Cetesb concede Licença Ambiental de Instalação para novo túnel entre CPTM e Linha 4-Amarela na Estação Luz
Publicado em: 22 de julho de 2022

Documento tem validade por seis anos; ligação entre estação Luz e linhas 1 e 4 de metrô será alternativa à passagem atual, desafogando o fluxo de passageiros no local
ALEXANDRE PELEGI
A Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo concedeu para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a LAI – Licença Ambiental de Instalação nº 2714, para o novo túnel da Estação da Luz.
O termo tem validade de seis anos.
Este túnel ligará a estação Luz da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) à área da Linha 4-Amarela. Dessa maneira ele servirá também a linha 1-Azul, tornando-se uma alternativa à passagem atual.
Com a nova ligação, o fluxo de passageiros entre as linhas metroferroviárias será desafogado nos horários de pico.
Atualmente o local é tomado por filas devido ao espaço reduzido que já não comporta a demanda.
Como mostrou o Diário do Transporte, a assinatura do contrato para a construção do túnel ocorreu em setembro de 2021, com previsão de entrega no ano de 2024. Relembre: Contrato para construção de novo túnel na estação da Luz será assinado nesta terça (14)
O pedido da LAI foi feito à Cetesb em junho de 2021, portanto antes da assinatura do contrato para a construção. Relembre: Cetesb confirma recebimento de pedido de licença ambiental para instalação de novo túnel de ligação com o Metrô na Estação da Luz
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes