São Caetano do Sul recebe ônibus elétrico; prefeitura divulga imagens do veículo com adesivo da SPTrans da capital
Publicado em: 13 de junho de 2024
Testes acontecem na linha 03 Circular Barcelona. Na cerimônia, a prefeitura também atualizou a quantidade de passageiros transportados pelo programa Tarifa Zero
ADAMO BAZANI
Um ônibus elétrico foi apresentado nesta quinta-feira, 13 de junho de 2024 pelo prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior.
A prefeitura divulgou imagens do coletivo ainda com adesivo da SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema de transportes da cidade de São Paulo e o padrão visual dos coletivos da capital paulista.
Depois, o logotipo da gerenciadora do sistema de transportes da cidade, SPTrans, foi retirado.
O veículo circula experimentalmente pela Linha 03 – Circular Barcelona.
As operações são de responsabilidade da concessionária da cidade, Vipe (Viação Padre Eustáquio).
O modelo Mercedes-Benz com carroceria Caio tem 13,2 metros de comprimento, ar condicionado e itens de conforto e acessibilidade.
Em nota, a prefeitura de São Caetano do Sul deu mais alguns detalhes do veículo e informou que os testes, que são o primeiro passo para a eletrificação da frota, não vão trazer custos para a o município e para a Vipe.
O ônibus elétrico não onera a Prefeitura e nem a empresa concessionária, a VIPE (Viação Padre Eustáquio). Pelo contrário: oferece uma série de comodidades, como ar-condicionado, wi-fi, suspensão a ar, tomadas USB, iluminação interna em LED e GPS.
O ônibus de alta capacidade de passageiros tem 13,2 metros de comprimento. A acessibilidade é uma prioridade. Conta com bancos especiais para obesos; assentos demarcados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência; rampa para cadeirantes e espaço para cão-guia.
A autonomia das baterias é de 250 km, em média, o que possibilita ao veículo rodar o dia todo, em qualquer uma das dez linhas municipais. Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, é equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia (que recupera parte da carga durante as frenagens).
O painel de instrumentos do modelo foi pensado para se adequar às novas necessidades de controle, trazendo informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.
O ônibus será dirigido por Rosa de Almeida Cordeiro, 49 anos, a primeira motorista de transporte público em São Caetano. Rosa esteve nesta manhã na apresentação do ônibus 100% elétrico, mas já está atuando como motorista desde abril, na VIPE (Viação Padre Eustáquio), concessionária do transporte público de São Caetano. Rosa atua na Linha 03 – Circular Barcelona.
Pela marca e cor do detalhe azul escuro do veículo sobre a pintura verde, o ônibus deve posteriormente operar pela empresa Sambaíba, da zona Norte da cidade de São Paulo.
TARIFA ZERO:
Na cerimônia, a prefeitura também atualizou a quantidade de passageiros transportados pelo programa Tarifa Zero:
Desde a implantação da gratuidade, em 1º de novembro de 2023, mais de 10 milhões de passageiros já foram transportados nos ônibus municipais.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


Ese modelo da Sambaíba ta rodando em tudo quanto e lugar. porém já passou por várias empresa, igual o da City.
Estava de carro na Kennedy e vi subindo a Augusto Ferreirinha. Achava que era ônibus de teste da Mercedes. Ainda pensei: será possível estar na Circular 03. Pois era mesmo!!!