CPTM lança chat para passageiros e entrega novo trem

Foto: Divulgação (Imagem meramente ilustrativa)

Serviço vai funcionar de forma experimental com a ampliação gradativa do atendimento

ADAMO BAZANI

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos anunciou nesta terça-feira, 4 de julho de 2017, que lançou um chat para receber sugestões, reclamações e responder dúvidas dos passageiros em tempo real.

Assim, o serviço tem atendimento online e pode ser acessado pelo site da empresa sendo a plataforma amigável para celulares, tablets ou computadores convencionais com acesso à internet.

No endereço http://www.cptm.sp.gov.br/Pages/atendimento.aspx há um ícone em vermelho no canto inferior para acessar o chat.

Inicialmente, o chat vai funcionar das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, com ampliação gradativa do atendimento a partir da segunda quinzena desse mês.

Os passageiros continuam tendo à disposição os outros canais, como as redes sociais (Twitter e Facebook), o telefone 0800-055-121 (24 horas), o Disk Denúncia pelo celular 97150-4949, além do formulário eletrônico disponível no site.

NOVO TREM NA LINHA 11 CORAL:

Também nesta terça-feira 4 de julho, foi entregue mais um trem novo para o serviço Expresso Leste, da linha 11-Coral (Luz – Guaianazes). É a 14ª nova composição das 65 adquiridas pela CPTM.

A entrega do 14º trem hoje revela mais uma vez o atraso nesta encomenda. Em 2013, a CPTM abriu uma licitação para que as 65 unidades já estivessem em plena operação em 2016. Até agora, somente 14, com o trem desta terça-feira.

Venceram esta disputa a CAF e Hyundai-Rotem, e o processo tem rendido diversas polêmicas e informações desencontradas.

Pela encomenda, 35 novos trens deveriam ser entregues pela espanhola CAF e 30 pela sul-coreana Hyundai Rotem, mas até agora só 20 foram entregues para testes.

Relatório do Ministério Público do Estado de São Paulo coloca em dúvida a confiabilidade dos trens, o que é contestado pela CPTM. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/05/05/novos-trens-da-cptm-nao-apresentam-confiabilidade-diz-relatorio-da-engenharia-do-mp/

A Hyundai Rotem pediu mais prazo para a entrega do lote:

https://diariodotransporte.com.br/2017/06/27/hyundai-rotem-quer-mais-prazo-para-entregar-trens-para-a-cptm/

Segundo a CPTM, é o terceiro trem novo incorporado à frota do Expresso Leste, serviço que começou em 2000 e hoje transporta cerca de 500 mil usuários por dia. A Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato) já recebeu 11 unidades, iniciando o processo de padronização da frota desta linha.  Os demais trens serão distribuídos de acordo com a necessidade operacional.

As composições não têm divisórias entre os carros (vagões), possuem ar-condicionado e monitores.

A CPTM ainda explica que nesta unidade apresentada nesta terça, haverá exibições de gravuras artísticas.

“Os monitores instalados no interior deste trem exibirão gravuras do artista francês Jean-Baptiste Debret, pintor que melhor retratou a sociedade brasileira do início do século XIX.  São 30 imagens produzidas entre 1816 e 1831, com cenas do cotidiano e das manifestações culturais da época. As gravuras integram a exposição “Debret e os 25 anos da CPTM”, que está em cartaz na Estação da Luz e celebra o jubileu de prata da Companhia. Resultado de uma parceria com o Acervo dos Palácios do Governo e com apoio da Imprensa Oficial e do Metrô, a mostra reúne cópias de gravuras da Coleção Castro Maya, uma das maiores de Debret existentes no Brasil. A curadoria é de Ana Cristina Carvalho, diretora-curadora do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Canal de comunicação a CPTM já tem.

    O que ela precisa é fazer e aplicar as sugestões que mandamos.

    “CUIDADO COM O VÃO ENTRE O VÃO E A ALTURA DA PLATAFORMA”

    Isto existe há décadas, desde o tempo dos telégrafos

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Na estação Presidente Altino o vão e a altura entre o trem e a plataforma são monstruosos.

    A sugestão que eu enviei há anos, até hoje sequer foi testada.

    Ou a CPTM já firmou convênio com alguma universidade brasileira para desenvolver a minha sugestão ????????

    Será que eu estou engando ???

    Vou tirar umas fotos e encaminhar ao Diário para comprovar visualmente esta aberração, apesar de isto ser público e notório há décadas.

    CPTM, para de fazer marketing, faça o que o passageiro necessita, não adianta só ficar captando boas ideia, além de não pagarem nada nem dão a mínima.

    Se não fosse a Estarada de Ferro Sorocabana, RFFSA e a EFSJ, hoje nem existiria a CPTM, tudo que tem de trilho hoje em Sampa foram criados no passado.

    Nem uma linha inteligente e reta entre o Aeroporto Internacioal de Guarulhos e o Aeroporto de Congonhas a CPTM consegui fazer.

    NADA MUDA NESSE BARSIL.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Almanakut Brasil disse:

    Novos trens para Linha 10 da CPTM, na Região Metropolitana de São Paulo, só em 2020 – 14/07/2017

    Usuários da Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) devem receber novos trens em meados de 2020. O ramal que liga cinco cidades do ABC à região central de São Paulo é o último a ser contemplado com as mais recentes composições do sistema ferroviário. A estatal também não tem previsão pelas reformas das estações do trecho.

    https://www.reporterdiario.com.br/noticia/2376842/novos-trens-para-linha-10-da-cptm-so-em-2020

    Entrega dos Trens série 8500 e 9500 para a Linha 7 Rubi – CPTM

    Ferrovias e Tues de São Paulo – 13/06/2017

  3. PAUL WILLIAM DIXON disse:

    Urge prolongar esta linha até Paranapiacaba, Cubatão e Santos, com baldeação para Cajati e Mairinque (via Embu-Guaçu), com reativação de todas as estações intermediárias. Acorda Brasil!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading