Linha 9-Esmeralda entra em processo de “normalização” após quase 14 horas seguidas com problemas
Publicado em: 14 de fevereiro de 2022

Trecho chegou a ser paralisado e passageiros foram atendidos pelos ônibus da Operação PAESE
ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA
A linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, começou a entrar em processo de normalização por volta de 17h30 desta segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022, após quase 14 horas seguidas de problemas.
A informação é da concessionária ViaMobilidade.
O Diário do Transporte perguntou ainda na manhã à STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) quais as providências a serem tomadas quanto ao problema e à concessionária. Segundo a pasta, a multa pode chegar a R$ 4 milhões
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) fiscaliza e monitora os serviços prestados pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. Em caso de interrupção total do serviço, é necessária a apuração dos fatos e, se confirmado, a aplicação das penalidades previstas em contrato.
De acordo com o contrato assinado pela concessionária, a multa pela interrupção total do serviço é em torno de 4 milhões, dependendo do intervalo de parada da linha. A porcentagem de aplicação do valor da multa varia de acordo com o tempo de paralisação, sendo de 30 a 60 minutos 25%, de 60 a 120 minutos 50% e, acima de 120 minutos, 100%.
Durante a maior parte do dia, o trecho entre as estações Grajaú e Jurubatuba ficou interrompida, com os usuários utilizando ônibus do PAESE.
Em nota a ViaMobilidade informou que por volta das 16h30 as estações foram abertas, ainda com os passageiros contando com os coletivos como alternativa para completar o trajeto.
O reinício das operações ainda se deu com velocidade reduzida.
Leia abaixo na íntegra a nota da concessionária enviada ao site.
“A ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, informa que, às 16h30, foram reabertas as estações Autódromo, Grajaú, Interlagos e Jurubatuba da Linha 9-Esmeralda. Neste momento, a linha opera em via singela entre Jurubatuba e Autódromo, resultando em maior intervalo e tempo de parada entre as estações Jurubatuba e Grajaú. Operação PAESE será mantida neste trecho para reforço na prestação de serviço.”
No domingo (13), também houve problemas para o passageiro na linha 9.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte
Privatiza tudo Doria, não se esqueça, de graça é mais seguro do que preço de banana