Metrô de São Paulo vai pagar até R$ 1,4 milhão por mês para PMs de folga atuarem nas estações

Da esquerda para a direita, o secretário -executivo da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo; o presidente do Metrô de São Paulo. Silvani Alves Pereira; ao centro, o secretário de segurança pública de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos; o comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, Ronaldo Miguel Vieira; e o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro

Serão 180 policiais, com adesão gradativa dos agentes a partir da próxima semana

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA

A Companhia do Metropolitano de São Paulo vai pagar até R$ 1,4 milhão por mês para que policiais militares de folga atuem dentro de trens e estações para tentar aumentar a segurança nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha de metrô e 15-Prata de monotrilho.

Conforme tinha noticiado ontem o Diário do Transporte, nesta quarta-feira, 28 de setembro de 2022, Polícia Militar e Metrô assinaram convênio para que os policiais recebam em regime de Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Militar (DEJEM).

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/09/27/pm-e-metro-assinam-convenio-para-policiais-de-folga-nas-estacoes-nesta-quarta-28/

Segundo a apresentação da PM e do Metrô na tarde desta quarta-feira (28), não haverá pontos específicos onde os policiais vão atuar.

São previstos 180 agentes, mas que serão colocados de forma gradativa conforme a adesão dos policiais.

Já na próxima semana, início de outubro, os primeiros PMs começam a atuar, segundo a Corporação e o Metrô.

Dependendo da adesão e da necessidade, o número de policiais pode passar de 180.

O convênio terá duração inicial de 15 meses, mas pode haver prorrogação deste prazo.

O Metrô também estuda formar mais um convênio para que a PM use as das imagens das cerca de cinco mil câmeras que estão espalhadas pelas linhas.

O emprego de policiais militares de folga foi decidido pelo Metrô de São Paulo após as notícias constantes de roubos, assaltos, brigas e esfaqueamentos nos trens e estações.

Como mostrou o Diário do Transporte, no domingo, 25 de setembro de 2022, um jovem de 20 anos foi esfaqueado dentro de um trem da linha 1-Azul na região da estação Liberdade.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/09/25/jovem-e-esfaqueado-dentro-de-trem-da-linha-1-azul-do-metro-de-sao-paulo/

Casos de roubos com violência, principalmente de celulares, também foram relatados de forma mais reiterada nos últimos meses.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Willian Moreira para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. Alexsandro disse:

    Qual vai ser o valor diário para o PM de serviço? Será que valor adequado e sem cobranças de IRPF. ALEM DE VALE REFEIÇÃO. OBRIGADO

  2. Tavinho disse:

    Excelente iniciativa, agora está institucionalizado o famoso “BICO” dos policiais, se a remuneração fosse adequada e justa isso não precisaria acontecer, agora só resta uma dúvida, se o efetivo está baixo, a carga horária não é respeitada pela corporação, justamente pela falta de efetivo, com o acúmulo de trabalho na hora de folga, como fica o psicológico e o físico dos profissionais envolvidos?

  3. OSVALDO LINS SAMPAIO disse:

    Adeus folga dos PMs !!
    Adeus família!!
    Cadê os governantes??
    Policiais individados!!
    Vão morrer de tanto trabalhar;!

  4. JOSE DE OLIVEIRA disse:

    Infelizmente, estão fazendo de tudo pra tirar as folgas dos PMs,dando migalhas a eles simplesmente pra não dar aumento salarial.Enquanto isso acontece de colocar os policiais da ativa pra trabalhar nos seus horários de folga,as famílias dos policiais aposentados passam perrengue.Essa é a forma de não dar aumento a polícia de São Paulo! Vergonhoso até por parte das associações que não brigam para que essa prática acabe.Gostaria de deixar bem claro que os policiais que hoje desfruta desses bicos fardados(Migalhas dadas pelo governo), amanhã será o aposentado que ficará como todos nós que já contribuímos e ainda o sistema tema cara de pau de tirar 14%Do nosso salário,e ainda forçar os da ativa a trabalhar nos seus dias de folga para complementar o salário! Triste vê isso acontecer em São Paulo!!Vai aqui meu repúdio.Lamentavel….

  5. Luiz alex vidal disse:

    I o salário oh!!!

  6. LEONARDO DA SILVA BARUTTI disse:

    E o fim ds segurança privada pois a policia ja tem seu local e por isso existe a segurança privada pra ta fazendo o apoio tem varios vigilante em buscar de uma oportunidade no mercado e não dá agora fico ai desmerecendo nossa categoria colocando policiais em metro

  7. LUCIELIDA disse:

    Abrir concurso público (PM e no Metrô) oferecendo emprego para a população, tirando dos cofres públicos o valor justo e devolvendo o valor em serviço para a população, não é abrir hora extra para o funcionário que já está cansado de trabalhar por FALTA DE FUNCIONÁRIOS NA SEGURANÇA PÚBLICA GERAL.

