Estações Utinga e Prefeito Saladino da CPTM têm mudanças no atendimento a partir deste domingo (07)

Trem da Série 9500 da CPTM em atendimento na Linha 10-Turquesa. Foto: Diário do Transporte

Trens que seguem para Rio Grande da Serra não vão obedecer à parada na plataforma 2, em Prefeito Saladino. Já no sentido inverso, para Jundiaí, os trens não vão parar em Utinga; Expresso linha 10 volta na segunda (08), como informou o Diário do Transporte em primeira mão

WILLIAN MOREIRA/ADAMO BAZANI

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que a partir deste domingo, 07 de agosto de 2022, a Linha 10-Turquesa (integrante do Serviço 710) passará por outras mudanças no atendimento aos passageiros nas estações de Utinga e Prefeito Saladino, no ABC Paulista.

Dando início à nova etapa das obras de modernização destes espaços, os trens que seguem para Rio Grande da Serra não vão parar na plataforma 2, na estação Prefeito Saladino. Já no sentido inverso, para o Brás e Jundiaí, os trens deixam de parar na estação Utinga.

A empresa explica que a estratégia operacional será adotada até 30 de setembro e, desta maneira, quem precisa desembarcar na estação Prefeito Saladino, no sentido Rio Grande da Serra, deve seguir até Santo André e retornar.

Já quem estiver nos trens sentido Brás/Jundiaí e precisar descer em Utinga, terá de ir até a estação São Caetano do Sul e voltar no sentido oposto.

Entre as obras que serão feitas estão a troca de bancos e comunicação visual; remoções e substituição de gradis; troca de pisos das plataformas e dos saguões das estações, instalações de pisos táteis; além de instalações elétricas e hidráulicas, como iluminação e telecomunicações.

Na estação de Utinga, dois elevadores serão instalados para permitir a travessia da passarela existente entre plataformas e será feita a construção de rampa no acesso da Av. Paz (acessibilidade) em conjunto com a reforma e adequação da rampa de interligação com o viaduto (acesso norte).

Já na estação Prefeito Saladino, a cobertura da plataforma que serve de abrigo para sol e chuva será ampliada e na edificação operacional existente, novos sanitários, vestiários e copa para os funcionários serão implantados.

A área de atendimento ao passageiro receberá também dois elevadores para uso por pessoas com deficiência. Além disso, será instalado um sistema de detecção de fumaça com alarme.

Ainda no domingo (7), a CPTM terá mudanças na região da Luz, onde uma instalação de passarela impactará no atendimento do Serviço 710, Linha 11-Coral e Expresso Aeroporto.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2022/08/04/trens-nao-circulam-entre-luz-e-barra-funda-e-entre-luz-e-bras-neste-domingo-07/

Como ainda mostrou o Diário do Transporte em primeira mão, na segunda-feira (08) volta a operar o Expresso Linha 10, nos horários de pico, com saída a cada meia hora

O Expresso, na verdade é um semiexpresso, que só para nas estações Santo André, São Caetano do Sul e Tamanduateí.

Na parte da manhã, o serviço é no sentido Tamanduateí e, no pico da tarde, no sentido Santo André.

Relembre:

CPTM traz de volta Expresso Linha 10 nesta segunda-feira, dia 08

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes e Willian Moreira para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta