Sistema de resfriamento de freios: economia e segurança para os ônibus

Desenvolvido numa parceria da SPAL Brasil com a empresa paranaense ACA, o sistema BRAKE COOLER apresenta diferencial quando comparado a outros produtos existentes no mercado

ALEXANDRE PELEGI*

O maior problema dos freios a disco ou tambor e hidráulico está na produção de calor, que não consegue ser dissipado. O resultado no caso de veículos pesados, como os ônibus, é a ocorrência de acidentes ocasionados pela falta de freios, provocados pelo superaquecimento provocado pelo atrito entre a pastilha e o disco, ou entre o tambor e a lona do freio.

A solução está em realizar o resfriamento dos componentes do sistema de freio (pastilha e disco ou lona de freio), o que resulta não só em mais segurança, como em economia de manutenção.

Mas além de segurança, hoje outro grande desafio das empresas que atuam no segmento dos transportes urbano e rodoviário está em como reduzir custos operacionais, bem como implementar medidas em direção à sustentabilidade ambiental.

Diário do Transporte esteve presente na Feira Transpúblico, em São Paulo, promovida pela NTU, – e verificou diversas tecnologias voltadas ao transporte coletivo urbano e rodoviário.

No estande da SPAL AUTOMOTIVE do Brasil, conhecemos não só a nova tecnologia de resfriamento de motores de ônibus para o Brasil (em parceria com a Modine), como pudemos conferir também o sistema de resfriamento de freios (BRAKE COOLER) e resfriamento da embreagem (opcional), produto voltado para as frotas de ônibus urbanos e rodoviários de todo o Brasil. Você pode ler as matérias do sistema de resfriamento de motores nos links:

https://diariodotransporte.com.br/2017/08/08/spal-traz-nova-tecnologia-de-resfriamento-de-motores-de-onibus-para-o-brasil/

https://diariodotransporte.com.br/2017/08/31/transpublico-novidade-no-mercado-brasileiro-retrofit-traz-nova-tecnologia-de-resfriamento-de-motores-de-onibus/

BRAKE COOLER:

Desenvolvido em parceria com a empresa paranaense ACA – Ar condicionado Automotivo, de São José dos Pinhais (PR), o sistema BRAKE COOLER traz um grande diferencial quando comparado ao de outros produtos já existentes no mercado: a utilização de motores da SPAL sem escovas e 100% selados o que, segundo os fabricantes, permite uma maior vida útil dos motores. Sua durabilidade supera 40.000 horas.

Outro diferencial apresentado pelo representante da ACA, Jonathan Dumke, está no controle inteligente, que permite que o sistema de resfriamento comece a atuar à medida que o freio é acionado. Isso impede o aquecimento excessivo do freio e seus componentes.

Segundo os representantes da SPAL Brasil (diretor Paulo Leme) e da ACA (Jonathan Dumke, vendas), entrevistados por nossa reportagem, os benefícios são mensuráveis, principalmente na redução do desgaste dos componentes, o que garante maior eficiência na frenagem. Como resultado, um dos ganhos é o da segurança dos passageiros, essencial no transporte urbano e rodoviário, garantindo uma condução mais tranquila do veículo.

Outro benefício significativo pode ser obtido pela diminuição do desgaste dos pneus, pois com o sistema de freio trabalhando numa temperatura mais baixa, a temperatura da roda também é reduzida.

O produto já foi testado pela Viação Santo Ângelo, da cidade paranaense de Colombo (Região Metropolitana de Curitiba). O sistema de resfriamento do freio foi instalado em 10 ônibus e, de acordo com Jonathan Dumke, da ACA, os resultados obtidos foram altamente positivos.

O sistema BRAKE COOLER atua reduzindo:

– o tempo de manutenção (o que traz como consequência redução nos custos de manutenção);

– o desgaste das pastilhas ou lonas de freio, ganho estimado de 10% a 25%;

– o desgaste dos discos de freio ou tambor (de 20% a 35%);

– o desgaste dos pneus (de 10% a 25%).

Outros fatores de melhoria observados nos testes da Santo Ângelo, segundo …, foram:

– Melhor desempenho nas frenagens;

– Maior segurança ao se evitar o superaquecimento (e a consequente falta de freios);

– Aumento da vida útil da embreagem (no caso de instalação do sistema opcional).

O sistema BRAKE COOLER é composto dos seguintes itens:

– Módulo Controlador (gerenciamento do modo de atuação);

– Painel de Instrumentos (comunicação visual de operação e falhas);

– Motor SPAL Brushless,  vida útil 40.000 hrs  (com proteção IP68, IP6K9K);

– Alojamento do motor SPAL + bocal de distribuição de ar (3 ou 4 saídas);

– Sistema de filtro de partículas (opcional);

– Rede elétrica;

– Flanges dos cubos e da embreagem:

– Tubulação condutora do Ar.

Importante lembrar: o BRAKE COOLER é um produto nacional, fabricado diretamente na ACA.

Veja abaixo o vídeo que realizamos na Transpúblico, em entrevista realizada por Adamo Bazani:

*Redação de Alexandre Pelegi, com informações fornecidas pela SPAL AUTOMOTIVE DO BRASIL

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Comentários

Comentários

  1. Wilson Lourenço dos Santos disse:

    muito bom mas existe este sistema de resfriamento para caminhões e carretas

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