Mercedes-Benz lança nova versão de superarticulado para 220 passageiros

Diferença está no sistema da captação de ar do motor, que possibilita maior aproveitamento do espaço interno

ADAMO BAZANI

A Mercedes-Benz apresentou no salão de veículos comerciais IAA de Hanover, uma nova configuração de ônibus superarticulado, que já opera em testes nos corredores BRTs no Rio de Janeiro

Segundo a empresa o novo O-500 MDA possui maior capacidade de passageiros, podendo transportar 220 pessoas. O comprimento continua com 23 metros. O modelo anterior tinha capacidade para até 200 pessoas.

De acordo com a Mercedes-Benz, o segredo está na nova posição da captação de ar para o motor do veículo. A nova configuração permitiu maior aproveitamento do espaço interno, principalmente na parte da traseira do ônibus.

Assim, agora, o salão de passageiros conta com 48 assentos, sendo um assento para cadeirante, e espaço para 175 pessoas em pé, segundo a montadora.

s220-2

“Nosso novo superarticulado fará ainda mais diferença no mercado, oferecendo 10% de aumento no número de passageiros em relação ao O 500 MDA do atual portfólio, mantendo-se o mesmo comprimento total de 23 metros do veículo com apenas uma articulação … Ou seja, as empresas poderão transportar mais passageiros, otimizando a sua rentabilidade operacional, sem ocupar mais espaço nos corredores e faixas exclusivas do BRT e de outros sistemas, nos quais já tem uma imagem consolidada de eficiência, agilidade e conforto” – disse, em nota, o vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini.

Desde o lançamento, foram vendidos em torno de mil unidades do superarticulado. A nova versão, segundo o executivo, foi testada nas Olimpíadas e vai ser apresentada em feira de transportes no Rio de Janeiro.

“Este novo superarticulado já opera, em fase de testes, no maior BRT do Brasil, do Rio de Janeiro, que foi utilizado por 11,7 milhões de pessoas durante os Jogos Olímpicos, entre 5 e 21 de agosto, e que é o principal legado de mobilidade urbana para a população da cidade e para o grande número de turistas que a visitam anualmente … O novo O 500 MDA superarticulado para mais de 220 passageiros será atração da marca na FetransRio 2016, a maior feira do segmento de ônibus no Brasil, que será realizada em novembro na cidade do Rio de Janeiro”

No BRT do Rio de Janeiro, onde o novo veículo encontra-se em teste, já são 245 articulados e superarticulados Mercedes-Benz em circulação pelos corredores.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Parabens MBB!

    Se o motorzao nao ferver no RJ, nao fervera em nenhum lugar do Brasil.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Pedro disse:

    Na pratica não cabe 175 em pé, com 70 passageiros em pé já fica abarrotado,

  3. Ai só e pra BRT, e cidade sem monopólio da Caio mesmo.

    1. Zé Tros disse:

      A alteração foi feita nos chassis MA, UA, MDA e UDA, independente da carroceria utilizada. Em São Paulo já tem uma unidade com carroceria Caio Millenium BRT com a nova configuração rodando.

  4. Marcelo PG disse:

    Continuam a caminhar para trás com essa política de fazerem ônibus cada vez mais com portas e menos bancos. Um carrão desses só com 48 assentos é muito pouco. 48 sentados e 175 em pé. Tem que entender que quem não usa ônibus não vai deixar o carro ou a moto em casa pra ir trabalhar em pé no busão, precisam oferecer mais conforto. Por que antigamente com os ônibus que não tinham a tecnologia de hoje o sistema funcionava e hoje a média de passageiros só cai.

Deixe uma resposta