Procon-SP notifica Via Mobilidade por interrupção de serviços na linha 9-Esmeralda

Concessionária tem até sexta-feira (18) para responder

ADAMO BAZANI

O Procon de São Paulo informou nesta terça-feira, 15 de fevereiro de 2022, que notificou a ViaMobilidade 8 e 9, concessionária das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, sobre a interrupção de parte da linha 9 nesta segunda-feira (14).

Como mostrou o Diário do Transporte, a linha apresentou problemas relacionados ao sistema de energia elétrica por cerca de 14 horas seguidas, das quais, em torno de 10 horas teve interrupção no trecho entre as estações Grajaú e Jurubatuba.

O atendimento foi feito por ônibus da Operação PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência). No domingo (13), foram ao menos dois momentos com problemas.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/14/linha-9-esmeralda-entra-em-processo-de-normalizacao-apos-quase-14-horas-seguidas-com-problemas/

O Procon, por meio de nota, informou que a ViaMoblidade terá de responder questionamentos como o número de usuários transportados, histórico de ocorrências em outras concessões, como das linhas 4 e 5 de metrô, quais medidas toma para evitar interrupções de serviços e como tem sido a comunicação para o passageiro.

A concessionária tem até sexta-feira (18) para responder.

Veja nota na íntegra:

 O Procon-SP notificou a concessionária Via Mobilidade – responsável pela operação e manutenção das Linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – pedindo explicações sobre os problemas ocorridos nessas linhas ontem (14/2). De acordo com notícias, uma falha elétrica interrompeu a circulação de trens, lotou plataformas e levou passageiros a andar pelos trilhos.

A Via Mobilidade deverá informar quantas interrupções ocorreram nos anos de 2020, 2021 e 2022 nas linhas que administra; quais linhas foram afetadas; quais providências foram tomadas e em quanto tempo os serviços foram normalizados.

O Procon-SP pediu também que a Via Mobilidade informe quantos passageiros são transportados em média, por dia, nas linhas que administra; quantos passageiros podem ser atendidos pelo sistema Paese (opção de transporte a passageiros dos sistemas por ônibus e metroferroviário quando estes apresentam alguma interrupção na operação) a cada acionamento e quais medidas vem adotando para evitar problemas de interrupção nos serviços de transporte ofertados à população

Comunicação com os passageiros

O Procon-SP quer que a empresa explique como se dá a comunicação à população quando ocorrem problemas com os serviços e por quais canais os passageiros podem acompanhar em tempo real, as providências adotadas e eventual previsão de restabelecimento dos serviços.

O Diário do Transporte também noticiou que a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) informou que vai cobrar da concessionária explicações e que, de acordo com o contrato, a multa por interrupção de serviços pode chegar a R$ 4 milhões dependendo das causas e do tempo de paralisação das operações.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/14/multa-a-viamobilidade-por-interrupcao-de-servico-das-linhas-8-e-9-pode-chegar-a-r-4-milhoes-diz-stm/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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