Terceiro trem de 36 da ViaMobilidade está em conclusão pela Alstom para as linhas 8 e 9
Publicado em: 7 de novembro de 2022

Caixas base das composições, além de sistemas internos como elétrica, portas e janelas estão instalados
WILLIAN MOREIRA
A Alstom está perto de concluir a produção de três trens completos para a ViaMobilidade. As caixas de cada carro ferroviário (vagão como são comumente conhecidos) já estão prontas, contando inclusive com partes vitais para receber os passageiros.
Numa simplicação, caixa é como se fosse a “carroceria” de um ônibus, por exemplo.
Nesta segunda-feira, 07 de novembro de 2022, o Diário do Transporte visitou a fábrica da empresa francesa em Taubaté, interior do estado de São Paulo, onde obteve informações sobre o andamento da produção destas composições.
Atualmente, 22 caixas base do modelo série 8900 Metrópoles estão prontas, o que totaliza quase três trens completos, uma vez que cada composição será formada por oito carros.
Além da caixa base, sistemas internos como janelas, portas, fiação elétrica e ar-condicionado já foram instalados.
De acordo com o diretor de produção, Lourival Rabelo, a fábrica conta com novo espaço, com investimentos que permitiram sua ampliação. Graças a isso, a Alstom ampliou a capacidade de produzir até 20 carros ferroviários por mês, superando a estimativa de dois trens completos mensalmente.
Durante a visita na linha de produção, foi possível notar a divisão organizada do trabalho, com duas linhas de montagem em paralelo que permitem maior rapidez no trabalho, feito por estágios em modelo similar em alguns aspectos ao de uma linha de produção automotiva .
Em um ponto da linha produtiva, duas máscaras, que são a parte frontal do trem, estavam prontas, inclusive com parabrisa, mas envoltas em uma embalagem branca. Dada a diretriz da empresa de proteger seus segredos industriais, a captação de imagens dentro da fábrica não foram liberadas.
O contrato com a ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do sistema ferroviário de São Paulo, prevê a entrega de 36 novos trens, contando inclusive com a produção de peças sobressalentes para futuras manutenções. O cabeça de série, como é nomeado o primeiro trem do contrato, está previsto para ser entregue em janeiro de 2023.
Além do projeto da ViaMobilidade, no local a Alstom vai produzir os trens da futura Linha 6-Laranja de metrô em São Paulo, trens para o metrô de Santiago no Chile, em Bucareste na Romênia e em Taiwan , na Ásia.
Willian Moreira para o Diário do Transporte
Comentários