Ônibus do transporte coletivo de São Luís voltam a circular neste sábado (19)
Publicado em: 19 de fevereiro de 2022

Informação é do prefeito Eduardo Braide, que postou vídeo no Facebook mostrando a saída da garagem
ALEXANDRE PELEGI
Os ônibus do transporte coletivo de São Luís, no Maranhão, voltaram às ruas na tarde deste sábado, 19 de fevereiro de 2022.
A informação é do prefeito da capital maranhense, Eduardo Braide, que postou em sua página no Facebook um vídeo mostrando os ônibus deixando a garagem.
Com a frase “ônibus começam a circular na cidade”, a postagem do prefeito mostra que os rodoviários começaram a atender à determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA) após quatro dias de greve.
O TRT determinou que a Prefeitura e o SET, o sindicato das empresas, colocassem o transporte em funcionamento regular em 48 horas.
Para garantir o retorno às ruas, a prefeitura utilizou a Guarda Municipal de São Luís (GMSL) e agentes de trânsito.
O retorno do transporte coletivo fora garantido em nota da prefeitura hoje mais cedo:
“O Município de São Luís cumprirá a decisão da Justiça do Trabalho, no sentido de providenciar o funcionamento do transporte público na capital, colocando de imediato a guarda municipal e os agentes de trânsito nas garagens das empresas para assegurar o livre acesso aos postos de trabalho, no sentido de permitir com que os ônibus retornem às ruas”.
Também neste sábado o SET – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros publicou um anúncio oferecendo empregos para motoristas para contratação em caráter emergencial.
Os funcionários das empresas de ônibus entraram em greve por reajuste de 15% no salário, vale-alimentação de R$ 800, regularização de direitos em atraso e para a manutenção do cargo de cobrador nos veículos. Eles rejeitaram a proposta patronal de um aumento em 5%.
PRISÃO PARA SINDICALISTAS
Como mostrou o Diário do Transporte, nesta sexta-feira (18) a desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 16ª Região (Maranhão) determinou a prisão de dirigentes – Sttrema (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão) pelo descumprimento de ordens judiciais sobre frota mínima, multas e disponibilização dos serviços mínimos exigidos por lei durante a greve de ônibus em São Luís e região.
No primeiro dia de paralisação, em 16 de fevereiro de 2022, a magistrada já havia decretado a ilegalidade e a abusividade da greve, determinando que fosse cumprida decisão já preferida anteriormente de colocação nas ruas de ao menos 80% da frota de ônibus.
Relembre:
Greve de ônibus em São Luís: Justiça decreta prisão de dirigentes de sindicato dos motoristas
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Comentários