Viação Novo Horizonte tem renúncia de mais uma linha homologada e pedido de nova operação negado pela ANTT

Decisões SUPAS tratam do encerramento da ligação Brasília–Nova Veneza e do indeferimento de autorização para rota entre Bahia e São Paulo

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União decisões da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS) envolvendo a Viação Novo Horizonte, com a homologação de renúncia de um Termo de Autorização (TAR) e o indeferimento de pedido para abertura de nova linha interestadual.

Renúncia homologada – Decisão SUPAS nº 22/2026

Por meio da Decisão SUPAS nº 22, de 6 de janeiro de 2026, a ANTT deferiu o pedido de renúncia ao TAR nº DFGO0079029, referente à ligação Brasília (DF) – Nova Veneza (GO), incluindo todas as suas seções.

A decisão estabelece que a empresa deverá assegurar os direitos dos passageiros, especialmente quanto ao cancelamento ou reembolso de bilhetes de viagens programadas para datas posteriores ao encerramento das operações, conforme a Resolução ANTT nº 6.033/2023. A homologação implica no cancelamento de todas as operações vinculadas ao TAR, com vigência a partir de 20 de janeiro de 2026.

O ato também revoga a Decisão SUPAS nº 2.582, de 18 de outubro de 2024, publicada anteriormente no Diário Oficial da União.

Pedido indeferido – Decisão SUPAS nº 24/2026

Na Decisão SUPAS nº 24, também de 6 de janeiro de 2026, a ANTT indeferiu o pedido da Viação Novo Horizonte para autorização da linha Uibaí (BA) – Diadema (SP).

O indeferimento teve como fundamento dispositivos constitucionais, normas do processo administrativo federal e a Resolução ANTT nº 6.013/2023, além de ocorrer em cumprimento a decisão judicial proferida em mandado de segurança citado no processo administrativo. A decisão entra em vigor na data de sua publicação.

A empresa havia obtido a linha recentemente através da Decisão SUPAS nº 2.010, de 29 de dezembro de 2025. A ANTT deferiu o pedido da empresa para operar a linha Uibaí/BA – Diadema/SP, em cumprimento a decisão judicial. O ato autorizava 1.277 seções ao longo do trajeto, evidenciando ampla capilaridade regional e inserção em mercados interestaduais estratégicos. Entre as principais seções listadas no anexo estão ligações envolvendo municípios de Minas Gerais e São Paulo, como Atibaia, Bragança Paulista, Guarulhos, Mairiporã, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, além de trechos com origem em cidades mineiras como Augusto de Lima e Estiva.

Linhas recentemente renunciadas pela empresa

Além da ligação Brasília (DF) – Nova Veneza (GO), a Viação Novo Horizonte renunciou recentemente a outras linhas interestaduais, conforme já reportado pelo Diário do Transporte. Entre elas estão:

  • Paripiranga (BA) – Aracaju (SE)

  • Itumbiara (GO) – Santa Maria da Vitória (BA)

  • Mucuri (BA) – Juiz de Fora (MG)

  • Eunápolis (BA) – Guarará (MG)

As renúncias resultaram no cancelamento das operações vinculadas aos respectivos Termos de Autorização, conforme decisões da SUPAS publicadas no Diário Oficial da União.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. João Luís Garcia disse:

    Impressionante a falta de profissionalismo de algumas empresas
    A mesma empresa solicita a renúncia da operação de uma linha e solicita a autorização para operar outra
    A ANTT deveria punir de forma exemplar essas empresas que solicitam linhas sem qualquer estudo técnico sobre a demanda e a operação de diversas linhas e depois vem solicitar o encerramento da operação

  2. Ari Mauro disse:

    Essa empresa Novo Horizonte, deveria deixar todas as linhas para outra empresa fazer .A ANTT nao fiscaliza essa empresa. Alguém já andou nos ônibus que ela oferece ? É de chorar ,coitados dos passageiros. Linha Brumado X São Paulo.

  3. carlos henrique gonçalves seixas disse:

    A viação novo horizonte está usando ônibus sucateados em suas linhas e por isso oferece um péssimo serviço ao usuário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading