Usuários revoltados realizam quebra-quebra em noite de problemas da Linha 9 -Esmeralda

No final da tarde desta quinta (19), linha passou a ter problemas. Foto: Reprodução.

Linha teve defeito e ViaMobilidade informava em aplicativo oficial que tudo estava normal

ADAMO BAZANI
Colaborou Jessica Marques

A noite foi difícil para o passageiro da Linha 9-Esmeralda, concedida para a ViaMobilidade.

No final da tarde desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, linha passou a ter problemas.

Os trens superlotados não seguiam viagem.

Usuários desceram na via e caminharam nos trilhos.

As partidas atrasaram e o clima foi de revolta.

Imagens em redes sociais mostram um quebra-quebra na estação Grajaú.

A revolta, além dos problemas, tinha relação com a falta de informações pela concessionária ViaMobilidade.

Em todo o período de caos, o aplicativo e o site da ViaMobilidade diziam que as operações estavam normais.

Mas não era verdade.

Por meio de nota, a concessionária relacionou os problemas à lotação:

“Devido ao grande fluxo de passageiros na Estação Santo Amaro da Linha 9-Esmeralda, os trens apresentam dificuldade em fechar as portas, o que pode ocasionar maior tempo de parada nas plataformas. Por conta da lotação na plataforma, alguns passageiros desceram na via. A concessionária orientou que retornem, alertando sobre os riscos. A ViaMobilidade reforça a orientação aos passageiros para não impedir o fechamento das portas e, na impossibilidade de embarcar, aguardar a próxima composição”.

Desde quando a ViaMobilidade assumiu as operações em 27 de janeiro de 2022, as linhas 8 e 9 tiveram acréscimo no número de problemas, inclusive com uma batida de uma trem contra uma plataforma da estação Júlio Prestes em 10 de março de 2022,  na linha 8.

Enquanto ocorria o caos na linha 9 nesta quinta-feira, o MP tomava os depoimentos do presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini e o diretor de Operações e Manutenção da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Luiz Eduardo Argenton, para entender os motivos pelos quais as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda têm apresentado tantos problemas desde o início da concessão.

O que chamou a atenção dos promotores foram as várias divergências entre as informações da estatal e da concessionária, por isso o MP deve chamar nos próximos dias o presidente da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Paulo Shibuya.

Veja mais em:

CPTM e ViaMobilidade divergem em depoimento e MP vai chamar gestor de contrato pela STM

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Terror mesmo entregar uma empresa do estado para uma iniciativa privada, sem tino prá coisa. Certas pessoas pediam a privatização…o que não concordo….mas……

  2. Celso ricardo disse:

    Muito estranho começa dar problemas quando a viamobili assume ou seja tira o poder das máfias do transporte públicos????

  3. Paulo disse:

    Investiguem o tempo entre trens, porquê na linha 5 aumentaram o tempo para otimizar a viagem. Iniciativa privada é isso, só lucro.

  4. Paulo disse:

    A máfia é a viamobilidade, vc sabia que o estado paga 6 reais por passageiro enquanto cobra 4,40?
    Dinheiro a vontade para a iniciativa privada, aí é fácil.

  5. John disse:

    É lamentavel o que esta acontecendo com as linhas 8/9 , estamos sem condução para ir e vir esta Via Mobile acabou com a nossa condução. só problemas todos os dias

  6. vagligeiro disse:

    Celso Ricardo, que eu saiba a CCR Via Mobilidade tem participação do Grupo Ruas…

  7. Nelson Ricardo Costa Silva disse:

    Sou usuário da linha 9 esmeralda Osasco – Grajaú.
    Gostaria de relata os problemas que vejo nessa linha desde que a via mobilidade assumiu. Toda semana é uma história diferente Falta de energia, chuva e acentos imundos. Os funcionários diz que está tudo normal mas, quando na verdade, nem eles sabem o que acontece para nos informar. Ontem dia 19/05/2022 às 19:00 estava indo para o trabalho e todas estações estavam todas lotadas e com o trem fazendo maior tempo de espera. Via mobilidade reveja suas ações e tenha mais respeito por nós, usuários temos compromissos e responsabilidades, dependemos e muito desse transporte. QUANDO ERA NA GESTÃO DA CPTM NÃO ERA O MELHOR DOS MUNDOS MAS, TINHAM QUE SE ESFORÇAR MUITO PARA CHEGAR NO NÍVEL QUE ESTA HOJE.

  8. Wagner Estevão disse:

    Nem bichos são assim vem da pqp destroir SP

  9. Edison Vasconcelos disse:

    Olha a verdade é que o governador doriana aplicou um estelionato em cima da via mobilidade ou seja as linhas 8 e 9 tinham a maioria dos trens novos,acontece que aí resolveu privatizar estás linhas ao passar para a atual gestão vó que fizeram pegaram todos trens sucateados de outras linhas que faziam a região da zona leste e Francisco Morato pegaram todos estes trens sem manutenção e trocaram pelos novos da linha 8/9 antes de passarem em definitivo para a concessionária nova aí estás sucatas sem manutenção estão dando tidos estes problemas aí meu ver está concessionária pegou está bomba e ficou quieta não reclamou,pois deveriam bater levado ao conhecimento do público e das autoridades competentes imediatamente pegou num dia e denunciasse no outro dia para as autoridades,depois de muito tempo que talvez fez alguma denuncia não sei e aí a população que é quê está sofrendo diariamente com todos estes balaio de gatos e atrasos diários também,,portas que não abrem , chove dentro,luzes que não acendem parece que você está entrando numa boate trens com mais de dês minutos de intervalo no sentido de Itapevi,super lotação aí vem os idiotas governantes e a mídia pedindo para a população não fazer aglomeração,como se eles são os responsáveis por está situação, pois pois é muito lamentável está situação,o povo é que se dane eles estão levando o nosso dinheiro pois não é de graça a passagem ,se as autoridades competentes não solucionar os problemas rapidamente vai haver tragédia e das grandes,ahh ia me esquecendo em pouco mais de um mês acidente trem batendo no terminal Júlio Prestes,trem pegando fogo 🔥 em Itapevi trem descarrilhado antes de Itapevi portas se abrindo no sentido contrário da estação e aí vai,as autoridades estão esperando acontecer uma tragédia anunciada para acontecer e aí como é que fica.

  10. Igor Felipe disse:

    Povo meio sem noção também, eu acho! O negócio já tá ruim e vão quebrar … Devolve pra CPTM coroy

  11. Rafael Amaragi disse:

    A última empresa a prestar manutenção nas composição deixaram os trens sucateados e agora jogaram os resto em cima da próxima empresa e cobra dela responsabilidade que não é dela.

  12. Joao Araujo disse:

    Essa CPTM sempre foi e sempre será uma Vergonha, há 09 Anos atrás Eu Trabalhava no Shopping Villas Lobos, entrava às 12:00hs pra sair às 20:00, Moro no Capão Redondo, aos Sábados Eu tinha que sair de Casa às 09:00hs da Manhã e pegar esse Trem da Linhá “Grajau&Osasco e Vice e Versa, quantas vezes cheguei atrasado no Serviço porque aos Sábados e Domingos sempre teve Manutencao nessa Lunha, isso faz 09 Anos atrás e eles não tomaram vergonha c/ isso, falta de Respeito c/ os Passageiros, ainda por cima mandaram as Equipes de Manutencao da Noite/Madrugada embora, e eles ganhando Dinheiro a Vontade e nós Passaleiros tomando Onde não bate Sol.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading