Volvo entrega 25 ônibus novos biarticulados e Greca fala em expansão de oferta de transportes
Publicado em: 28 de março de 2018
Prefeito afirmou que investimentos devem melhorar a mobilidade, e não descarta futuramente também haver modal de superfície ferroviário na cidade
ADAMO BAZANI
O Diário do Transporte acompanha na manhã desta quarta-feira, 28 de março de 2018, o início de uma nova linha de ônibus biarticulado na cidade de Curitiba. Trata-se da linha 200 – Praça do Japão/Terminal Santa Cândida, que é inaugurada com a entrega de 25 novos ônibus biarticulados produzidos pela Volvo.
A linha será percorrida em 20 minutos com menos paradas. Antes, a ligação era feita em torno de 40 minutos.
Os ônibus possuem 28 metros e capacidade para mais de 250 pessoas. Os veículos foram comprados por três empresas, sendo 15 pela Transporte Coletivo Gloria, 8 pela Redentor e 2 pela Cidade Sorriso.
A compra desses ônibus faz parte da reformulação da rede de transportes de Curitiba, que começou com o acordo entre as empresas de ônibus e a prefeitura para a renovação da frota. Desde 2013 não havia a implantação de ônibus novos na cidade.
Hoje a frota de Curitiba ainda tem a idade média avançada de 7,9 anos.
Após reajuste da tarifa técnica e dos cálculos de redimensionamento da demanda, as empresas tiraram as ações judiciais contra a prefeitura e começaram a renovar a frota.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca disse em entrevista que contou com a participação do Diário do Transporte nesta manhã, que chegou a cogitar a implantação de modal metroferroviário e pedir recursos federais, mas não havia dinheiro disponível.
Greca falou ainda que deve ampliar a oferta de ônibus, inclusive com novos itinerários e trajetos. O prefeito também afirmou que deve estudar a possibilidade da implantação de modais Metroferroviários no futuro em algumas ligações, mas em superfície.
“Eu fui buscar o dinheiro do metrô em outubro de 2016 em Brasília, mas não tinha. O Ministério das Cidades me disse que, apesar da ex-presidenta ter lançado três vezes o projeto, não havia o dinheiro em caixa. Então eu optei por manter o modelo de Curitiba, porque no atual momento econômico em que vivemos, é o que podemos fazer” — disse Greca.
Sobre a nova linha hoje inaugurada, o prefeito afirmou: “Nós vamos ter a operação de qualidade, a rapidez no ir e vir entre Santa Cândida, Colombo, o norte da cidade e o centro, e mais tarde vamos estender a linha até o Capão Raso e daí até o Pinheirinho“.
Segundo a Volvo, os ônibus incorporaram soluções de conectividade, como o controle à distância da velocidade máxima em determinados trechos. Como exemplo, no entorno da Praça do Japão os veículos não poderão ultrapassar 30 km/h e nos pontos, 20 km/h. De acordo com a Volvo, isso é possível devido às soluções tecnológicas desenvolvidas pela montadora em parceria com empresas do setor de tecnologia.
Os veículos também possuem 9 câmeras de monitoramento interno. Uma delas mostra toda a visão do motorista, auxiliando na operação, outra câmera, na terceira porta, ajuda a manobrabilidade, evitando problemas com eventuais pontos cegos.
“É uma emoção muito grande ver uma tecnologia dessa. Evoluiu muito em comparação aos primeiros” — disse Miguel Taborda, motorista do primeiro biarticulado do sistema.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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E os Scania?
Acho estranho até hoje não terem criado linhas de Metro em Curitiba, as vezes falta visão de futuro, quando precisar vão estar muito atraso.
Uma pena que por decisão do prefeito Rafael Greca atendendo ao pedido do ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner, os onibus expresso do tipo ligeirão voltaram a ser vermelhos. EXPLICO; com a criação do serviço anos atrás houve uma diferenciação entre o expresso parador (vermelho) e o expresso direto (ligeirão) que passou a ser azul. Na época vários onibus foram repintados de vermelho para azul e com o tempo novos ônibus entraram para o serviço já na cor azul. Na época a frota de ônibus vermelhos diminuiu um pouco e pelo corredor (eixos, canaletas etc…) eram vistos os vermelhos e os azuis (expresso parador e expresso ligeirão) E AGORA com a entrada de 25 biarticulados infelizmente TUDO FICOU VERMELHO novamente não existindo diferenciação alguma, apenas uma discreta adesivação e a quantidade de vermelhos nas ruas aumentou novamente! Será o prefeito simpatizante do comunismo ???