People Mover (Aeromóvel) do Aeroporto em Guarulhos deve começar a operar em abril de 2024, diz concessionária

Canteiros de obras estão sendo montados

WILLIAN MOREIRA

As obras de construção do People Mover (Aeromóvel) do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, estão com os canteiros para os trabalhos sendo montados.

O sistema parece um monotrilho, mas tem alguns itens de conceitos, tecnologia e operação que se diferem.

Nesta terça-feira, 07 de junho de 2022, inclusive, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, visitou o local.

O meio de transporte será construído pelo Consórcio AeroGRU por meio de um aditivo de contrato da concessão do Aeroporto com o Governo Federal, sendo que a concessionária GRU Airport, financia o empreendimento em troca do desconto da outorga pelo aeroporto.

Com os trabalhos em andamento, a GRU Airport informou a previsão do início da operação do people mover é em abril de 2024.

Será investido um total de R$ 271,7 milhões pela GRU Airport, resultando em um meio de transporte com capacidade para 2 mil pessoas por hora e com quatro paradas: estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e os terminais de passageiros 1, 2 e 3.

Os passageiros não devem, segundo previsão do Governo do Estado de São Paulo, pagar tarifa, já que o aeromóvel será gratuito, funcionando 24 horas por dia e oferecendo Wi-Fi, ar-condicionado e painéis informativos sobre os voos que o local estará recebendo no dia.

Em nota ao Diário do Transporte, a GRU Airport explicou que a construção está na fase inicial com o detalhamento dos projetos e preparação dos canteiros de trabalhos.

“A GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que as obras já foram iniciadas e estão em fase de detalhamento de projetos e execução do canteiro de obras. O serviço está sendo executado pelo consórcio AeroGRU, e as operações têm início previsto para abril de 2024.”

Os trens que vão circular no transporte serão da Marcopolo Rail, que em maio deste ano assinou o contrato para a construção dos trens.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2022/05/03/contrato-para-fornecimento-de-veiculos-do-people-mover-de-guarulhos-e-assinado-com-a-marcopolo/

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta