Volvo divulga imagem de biarticulado com 30 metros e confirma lançamento

Veículo terá capacidade para 300 passageiros. Montadora também vai lançar “superarticulado” com 22 metros

ADAMO BAZANI/RENATO LOBO

Com o lançamento de uma nova linha de ônibus articulados e biarticulados, a Volvo pretende ampliar participação no segmento que tende a crescer com a expansão, mesmo que ainda em ritmo insuficiente, das redes de corredores exclusivos para o transporte público do tipo BRT – Bus Rapid Transit.

Na semana passada, em primeira mão, o Diário do Transporte divulgou a informação de que a empresa lançará no Rio de Janeiro, durante a feira do transporte público Fetransrio, que ocorre entre os dias 23 e 25, um novo modelo de ônibus biarticulado que possui capacidade para até 300 passageiros e possui  30 metros de comprimento (encarroçado). Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2016/10/28/volvo-lanca-maior-onibus-do-mundo-com-30-metros/

Agora, com a divulgação da imagem do chassi, é possível perceber que o veículo ampliou também sua distância e capacidade nos entre-eixos.

No caso do Gran Artic 300, em relação aos biarticulados de 28 metros também feitos pela marca, a capacidade técnica foi ampliada de 40,5 toneladas para 45,3 toneladas.

Outro trunfo da marca será o Artic 210, um ônibus articulado de 22 metros para competir com o superarticulado da Mercedes-Benz, que tem 23 metros.

A Mercedes conquistou parcela significativa do mercado com o modelo que se posiciona entre os articulados, hoje insuficientes para algumas demandas, e os biarticulados, que são grandes demais para as condições de tráfego de alguns corredores ou mesmo em vias simples, como ocorre em São Paulo.

A capacidade, como o nome comercial revela, é para 210 passageiros. É um metro a menos que o veículo da Mercedes-Benz mas com capacidade semelhante, embora que recentemente a Mercedes anunciou alterações no superarticulado que aumentaram a capacidade para 220 passageiros. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2016/09/26/mercedes-benz-lanca-nova-versao-de-superarticulado-para-220-passageiros/

Ao todo, a Volvo vai lançar quatro modelos: o Artic 150, com 18,6m de comprimento e capacidade para 150 passageiros; o Artic 180, com 21m e capacidade para 180 passageiros; o Super Artic 210, com 22m e capacidade para 210 passageiros; e o Gran Artic 300, com 30m e capacidade para 300 passageiros.

Artic 300

O novo biarticulado foi pensado para operação em corredores segregados, especialmente os Bus Rapid Transit. De acordo com o coordenador da engenharia de vendas da Volvo, Idam Stival, o modelo pode reduzir custos da operação.

“A maior capacidade de transporte dos novos articulados e biarticulados garantem o menor custo por passageiro transportado. O Gran Artic 300, por exemplo, transporta até 30 passageiros a mais que o nosso biarticulado de 28 metros. Ou seja, há um ganho de eficiência e ainda uma redução de frota e, consequentemente, dos custos operacionais”, explica Idam.

SCANIA E MAN:

Enquanto a Volvo lança uma nova geração de ônibus de alta capacidade e a Mercedes-Benz reformula o seu superarticulado, a Scania, em relação a veículos de grande porte, tenta emplacar o modelo F 360 HA, o primeiro biarticulado da marca no Brasil, que foi lançado em outubro do ano passado. Relembre em: https://diariodotransporte.com.br/2015/10/09/scania-lanca-oficialmente-onibus-biarticulado-para-o-brasil/

O F360HA tem motor dianteiro de 360 cavalos de potência, torque de 1.850 Nm e transmissão automática.

O veículo pode atender a até 270 passageiros, dependendo da configuração interna da carroceria.

O peso total do biarticulado é em torno de 43,5 toneladas.

O veículo, entretanto, não teve unidades vendidas.

Outra fabricante de ônibus, a Volkswagen/MAN, ainda não anunciou nenhum lançamento de veículo urbano de grande porte.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Renato Lobo, técnico em transportes sobre pneus e trânsito urbano

5 comentários em Volvo divulga imagem de biarticulado com 30 metros e confirma lançamento

  1. Amigos, boa noite.

    E o asfalto de Sampa eoutras cidades, vao suportar as 43,5 toneladas ??????

    E as pontes do tempo do zagaia ?????

    Att,

    Paulo Gil

  2. Só aguardar, dentro de um ano e meio a possibilidade da Mercedes lançar o seu 25 metros é muito grande. este segredo está a 7chaves. Podem escrever o que estou falando nesta data.

  3. José Carlos do Santo Santo Junior // 1 de novembro de 2016 às 22:18 // Responder

    será que a volvo vai ter a versão do biarticulado e super articulado em versão piso baixo para tentar emplacar novamente aqui em São Paulo, e acredito que vw está escondendo o jogo também, já que foi visto aquele apache vip articulado dela com motor dianteiro e semi baixo em relação a um articulado de piso alto comum.

  4. Parece-me que faltam as versões piso baixo, sem as quais a Volvo ficará de fora do principal mercado de ônibus do Brasil: São Paulo.

  5. Onibus articulado de piso baixo existe em SP?
    outra duvida, quanto custa um biarticulado encaroçado? pronto para puxar carga, ops passageiros

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: