People Mover (aeromóvel) de Guarulhos estará em pleno funcionamento no 1º semestre de 2024 ; obras e trens terão isenção de ICMS, diz Doria
Publicado em: 22 de fevereiro de 2022

Capacidade será de 50 mil passageiros e trajeto será feito em seis minutos
ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA
O governador de São Paulo, João Doria, disse na tarde desta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, que no primeiro semestre de 2024 estará em pleno funcionamento o people mover (aeromóvel) que vai ligar o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, até a linha 13 Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
O sistema de transportes, que possui semelhanças com um monotrilho, terá embarque gratuito e quatro pontos de parada: a estação da linha 13 da CPTM e os terminais 1,2 e 3 de passageiros. A operação será 24 horas por dia.
De acordo com Doria, a ligação será feita em seis minutos e a capacidade será de quatro mil passageiros por hora, quase 50 mil por dia
Dentro dos trens haverá painéis com os horários dos voos.
O investimento da GRU Airport será de R$ 272 milhões por meio de um programa de abatimento do valor da outorga do aeroporto.
O governador disse ainda que será concedida isenção total do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) tanto para as obras como para a produção dos trens.
O trajeto vai ter 2.731 metros de extensão, sendo operado por três veículos para 200 passageiros cada.
Os veículos terão espaço para acomodar bagagens, equipados com ar-condicionado, wi-fi, som ambiente e painel de informações conectado ao aeroporto.
Um grupo de empresas assinou o empreendimento, formando o Consórcio AEROGRU. Participam Aerom, HTB, FBS e TSINFRA, com seus parceiros estratégicos Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer e Marcopolo Rail. Segundo a concessionária do terminal aeroportuário, o APM contará com tecnologia brasileira.
LINHA 13 ATÉ BARRA FUNDA:
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, reafirmou os planos para levar a linha 13-Jade até a estação da Barra Funda, na zona Oeste.
“Quando o TIC (Trem Intercidades) estiver pronto e, assim, interligado com a rede de trilhos da Grande São Paulo e com a linha 13-Jade até a Barra Funda, quem está nas regiões de Campinas e Jundiaí vai ter acesso ao aeroporto” – disse.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Comentários