Trens não circulam entre Luz e Barra Funda e entre Luz e Brás neste domingo (07)

Serviços 710 e o Expresso Aeroporto não vão funcionar; passageiros devem fazer integrações na própria rede de trilhos como alternativas; Interrupção ocorre para instalação de uma passarela metálica na estação da Luz

ADAMO BAZANI

Neste domingo, 07 de agosto de 2022, durante toda a operação comercial, não haverá circulação de trens no trecho entre as estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda e entre Luz e Brás para instalação de uma passarela metálica na estação da Luz.

Os serviços Expresso Aeroporto e o 710 também não vão funcionar.

A operação da Linha 7-Rubi será feita entre as estações Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda.

A circulação de trens na Linha 10-Turquesa vai ocorrer entre as estações Rio Grande da Serra e Luz.

Já a Linha 11-Coral vai operar somente no trecho entre as estações Estudantes e Brás.

A passarela que será instalada vai ligar a plataforma central da Estação da Luz à calçada da Praça da Luz, na Rua José Paulino, uma das principais regiões de comércio da capital paulista.

ALTERNATIVAS:

Os passageiros devem fazer integrações na própria rede de trilhos como alternativas:

– Serviço 710: Para quem usa o serviço 710, as alternativas são as linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô, que atenderá somente aos passageiros da CPTM, com a circulação de trens das 04h às 04h40 nos trechos entre Palmeiras-Barra Funda e Brás, da Linha 3-Vermelha, e entre Sé e Luz, da Linha 1-Azul.

Além disso, os passageiros também podem optar pela Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, até a Estação Júlio Prestes, e, a partir das 4h40, pela Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro.

– Linha 11: Os passageiros da Linha 11-Coral, vindos da Estação Estudantes e que desejam seguir até Luz, devem desembarcar no Brás e pegar a linha 10 que vai operar até a estação da Luz neste dia.

– Para o Aeroporto: A alternativa para os passageiros que têm como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos é a Linha 13-Jade, que tem início na Estação Engenheiro Goulart e que pode ser acessada pela Linha 12-Safira.

VIAS NO ENTORNO:

Para quem trafega de carro ou ônibus, haverá interdições na região da nova passarela, no entorno da Praça da Luz e Rua José Paulino.

Para a execução do içamento e o lançamento da passarela que serão feitos em etapas, incluindo a montagem das peças da estrutura que será feita no próprio local no dia anterior, haverá interdição do viário com apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

A PASSARELA:

A passarela vai ligar a plataforma central da Estação da Luz à calçada da Praça da Luz, na Rua José Paulino.

será instalada neste domingo, porém só estará liberada para circulação de passageiros em 15 de setembro, após conclusão de alguns serviços complementares como iluminação, CFTV para monitoramento de segurança e sonorização.

Quando estiver em operação, a passarela funcionará apenas como desembarque da estação para facilitar o fluxo dos passageiros que utilizam as plataformas que atendem o serviço 710 e a Linha 11-Coral.  Não será possível entrar na estação por essa passagem, uma vez que os bloqueios (catracas) continuam no acesso principal da estação.

“A instalação da passarela integra o plano de investimentos feitos no complexo da Estação da Luz para revitalização do local e melhoria do fluxo para os deslocamentos dos milhares de passageiros que utilizam a estação todos os dias com destino às lojas do Bom Retiro e também aos equipamentos culturais”, explica o presidente da CPTM, Pedro Moro, por nota.

Um complexo esquema de segurança, suporte técnico e operacional foi planejando para a movimentação da passarela metálica, que mede 40 metros e quase 38 toneladas.  O trabalho exigirá a mobilização de dois guindastes – um de 100 toneladas e outro de 220 toneladas, que serão fixados na Praça da Luz.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta