Viaduto de onde caiu pedra em cima de passageiro de trem em Santo André será interditado por 20 meses

Local é região do Terminal de Ônibus Rodoviários e Estação da CPTM

Homem foi parar na UTI; prefeitura explica as rotas alternativas para carros e também para caminhões e ônibus

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, anunciou nesta quinta-feira, 10 de novembro de 2022, que vai interditar completamente por 20 meses o viaduto Presidente Castello Branco, na região do TERSA (Terminal Rodoviário de Santo André), dos ônibus rodoviários, e Estação Prefeito Saladino da linha 10-Turquesa (Serviço 710) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)

A interdição começa nas primeiras horas de terça-feira, 15 de novembro de 2022.

Como mostrou o Diário do Transporte, na madrugada de segunda-feira (07), um passageiro que caminhava para embarcar no trem foi atingido por uma pedra que caiu da estrutura na Rua Fichet. O usuário foi parar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e depois do atendimento, não corre risco de perder a vida.

A mulher do usuário publicou um vídeo mostrando vários buracos e pedras soltas no viaduto.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/11/07/video-passageiro-de-trem-e-atingido-por-pedra-de-viaduto-em-santo-andre-e-vai-parar-na-uti/

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, esteve no local nesta quinta-feira e admitiu, em nota, que a interdição vai causar transtornos, mas que é necessária.

“Vamos interditar o viaduto por 20 meses. Na madrugada de segunda para terça, o viaduto será totalmente fechado. Vamos comunicar todos os agentes envolvidos diretamente, mas, mesmo com todas as medidas, sabemos que teremos transtornos. O Viaduto Castelo Branco já foi interditado em 2005, então não será a primeira vez. Sabemos que causa transtorno, mas desta vez é por um bom motivo, é para resolver de maneira definitiva essa transposição”, disse.

Desde o dia 09 de outubro de 2022, o Viaduto Castelo Branco já estava parcialmente interditado, segundo a prefeitura.

O trânsito estava restrito, porém, a caminhões, micro-ônibus e ônibus.

Segundo a prefeitura, com o avanço das obras e tendo como base laudos técnicos, foi determinada a interdição total para os próximos 20 meses.

O viaduto faz parte das obras do Complexo Viário de Santa Teresinha.

ROTAS ALTERNATIVAS:

Ainda na nota, a prefeitura explica as rotas alternativas para carros e também para caminhões e ônibus.

Para orientar os motoristas, o Departamento de Engenharia de Tráfego destacou rotas alternativas durante o período de interdição a partir de faixas e placas instaladas em toda a região.

 SENTIDO SÃO BERNARDO DO CAMPO:

O motorista que vai sentido São Bernardo do Campo deve utilizar a Avenida dos Estados, acessar o Viaduto Juvenal Fontanela, Avenida Industrial, Rua dos Coqueiros e Avenida Prestes Maia. Outra opção é acessar o Viaduto Adib Chammas, Avenida XV de Novembro e Avenida José Antonio de Almeida Amazonas.

 SENTIDO SÃO PAULO/SÃO CAETANO DO SUL E MAUÁ:

No sentido São Paulo/São Caetano do Sul/Mauá, o motorista deverá utilizar a Avenida Prestes Maia, Praça Galdino Ramos, Avenida Industrial, Rua Sumaré e Viaduto Juvenal Fontanela.

Já caminhões com eixo máximo de seis toneladas (VUC) deverão utilizar a Avenida Prestes Maia, Avenida Príncipe de Gales, Avenida José Antonio de Almeida Amazonas, Avenida XV de Novembro e Viaduto Adib Chammas.

Outra opção para veículos com essa tonelagem, é seguir pela Avenida Prestes Maia, acessar o Viaduto Tamarutaca, Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, Avenida José Antonio de Almeida Amazonas, XV de Novembro e Viaduto Adib Chammas.

Para caminhões e ônibus com até 4,2 metros de altura, a opção é acessar a Avenida Lauro Gomes, Avenida Bom Pastor, Rua José D’Angelo, Avenida Pereira Barreto, Avenida Ramiro Colleoni, Avenida XV de Novembro e Viaduto Adib Chammas.

Complexo viário – As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases e têm o objetivo de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí. Os ganhos projetados no tempo de viagem podem chegar a 300% se comparados com as medições atuais.

Com a criação das novas alças elevadas será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez do tráfego nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e segundo subdistritos.

Além disso, as novas pistas do Complexo Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, para garantir maior segurança viária, além da criação de um parque linear sob os viadutos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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