CPTM realiza testes durante a madrugada deste domingo (13) para avaliar danos causados por descarga elétrica que gerou incêndio em subestação de energia
Publicado em: 12 de setembro de 2026
Incidente afetou operação das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade na manhã deste sábado (12); companhia concluirá se sistemas terão impacto na segunda-feira (14)
ARTHUR FERRARI
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou que equipes de manutenção trabalharão na madrugada deste domingo, 13 de setembro de 2026, a partir do final da operação comercial, à meia-noite, para realizar testes e avaliações na subestação de energia Engenheiro São Paulo, atingida por uma descarga elétrica que gerou incêndio no local no início deste sábado (12).
Como mostrou o Diário do Transporte, o incidente afetou a operação das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Relembre
De acordo com a companhia, os testes permitirão avaliar a necessidade de reparos e prazos para realização, concluindo também se possíveis atividades no local afetarão a operação nas linhas 11, 12 e 13, buscando reduzir os impactos aos usuários.
Comunicado da CPTM
A CPTM informa que, após o encerramento da operação deste sábado (12), equipes técnicas realizarão testes no sistema de energia das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, devido aos danos causados na subestação Engenheiro São Paulo, atingida por um raio durante a madrugada, o que provocou um incêndio no local. A subestação conta com sistema de proteção contra descargas atmosféricas (para-raios). Os trabalhos seguirão ao longo da madrugada.
Os testes permitirão avaliar a extensão dos danos, a necessidade de reparos e os prazos para a recuperação dos equipamentos. A partir dos resultados, a CPTM avaliará se haverá algum impacto na operação desta segunda-feira (14) e adotará, se necessário, as medidas para garantir o pleno atendimento aos passageiros.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


