Metrô confirma inauguração da estação AACD da linha 5-Lilás para esta sexta-feira, 31

Estação deve receber 22 mil passageiros por dia. Foto: Adamo Bazani - Clique para ampliar

Estimativa é de que outras três estações sejam entregues em setembro. Roubo de cabos pode atrapalhar cronograma

ADAMO BAZANI

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM confirmou na manhã de hoje que nesta sexta-feira, 31 de agosto de 2018 , será inaugurada a Estação AACD-Servidor, da linha 5-Lilás do Metrô.

Segundo a pasta, pelo local, devem passar ao menos 22 mil passageiros por dia.

Inicialmente, como ocorre em todos os sistemas de metrô do mundo, as operações serão assistidas, ou seja, com horário parcial de funcionamento. No caso da estação AACD, o funcionamento será das 9 h às 16 h, de segunda a domingo.

O Diário do Transporte esteve em novembro do ano passado visitando as obras, quando a promessa do início da operação assistida era para fevereiro ou março.

Na ocasião da visita, o engenheiro do Metrô, Danilo Borges, disse que a estação terá o dobro de equipamentos de acessibilidade em comparação a outras estações por ser acesso a hospitais e equipamentos de saúde.

“Há o dobro do número de equipamentos de acessibilidade, como os pisos táteis e elevadores em comparação com outras estações do mesmo porte. Por exemplo, a estação AACD-Servidor terá dois elevadores em operação concomitante. Isso se dá em razão da demanda esperada de pessoas com maior dificuldade de locomoção por causa de equipamentos como o Hospital do Servidor Público, clínicas particulares e, em especial, a AACD, que é referência em reabilitação” – disse o engenheiro do Metrô, Danilo Borges.

Relembre a matéria:

https://diariodotransporte.com.br/2017/11/25/especial-estacao-aacd-servidor-tera-o-dobro-de-acessibilidade-e-obras-civis-estao-quase-prontas-diz-metro/

As outras três estações deste lote, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, devem ser inauguradas em setembro, de acordo com as últimas declarações do secretário de transportes metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, para emissoras de rádio.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/08/22/apenas-um-estacao-da-linha-5-lilas-do-metro-esta-garantida-para-este-mes/

O roubo de cerca de R$ 1 milhão de cabos de cobre da estação Chácara Kablin, que seriam destinados para a linha 5, na madrugada de segunda-feira, pode comprometer o cronograma que havia sido pensado para as outras três estações. Criminosos trancaram funcionários e usaram dois caminhões para levar o material.

A linha 5-Lilás de Metrô, quando completa deve transportar em torno de em torno de 855 mil passageiros por dia até 2020 e tende a ser lucrativa. Várias promessas foram apresentadas pelo Governo do Estado, que precisou mudar as datas.

Toda a linha chegou a ser prometida para 2014. Mas problemas com as empreiteiras, nos planejamentos, contratos e até litígios jurídicos foram fatores que se se somaram e provocaram os atrasos.

O ex-governador Geraldo Alckmin prometeu entregar ainda em 2017 as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. A estação Campo Belo deveria começar a funcionar no “início” de 2018, sem uma previsão mais concreta.

Entretanto, no meio de novembro de 2017, o secretário de transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a entrega da estação Eucaliptos seria em janeiro. As estações Moema e Hospital do Servidor deveriam por esta promessa ser concluídas em fevereiro e, em abril seriam possíveis as integrações da linha 5 com as estações Chácara Klabin (linha 2-Verde) e da Santa Cruz (linha 1-Azul). A estação Campo Belo só deveria ser entregue até dezembro de 2018.

Em dezembro de 2017, a gestão mudou as datas. A estação Eucaliptos deveria ser entregue em janeiro de 2018, mas só foi inaugurada em 02 de março. Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo chegaram a ser prometidas para o mês de fevereiro. No dia 18 de agosto de 2018, a estação Moema começou a ter operação comercial (com cobrança de passagem), mas sem ampliação do horário de atendimento.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

27 comentários em Metrô confirma inauguração da estação AACD da linha 5-Lilás para esta sexta-feira, 31

  1. colocar elevadores nas estações, sem um controle de quem utiliza é complicado.
    Basta ver a estação Pinheiros onde passageiros sem dificuldade de locomoção, lotam os elevadores pra nao
    ter que subir as escadas rolantes, deixando quem precisa aguardando na fila.

