Empresa de Jacob Barata vai vender mais 100 ônibus articulados para o BRT, ao vencer licitação nesta sexta (27)
Publicado em: 27 de maio de 2022
Guanabara Diesel (ônibus Mercedes-Benz) foi única empresa que apresentou propostas
ADAMO BAZANI
A Guanabara Diesel (ônibus Mercedes-Benz), do Grupo de Jacob Barata Filho, foi vencedora de mais um lote para fornecer coletivos para o sistema de BRT do Rio de Janeiro, comprados pela prefeitura.
A empresa foi a única a oferecer proposta no pregão desta sexta-feira, 27 de maio de 2022, para a compra pelo poder público de 100 ônibus articulados.
Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, foram dois lotes e o preço final dos 100 articulados foi fechado em R$ 241,8 milhões (R$ 120,9 milhões por cada lote de 50 veículos).
Como mostrou o Diário do Transporte, a Guanabara Diesel já tinha vencido uma licitação anterior de compras de ônibus para o BRT envolvendo 20 ônibus por R$ 42,2 milhões.
Relembre:
A empresa de Jacob Barata também tentou impedir o fornecimento de 71 ônibus padrons da concorrente Volkswagen para o sistema de BRT (Bus Rapid Transit), mas teve o pedido de impugnação ao resultado da licitação negado pela prefeitura.
Relembre:
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que, com a aquisição desta sexta-feira, 27 de maio de 2022, a nova frota para o sistema já totaliza 291 veículos
Na licitação anterior para a aquisição de novos ônibus para o BRT, ocorrida no dia 1º de abril deste ano, a prefeitura recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 novos ônibus, sendo 120 articulados e 71 ônibus modelo padron.
A previsão de entrega dos novos ônibus é dezembro de 2022, no caso dos ônibus padron, e março de 2023, para os articulados.
HISTÓRICO:
A prefeitura do Rio de Janeiro é responsável pelas operações do BRT.
Em 03 de março de 2021, o prefeito Eduardo Paes decretou intervenção do poder público no BRT por seis meses devido a problemas na prestação de serviços pelos concessionários.
Relembre:
Já em 18 de setembro de 2021, Paes prorrogou a intervenção por mais seis meses.
Relembre:
O segundo período de intervenção duraria até março de 2022, mas julgando que os problemas não tinham sido resolvidos e que os consórcios operadores não teriam mais condições de reassumir, a gestão Paes decretou em 17 de fevereiro de 2022 a anulação dos contratos com as empresas de ônibus, sendo a prefeitura responsável pelo sistema BRT.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Paraíba analfabeto mas e inteligentes o maior empresário do Brasil
Até quando esses ratos vai continuar mandando na prefeitura do Rio.
Quase dois milhões e meio por ônibus!!!😱
Como é que o TCM não vê essas merdas?
Tudo articulado para um só concorrente. Isso junto co p prefeito bandos de ladrões vão par Rússia
De um licitação pra outra cada ônibus ficou mais de 300 mil mais caro. Isso que é valorização rápida !
E nós vamos pagando …
Jacob Barata, sócio do cunhado do Min do STF Gilmar Mendes. O mesmo que já foi preso e solto pelo Gilmar. Não era ele que pagava propina para um promotor? 😏
Eu já sabia..Só troca não sabia deste resultado. Quem mandou votar no cara da viga da perimetral.
Só podia ser a família de Jacob barata para ganhar a limitação pois o prefeito e corrupto como está família de ladrão que tem o poder dos ônibus no rio de janeiro que sempre estão impedindo de outras empresas a entrar
Vamos fazer uma lei popular para todos políticos receber um salário mínimo e a diferença ser investido em saúde educação e segurança
Gostaria de compreender porque a Prefeitura do Rio de Janeiro, não fez a licitação para Ônibus Articulado Elétrico, ao invés dos convencionais, afinal o Prefeito Eduardo Paes, foi do alto escalão de uma industria de veiculos eletricos, e isto deveria ser implantado aqui no Rio de Janeiro, modernizando a cidade e fazendo o uso de energia limpa para não poluir mais o ar da nossa cidade…