas pelo próprio motorista no painel.  O ônibus está em operação desde 2017.

Outras fabricantes de veículos elétricos ou híbridos devem participar da carreata além da Eletra, como a BYD, BMW e Toyota.

SAÍDA DE UMA GARAGEM DE ÔNIBUS:

Admiradores de transportes, profissionais e interessados em conhecer mais de perto a operação de um ônibus elétrico, em especial o E-Bus e os Dual Bus terão oportunidade de dar uma volta maior nos veículos e saber mais detalhes técnicos e sobre o carregamento das baterias.

A empresa Metra, responsável pela operação destes ônibus, vai permitir que os interessados embarquem dentro garagem rumo ao evento.

A companhia vai realizar uma recepção para os participantes.

O encontro será às 07h00 na Rua Joaquim Casemiro, 290 – Planalto, São Bernardo do Campo.

O acesso é pelo próprio Corredor São Mateus-Jabaquara /Diadema-Brooklin. O ponto mais próximo é a Parada Cecom.

Terão preferência os participantes que registrarem o nome e o RG na página da empresa no Facebook.

O link é:

https://www.facebook.com/MetraTransportes/

SALÃO LATINO-AMERICANO:

A carreata do Dia da Mobilidade Elétrica antecede outro evento promovido pela ABVE que é a 14ª Plataforma Latino-Americana de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, ou simplesmente Salão Latino-Americano do Veículo Elétrico.

O evento ocorre entre os dias 17 a 19 de setembro de 2018, das 13h às 20h, no Transamérica Expo Center, na região de Santo Amaro, na zona Sul da capital paulista.

Serão duas frentes no evento: Congresso e Exposição.

O Congresso vai ser realizado nos dias 17 e 18 de setembro e vai reunir especialistas nacionais e internacionais em tecnologia, mobilidade e saúde que vão abordar três assuntos que hoje são os que mais despertam dúvidas quando o assunto é veículo elétrico: regulamentação, baterias e inovações.

Já a Exposição vai contar com acessórios, peças, componentes elétricos e veículos de diversos portes como patinetes, bicicletas, carrinhos de transporte de materiais e pessoas em pequenos percursos, motos, carros, caminhões e ônibus.

A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas neste link:

http://www.velatinoamericano.com.br/pt

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em São Paulo terá carreata de veículos elétricos no sábado e apresentação do E-Bus com novo conjunto de baterias

  1. Coisas nacionais nunca são valorizadas, uma pena.

4 Trackbacks / Pingbacks

  1. São Paulo terá carreata de veículos elétricos no sábado e … – MECÂNICA Diesel em Ararangua
  2. Dia da Mobilidade Elétrica: carreata de veículos elétricos em SP no sábado/15
  3. No Dia Mundial Sem Carro, Metra coloca frota verde em operação – Diário do Transporte
  4. Em dez anos, Metra planta mais de 10 mil árvores no Corredor ABD – Diário do Transporte

Deixe uma resposta