  2. GISELE FINATTI BARAGLIO // 29 de agosto de 2018 às 13:39 // Responder

    MALDITO PSDB. Cada hora novos atrasos, novas mentiras e que se dane o cidadao CONTRIBUINTE E QUE PAGA OS IMPOSTOS.
    ATENÇÃO ALCKMIN, DORIA É CORRELIGIONÁRIOS VOU MOSTRAR TODO O DESCASO DOS SENHORES EM TODAS AS MIDOAS E PARA TODOS QUE EU PUDER.

  3. Francisco Dantas sobrinho // 29 de agosto de 2018 às 14:58 // Responder

    Legal essa estação AACD e muito importante para os pacientes .parabéns

  4. NELSON DO AMARAL // 29 de agosto de 2018 às 15:39 // Responder

    Já arrumaram uma desculpa para justificar mais uma vez atrasos na entrega das outras 3 novas estações. Agora será o roubo dos cabos que será culpado.

  5. A estação Moema esta em “operação assistida” desde julho, não desde 18 de agosto como mencionado acima. É uma vergonha pública essas obras do metrô e monotrilho!

  6. A desculpa é Roubo de cabos

  7. O Alkmin acabou de falar na tv que dia 31 de agosto às 4 estações vão ser inauguradas hahaha

  8. Marina Ivone Branco Harabura // 29 de agosto de 2018 às 21:02 // Responder

    Vcs estão protelando a entrega das últimas estações por causa das eleições.

  9. O ex governador acabou de falar no jornal nacional que as quadro ultimas estações serão inauguradas na sexta dia 31/08

  10. Vamos esperar até amanhã pra ver se inaugura mesmo,vai que o metrô volta atrás de novo né

  11. Povo acha que abrir estação Metrô sem testes e protocolos de procedimentos operativos é facil… depois acontece um acidente / tragédia e vao dizer “porque nao testaram antes?”. O novo atraso pode ter impacto por conta do roubo de cabos. Até onde sei, metrô ainda nao funciona com luz solar… precisa de energia eletrica fornecida por…. cabos de cobre.

    Povo devia se preocupar em cobrar a L6-Laranja (que ja deveria estar ha 2-3 anos em obras) e que vai demorar bons 10 anos para ser concluida.

    • Se fosse um atraso que não impactasse na vidas das pessoas tudo bem, mais são mais de 10 anos enrolando, e postergando entrega de estações, além de atrasos vergonhosos, se você quer viver para o estado, e servir ele ao invés de nos servi, pois pagamos altos impostos, seja feliz.

  12. Infelizmente pouco akufa quem trabalha. Eu por exemplo trabalho no Hospital do servidor , mas 9:00 às 16:00 não d para trabalhador. Ninguém aqui vai usar de fato. Só campanha Tucana .

  13. o governado Geraldo Alckmin afirmou que as 4 estação vai ser inaugurada na sexta feira dia 31 de agosto,como e que vai so ser inaugurada a servidor?

  14. , mais quatro estações de metrô vão ser inauguradas em São Paulo na Linha 5. Estação Hospital Servidor, Estação Hospital São Paulo, Estação Chácara Klabin e Estação Santa Cruz. Nós tocamos… AS PALAVRA DE EX GOVERNADO NO JORNAL NACIONAL..

  15. Moema passará a ter horário integral por causa disso? Ninguém comenta…

  16. É desculpa não entregarem as 4 Estações, por problemas de roubo de cabo, pergunto se a inauguração era para hoje, o Metrô já deveria ter instalados esses cabos a muito tempo.

  17. Infelizmente somos nós que pagamos por isso, porque vocês não utilizam meio de transporte, trabalho do lado da linha Lilas e sou obrigada a pegar 3 conduções para chegar no trabalho, por que os bonecos não tem competência para cumpir com nada como sempre.

  18. aos que reclamam de tudo, acho que deveriam continuar usando os “saudosos” antigos ônibus da CTBC. Trens e estações de Metrô não existe nas prateleiras de supermercados…

  19. Qual o horário de funcionamento da Linha Lilás da Estação Brooklin até Estação Santa Cruz?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: