CPTM traz de volta Expresso Linha 10 nesta segunda-feira, dia 08

Serviço retorna a circulação nos horários de pico nos dias úteis após suspensão temporária para execução de obras em estações da Linha 10-Turquesa

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM comunica que a partir desta segunda-feira, 08 de agosto de 2022, estará de volta o serviço Expresso Linha 10, com funcionamento normal nos horários de pico (manhã e tarde) nos dias úteis, com intervalo médio programado de 30 minutos entre trens.

O Expresso liga as estações Santo André e Tamanduateí com parada apenas em São Caetano, na Linha 10-Turquesa da CPTM, volta a funcionar normalmente

A retomada ocorre após interrupção iniciada em 18 de julho, para execução de serviços na via em continuidade às obras de reforma nas estações Utinga, Prefeito Saladino e São Caetano, na Linha 10-Turquesa.

As três estações, assim como a Capuava, estão em obras de adequação total de acessibilidade, com promessa de conclusão até o final deste ano.

“Além destas, uma nova Estação Rio Grande da Serra será erguida em local escolhido para promover maior mobilidade à população. A nova estação ferroviária, que fará integração com o terminal municipal de ônibus, terá o projeto executivo doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção”, informa a CPTM em comunicado oficial.

A Linha 10 – Turquesa, parte do Serviço 710 (que liga Rio Grande da Serra a Jundiaí sem a necessidade de transferência no Brás), vem recebendo há três anos intervenções que melhoraram expressivamente a qualidade do serviço oferecido aos passageiros. “Todo o esforço das áreas envolvidas no upgrade resultou na redução em 13 minutos do tempo de viagem, que passou de 56 minutos, em 2018, para 43 minutos no final de 2021“.

A Diretoria de Operação e Manutenção criou vários grupos de trabalho (GT) para analisar e propor melhorias. Uma das soluções encontradas foi uma simples e eficaz passarela móvel implantada na estação São Caetano, em novembro passado, medida que aumentou a velocidade dos trens no sentido Brás.

A Companhia destaca que no decorrer de 2021 outras ações otimizaram a velocidade dos trens na entrada das estações. Simultaneamente a isso o tempo de parada nas plataformas foi readequado para 30 segundos nas estações maiores e 15 segundos nas menos movimentadas.

A modernização da frota, iniciada em 2019, e a introdução da parada em São Caetano em 2020, quando o Expresso passou a operar no sentido Tamanduateí-Santo André, praticamente dobrou de 17 para 33 o número de viagens realizadas nos picos da manhã e tarde.

“A CPTM também concluiu o projeto de iluminação das 13 estações que atendem a Linha 10-Turquesa. As lâmpadas fluorescentes foram substituídas pela tecnologia LED – de alta eficiência energética. O LED é extremamente vantajoso em comparação aos demais tipos de lâmpadas já que é mais econômico, eficiente e tem maior durabilidade”, conclui a CPTM.

Comentários

Comentários

  1. AMILTON ferreira dos santos disse:

    Porque a CPTM não reformas as estações, igual a da zona leste

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading