Nova audiência entre empresários e rodoviários do Rio de Janeiro termina sem acordo

Audiência anterior também terminou sem acordo. Foto: Divulgação.

Objetivo do encontro era julgar dissídio coletivo da categoria

JESSICA MARQUES

A audiência do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) realizada nesta segunda-feira, 30 de maio de 2022, para julgar o dissídio dos rodoviários da cidade do Rio de Janeiro, terminou sem acordo.

Conforme noticiado pelo jornal O Dia, o Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas, apresentou uma proposta de reajuste salarial de 6% e o aumento do valor da cesta básica para R$ 400. Contudo, o apresentado foi recusado pelo sindicato dos trabalhadores.

Se não houver acordo entre os dois sindicatos nas próximas 72 horas, o TRT vai iniciar os trâmites processuais para julgar o Dissídio Coletivo de Greve.

Esse tipo de ação ocorre na Justiça do Trabalho quando não há um pacto firmado entre as partes. Com isso, a decisão do impasse ficará nas mãos da Justiça.

Ainda segundo o portal O Dia, a proposta apresentada pelo Rio Ônibus previa um reajuste salarial de 3% para junho deste ano, junto a um aumento do valor da cesta básica para R$ 400 com pagamento a partir de julho. Por sua vez, outros 3% seriam aplicados sobre o salário de novembro, com pagamento em dezembro.

O Sintrucad-Rio (Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro) pede um reajuste salarial que recomponha a inflação dos últimos três anos. Na prática, chegaria a aproximadamente 24%, conforme informado pelos rodoviários à mídia local.

Como a proposta não foi aceita, o Ministério Público do Trabalho, junto ao TRT, propôs ao Rio Ônibus que o reajuste fosse de 10%, sendo 5% em junho e 5% em novembro, além de R$ 500 de cesta básica.

Além disso, a proposta também inclui uma negociação entre os sindicatos para que os 14% restantes sejam pagos de forma parcelada. O Rio Ônibus se comprometeu a levar a proposta para avaliação interna.

Ao portal O Dia, o Rio Ônibus disse em nota que “essa foi mais uma reunião dentro do processo de negociação, que prossegue em andamento.”

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a última reunião entre as partes também terminou sem acordo.

Relembre:

Rodoviários e empresários de ônibus do Rio de Janeiro participam de audiência

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Aloísio dos Santos Oliveira disse:

    Bom Dia. ASSUNTO BRTs.
    7 anos antes da transoeste sair do papel, eu já tinha feito o projeto.
    Saindo da Alvorada X Sta Cruz com 40 minutos.
    Até hoje não conseguir registrar e patentear os meus projetos de 1° MUNDO.
    Até CURITIBA e a transmillenio em BOGOTÁ na (COLÔMBIA) e outros iriam perderem para o nosso RJ.
    Não adianta nada comprar milhões em articulados novos, enquanto a pistas fica só nos tampas buracos a vida inteiras.
    Senhores: AUTORIDADES DA MOBILIDADE URBANA:
    Governador, Prefeito, seu Jacob Barata
    (REI DOS ONIBUS)
    O BRT do RJ só tem uma solução.
    FAZER TUDO DE NOVO. VAI FICAR TAMPANDO BURACOS ATÉ 30ANOS.
    A TRANSBRASIL ESTÁ SENDO CONTRUIDA TODA ERRADA.
    SENHORES: ENGENHEIROS E CONSTRUTORES.

    OBS: NA ALTURA DA FAZENDA BOTAFO, COMO VAI SER O TRANSLADOS DOS PASSAGEIROS PARA O LADO DIREITO, EM OUTRO BRT QUE ESTÁ QUEBRADO NA CALHA DA ESQUERDA?
    SERÁ QUE OS PASSAGEIROS VÃO PULAR AQUELE PAREDÃO DE CONCRETO DE MAIS DE 2 METROS DE ALTURA ?
    É A VELOCIDADE DA VIA É DE APENAS 90 MILÍMETROS POR HORA.
    SERÁ QUE TODOS SAÍRAM VIVOS?

    Meus projetos tem até pista de
    H E L I P O N T O entre um terminal ao outro p/ atender todos tipos de EMERGÊNCIAS.

    QUEM SOU EU ?
    MOTORISTA PROFISSIONAL CARRETEIRO E DE ONIBUS DESDE 1975
    COM VÁRIOS CURSOS NO
    SENAI SEST SENAT.

    DESENHISTA ARQUITETÔNICO
    MESTRE DE OBRAS ( SENAI)
    COM CURSO DE DOSAGEM DE CONCRETO (INT)
    OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS.
    ENTENDO DE TOPOGRAFIA E LEVANTAMENTOS E TUDO QUE DIZ DE TERRAPLANAGEM DE 1° MUNDO

    ME DEREM PELO MENOS OPORTUNIDADE DE EXPLICAR AS AUTORIDADES COMO TUDO ISSO É POSSÍVEL FAZER P/NOSSO RJ.

    GOSTARIA DE UMA CÓPIA DO MEU RELATO.

    SEM MAIS: ALOISIO MOTORISTA DE BUS

  2. Aloísio dos Santos Oliveira disse:

    ALOISIO: MOTORISTA
    END:
    ESTRADA VEREADOR ALCEU DE CARVALHO
    CS: 27 LT: 35 RUA: 02
    CONDOMÍNIO PREMIER
    VARGEM GRANDE
    CEP: RIO DE JANEIRO

    CONTATOS:

    (21) 9.7134:9128

  3. Aloísio dos Santos Oliveira disse:

    Bom Dia
    Gostaria de saber se chegou até voceis o meu comentário sobre os BRTs do
    Rio de Janeiro.
    Se não chegou até aí.
    Farei novamente ok.

  4. Aloísio dos Santos Oliveira disse:

    Bom Dia.
    Assunto: BRTs do Rio de Janeiro.
    Faltando 7 anos antes da inauguração da transoeste, eu já tinha feito o projeto do BRT saindo da Alvorada X Sta Cruz com 40 minutos de viajem.
    Ainda não conseguir registrar e nem patentear o meu projeto de 1° mundo, ele tem até pista de HÉLIO PONTO entre um terminal ao outro para atentender as emergências em geral.
    Tanto p/os BRTs e a AV: das Américas Toda.
    O túnel também não tem uma saída de emergência, caso os carros fiquem presos de um lado p/ outro sem saída, no caso de um incêndio no meio dele.
    No meu projeto tem muito mais do que isso.
    Superando todos como de:
    CURITIBA, SALVADOR, RECIFE, BH e até o da TRANSMILLENIO DE BOGOTÁ (COLÔMBIA)
    Senhores Políticos e Autoridades, Empresários da Mobilidade urbana.
    Senhor: JACOB BARATA E DE MAIS.
    Não adianta comprar milhões em articulados novos.
    Enquanto não fizerem uma reforma geral decente. E não ficar trampando buracos a vida toda, por mais de 30 anos.
    A Transbrasil também está sendo construída toda errada.
    Eu pergunto aos projetistas e engenheiros e construtores.
    Na altura da fazenda BOTAFOGO.
    Se um BRT vim a quebrar no corredor entre os paredões de concretos com mais de 2 metros de altura, como é vai fazer o translado dos passageiros da calha para o lado direito da pista?
    Porque VIA é de 80 a 90 KM P/ HORA.
    No meu ver todos os passageiros vão morrerem atropelados né.

    QUEM SOU EU ?

    MOTORISTA PROFISSIONAL DE BRT E
    CARRETEIRO (BI-TREM e RODO-TREM)
    DESDE DE 1975

    COM VÁRIOS CURSOS NO SENAI E NO SEST/SENAT NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DA MOBILIDADE URBANA.

    DESENHISTA ARQUITETÔNICO.
    MESTRE DE OBRAS ( SENAI)
    DOSAGEM DE CONCRETO (INT)
    OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS.
    CONHECEDOR DE MEDIÇÕES E TOPOGRAFIA E TERRAPLANAGEM EM GERAL.

    Gostaria de fazer uma crítica geral:

    Porque erram tanto em uma construção?
    Será que não conhecem:
    Nível de prumo e de centro e o aparelho chamado de

    E S T A Ç Ã O

    MEU ENDEREÇO:

    ESTRADA VEREADOR ALCEU DE CARVALHO
    CS: 27 LT: 35 RUA: 02
    CONDOMÍNIO PREMIER
    VARGEM GRANDE
    CEP: 22.785-620
    RIO DE JANEIRO

    CEL: (21) 9.7134:9128 ALOISIO
    9.6854:5715 MÔNICA ( ESPOSA)

  5. Aloísio dos Santos Oliveira disse:

    Bom Dia.
    Gostaria de saber se chegou até voceis o meu comentário?
    Passe um email.
    Confirmando ok
    Se possível uma copia em pdf ok

Deixe uma resposta