Grupo WBus reforma ônibus que operou na Zona Sul de São Paulo nos anos 1980

Trabalhos foram feitos para um colecionador da região. Fotos: Divulgação.

Veículo é um monobloco modelo Mercedes-Benz O-365

JESSICA MARQUES

Mais que uma reforma. Um resgate histórico de muitas memórias.

Esse foi o trabalho feito pelo Grupo WBus, que reformou um monobloco de modelo Mercedes-Benz O-365.

O modelo operou na Zona Sul de São Paulo entre os anos 1980 e 1990 pela Viação Cidade Dutra, que atendia pelo nome de Viação Bola Branca na época.

Os trabalhos foram feitos para um colecionador da região.

Segundo a WBus, a reforma foi feita por dois funileiros, dois pintores, dois eletricistas, dois montadores, um alinhador e uma empresa terceirizada na busca do alternador original, rastreabilidade e peças de antiguidade do ônibus.

Além disso, o CEO da WBus, Antonio Eduardo Macedo, acompanhou o processo de perto e colocou a mão na massa na reforma do ônibus.

A busca de peças também não foi fácil. Duas lanternas foram encontradas no Paraná e outra no Espírito Santo, por exemplo.

“Fizemos por amor e pela consideração pelo colecionador que nos pediu. Isso é o amor por ônibus. O ônibus está na veia. E o que nos deixa ainda mais contente ao ver o sorriso de quem ficou satisfeito com o resultado do nosso trabalho”, disse o presidente da WBus, Antonio Eduardo Macedo.

O trabalho foi feito em nove meses pelo Grupo WBus, que atua em vários segmentos como reforma de ônibus, eletrificação para ônibus, caminhão e carro, energia solar, ar-condicionado tanto elétrico como também ar condicionado mecânico, distribuição de peças, manutenção preventiva e corretiva de ônibus urbano e turismo.

Confira as imagens do veículo reformado:

Trabalhos foram feitos para um colecionador da região. Fotos: Divulgação.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Nelson Severino Filho disse:

    Sensacional adoro ÔNIBUS desde pequeno
    .

  2. Anônimo disse:

    Não se esqueça da mixbus q eles q fizeram o trabalho de reforma !! 😬

  3. Gerson Carvalho disse:

    Boa tarde! Ficou top demais!

    Parabéns para os reformadores e para o Grupo WBus!

    Penso eu que este modelo foi um dos “últimos dos moicanos”, que ainda tinha traços e detalhes internos e externos mais clássicos, porém mais moderninhos, já mostrando o que viriam pela frente!

    Uma dúvida: Este carro, exatamente, rodou em São Paulo, ou, a reportagem quis dizer que um modelo similar a este, circulou por aqui?

    Pela placa ele consta como Brasília-DF. Talvez este exemplar acima tenha iniciado suas operações por aqui e posteriormente foi vendido para o DF.

    Abraços!

    GERSON CARVALHO

  4. Paulo disse:

    Parabéns Eduardo e equipe WBus!

  5. Edson Cerqueira Santos disse:

    Nossa! Eu lembro desse modelo de ônibus quando era da antiga empresa CMTC. Ela operava as linhas 351f Vila Sabrina/ JD.vila Formosa. 1156 Praça do Correio/ Vila Sabrina e 701A Pq. Edu Chaves/Vila Madalena.

  6. Gabriel Rodrigues Barbosa disse:

    Uma dúvida… Se esse realmente é um ônibus que rodou na viação cidade Dutra como a placa do veículo está cadastrada em Brasília?

  7. Edu disse:

    Eu vi ele uns tempos atrás na avenida brigadeiro faria lima a noite que maravilha!

  8. Leeembroo…! Usei muito entre Taipas(Shangrilá- terminal Princesa Isabel) até a Praça Princesa Isabel, o bichão voava na Raimundo Pereira Magalhães na descida..LOTADAÇO…era da CMTC vermelhinho…perto de 1990

  9. Dirceu disse:

    Parabéns a equipe que fez esta reforma, SENSACIONAL!, poderia deixar em exposição. Parabéns ao colecionador, poderia até criar um tour pela região remunerado nesta raridade, para os apaixonados por ônibus.
    Abraços a todos e a equipe do Diário do Transporte.

  10. Rodrigo disse:

    Este modelo era da CMTC, a Bola Branca era um modelo quadrado, acho que Marcopolo ou Mafersa. O logo tinha uma bola branca com borda preta.

  11. Ficou novinho, parabéns por resgatar esse guerreiro das ruas de São Paulo, baita busão bonito.

  12. José Eduardo Augusto de Souza Barros disse:

    Que top meu pai vai ficar muito feliz ele trabalhou na CMTC 25 anos vou mostrar pra ele isso é de mais que top top mesmo

  13. José Eduardo Augusto de Souza Barros disse:

    Meu pai vai adorar ver isso ele trabalhou 25 ano na CMTC espetor pavão

  14. Antônio Carneiro disse:

    Parabéns a todos os envolvidos em resgatar parte da história do transporte público da nossa cidade. Que mais projetos como esse sejam realizados valorizando a cultura do transporte público, resgatando memórias e unindo uma galera nostálgica que viajaram nesses ônibus pela cidade assim como eu que andei muito nesse modelo, só que era pela CMTC.
    Parabéns a todos mais uma vez.

  15. Jackson disse:

    A Wbus está de parabéns pelo serviço, mas nao venham falar que este veiculo foi da bola branca que nao foi sim é um modelo igual aos que a empresa teve nos anos 90 e e andei muito neles na 675G…

  16. Leandro Schneider disse:

    Maravilhoso coisa linda, Parabéns trabalho magnífico que vcs fazem…

  17. Elias Souza Santos disse:

    Esse modelo fez sucesso em São Paulo várias vezes eu andei nesse modelo desse busão saindo da praça Ramos para o parque continental a linha era da viação Gato preto bons tempos que podia dar um rolê em sp de boa hoje não tenho essa coragem.e sou motorista de caminhão também já trabalhei em empresa de ônibus aqui em Carapicuíba aonde eu moro os chapéus de bico da antiga falava muito bem desse 365 monobloco carro macio uma delícia de trabalhar os carros de hoje não chega perto desse antigao!

  18. Alexandre Oliveira disse:

    Olá, realmente a restauração ficou muito boa, pena que a história e inverídica, pois esse ônibus foi adquirido pelo Governo Federal e fazia o transporte de passageiros na Esplanada dos Ministérios, portanto, não tem como ele ter rodado nas linhas nós anos citados.
    Após ser leiloado pelo Governo, final dos anos 2000, pode ter cido adquirido pela empresa bola Branca. Mas entre os anos 1980 e 1990, ele não fez linhas em Sp.

  19. Jão disse:

    Esse ônibus ele comprou montado aqui em Brasília, única coisa que ele fez foi pintar pois o mesmo era Branco.

  20. MAURICIO EVANGELHO DA CONCEICAO disse:

    Essa modelo pertenceu a vila São José mas essa linha não 6030 e da faculdade osec e não são José
    A linhas do vila São José 6026.637j.5632

  21. Luis Carlos Mendes disse:

    Por acaso vcs não teriam fotos de ônibus da antiga Viação Útil?

Deixe uma resposta