Seguranças das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, em São Paulo, passam a usar câmeras a partir desta segunda (14)
Publicado em: 10 de fevereiro de 2022

Objetivo das concessionárias é aumentar a transparência na atuação destes profissionais
WILLIAN MOREIRA
As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, operadoras das linhas 4-Amarela e 5-Lilás respectivamente, apresentam na próxima segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022, as chamadas “bodycams”, que são câmeras acopladas ao corpo dos funcionários da Segurança.
Os equipamentos são similares aos já em uso pelos agentes de segurança do Metrô de São Paulo. O objetivo é ampliar a transparência nas relações entre os passageiros e funcionários.
Segundo as empresas, que pertencem ao Grupo CCR, nas duas linhas pelo menos dois agentes em cada estação vão contar com o dispositivo, orientados a manter as câmeras sempre em stand by, para serem ligadas assim que forem realizar uma abordagem.
Pontos espalhados nas linhas estarão à disposição para o descarregamento das imagens gravadas, que passam então a ser armazenadas seguindo as regras de sigilo e privacidade dos dados.
“A chegada das bodycams às concessionárias mostra a preocupação e o respeito que a ViaQuatro e a ViaMobilidade têm para com seus passageiros e colaboradores”, diz o diretor das concessionárias, Maurício Dimitrov, em nota divulgada para a imprensa.
No mesmo dia em que serão apresentadas, as câmeras já serão usadas pelos agentes.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte
Comentários