  8. LUCIELIDA disse:

    É necessário abrir concurso público (PM e Metrô) oferecendo emprego para a população, tirando dos cofres públicos o valor justo e devolvendo o valor em serviço para a população, não é abrir hora extra para o funcionário que já está cansado de trabalhar por FALTA DE FUNCIONÁRIOS NA SEGURANÇA PÚBLICA GERAL.

  9. Marcos Henrique Saat disse:

    Por que não fazem concurso para contratar mais agentes de segurança? Talvez o custo seria o mesmo e teria a vantagem de se trabalhar no mesmo lugar conheceriam melhor o cotidiano do metrô. Além disto já há um decreto que diz que os agentes de segurança no metrô têm poder de polícia.

  10. José Odorico tome Tome disse:

    Essa violência que existe dentro é fora do metrô e culpa de um governo fraco e falido que está a mais de 26 anos,no governo PSDB, desde o Mário Covas com o Último Dória que só ficava rebolando em cima do palco,junto com esse Rodrigo Garcia,que é outro mentiroso, que disse que a PM,iria ter o melhor salário do Brasil ,que tem tbm um secretário da segurança pública, que eu nunca vi na televisão, que só vê bandido pela televisão,e que não tem estratégia pra combater a violência nas Ruas,e um Despreparado,e fica no seu Gabinete sentado,atrás da mesa,enquanto isso a violência crescendo, e de que adianta tudo isso se o policial, não tem respaldo jurídica, como foi prometido,pelo Dória Mentiroso ,prq se o PM se envolver em uma ocorrência dentro, ou fora do metrô, tá ferrado vai ter que pagar advogado,por isso temos que colocar pessoas diferentes no Governo, e sempre o Mesmo Rato em cima do Queijo, Haddad,Alckmin, Lula,todos esses ladrões vai afundar o Brasil e são paulo tbm ,por isso irei votar Tarcísio para Governador, temos que mudar por pessoas inteligentes no nosso governo…!!

  11. Rogerio disse:

    Politicagem desse governo maldito,sempre querendo sacrificar os pms,essa é a valorização que se tanto fala,deveriam boicotar esse bico,ninguém devia ir.

  12. José Odorico tome Tome disse:

    Porque o METRÔ, e a CPTM, não abre concurso pra novos agentes, para criar emprego de segurança dentro e fora dos trens,????

  13. Francisco disse:

    Para não fazerem nada ,assim como na CPTM recebem 380,00 Reais por 8 horas trabalhada, só pra ficarem com braços cruzados enquanto os guardinha que atuam em tudo recebem uma misseria

  14. Said disse:

    1.5 milhão por mês para 180 policiais isso da 8.33 k por mês pra cada, acho q a conta está errada não que os militares que dedicam sua vida a proteger não mereçam, longe de mim passar está impressão mas e mais q o dobro do salário de um soldado só fica aí a dúvida quais patentes serão selecionadas para este bico legal, será os de baixa patente que precisam muito mais destes benefícios ou para os oficiais q apesar de não receberem um mega salário estão um pouco mais cômodos do que os soldados, cabos e sargentos fica aí minha dúvida

  15. Ismael disse:

    Por que o governo não faz o que é certo e abre concurso para guarda do metrô, como deveria? O metro sempre foi um lugar seguro e sempre funcionou muito bem. Até os governos começarem a fazer cortes em cima de cortes pra ficar tudo sucateado e assim justificar entregar tudo para a iniciativa privada.

  16. Vanda Lúcia Souza disse:

    Deveriam melhorar o treinamento doa funcionários do metro, sou contra essa palhaçada, sabem fe onde vai sair o dinheiro ? Do aumento das passagens. Vai aumentar a passagem, mas vai diminuir a segurança. Pessoas cansadas, truculentas mal remuneradas.

  17. Felipe A. disse:

    Deveriam criar concursos públicos e ter seguranças treinados para atuar no sistema metroviário! Não devem colocar gente armada dentro das estações; estão repetindo a mesma história de 1999 quando colocaram policiais armados e passageiros saíram feridos depois de uma troca de tiros.

    Sou totalmente contra!!! Abram concurso público porque dinheiro tem, mas está indo para o bolso de corruptos. Invistam no Metrô e CPTM de forma adequada!!!

    Já era previsto que a gestão do Silvani Pereira seria horrível.

  18. Kitty disse:

    Tem concurso do metrô ativo. Porque não chamam quem passou? Têm mais de 150 pessoas, que passaram por todo o processo e é capaz de assumir o cargo, só falta oportunidade.

Deixe uma resposta