TRANSPÚBLICO: Novidade no mercado brasileiro, retrofit traz nova tecnologia de resfriamento de motores de ônibus

Parceria Modine – SPAL lança no Brasil sistema já adotado com sucesso em vários países. Ônibus da Viação Santa Brígida testa modelo há dez meses

ALEXANDRE PELEGI

Uma parceira vitoriosa entre as empresas Modine e SPAL trouxe para o Brasil um novo sistema de arrefecimento do motor, com ventiladores elétricos, em lugar da maneira tradicional, à base de caros ventiladores hidráulicos.

Como já noticiamos, diferentemente dos tradicionais sistemas de resfriamento, a solução da Modine/SPAL dispensa o uso da hélice do radiador, que normalmente é acionada diretamente pelo próprio motor do ônibus. A tecnologia representa uma carga de trabalho a menos. Menos trabalho para o motor, mais energia que pode ser utilizada para movimentar o veículo, menos consumo de combustível.

Adamo Bazani visitou o stand das duas empresas na Transpúblico, nesta terça-feira (dia 29), onde conversou com Paulo Leme, diretor geral da SPAL Automotive do Brasil, e Renato Vilches, diretor comercial da Modine. Veja no vídeo abaixo:

 

Veja outras matérias sobre o assunto que já publicamos:

SPAL traz nova tecnologia de resfriamento de motores de ônibus para o Brasil

Viação Santa Brígida testa tecnologia de resfriamento de motores que economiza 5% de diesel

Assista ao vídeo institucional que explica em detalhes o funcionamento e as vantagens do sistema “EEC” (Electric Engine Cooling – sistema de Resfriamento elétrico do motor):

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

 

 

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta