Maricá (RJ) será primeira cidade do Brasil a fabricar ônibus híbridos
Publicado em: 7 de fevereiro de 2022

Projeto será realizado em parceria com a UFRJ; protótipo está previsto para o primeiro semestre de 2022
JESSICA MARQUES
A Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro, informou que a cidade será a primeira do Brasil a fabricar ônibus híbridos.
O projeto será realizado em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Em nota, a Prefeitura informou que o objetivo é ser referência na utilização dos veículos que irá renovar a frota dos ônibus tarifa zero, conhecidos como “vermelhinhos”, que circularão sem emissão de carbono.
Desta forma, o projeto trará para a cidade três tipos de transporte coletivo elétrico híbridos: ônibus de hidrogênio, de etanol e puramente elétrico.
O desenvolvimento é realizado Coppe/UFRJ, por meio de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o ICTIM (Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá) e a EPT (Empresa Pública de Transportes).
ROYALTIES
Segundo a Prefeitura, o projeto vai permitir que Maricá tenha participação intelectual na tecnologia, o que resultará no recebimento de royalties da patente dos ônibus, que serão produzidos em linha de montagem instalada no próprio município.
“O desenvolvimento dos ônibus é um marco importante na construção de uma Maricá do presente que dialoga com perspectivas de futuro. Isso garante novas oportunidades para a cidade e reforça as políticas de mobilidade urbana inovadoras, que vem sendo a marca do município ao longo da última década”, disse o prefeito Fabiano Horta, em nota.
PREVISÃO DE OPERAÇÃO
Ainda de acordo com a Prefeitura, a previsão é de que ainda no primeiro semestre de 2022 um protótipo do Vermelhinho Sustentável já esteja circulando pelas ruas de Maricá.
Após a fase de testes, que se estenderá por 24 meses, a cidade fará a escolha por uma ou mais das três tecnologias em experiência, avançando no processo de descarbonização da frota municipal.
“Vamos aproveitar as possibilidades que temos com os recursos dos royalties do petróleo para pensarmos no momento posterior, tanto no aspecto ambiental como econômico. Buscamos diversificar a economia local e criar arranjos produtivos com novas tecnologias, gerando emprego e renda independentes de variações do petróleo. Os ônibus híbridos são a porta de entrada para essa política de estudos, produção de matéria prima e industrialização”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, em nota.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Estranho essa manchete, a Eletra de São Bernado/SP fabrica ônibus hibridos. Fora que já teve experiências de outras fabricantes de carrocerias e chassis Brasil a fora.
Como vamos ter fábrica de ônibus em Maricá se não temos saneamento básico?
Aonde vai despejar o esgoto no solo.
Prefiro pagar o Nossa Senhora do Amparo a andar no vermelhinho fedorento e sujo. Lotado até a boca.
Ônibus grátis é uma boa opção de mobilidade para os moradores, mas deveria ter um certo controle para a utilização do mesmo, do jeito que está há muita baderna nos coletivos, desocupados entram no ônibus para tocar terror .
Deveriam criar um cadastro para se criar um cartão específico (tipo RioCard) para ser usado nestes ônibus, assim os moradores poderiam usar os mesmos com mais segurança e dificultaria a entrada de vândalos nos mesmos.
Bom dia gostaria de saber como se candidatar
Parabéns, por essa é mais uma iniciativa . Sou morador do Rio e lamento na época o comentário do atual prefeito Eduardo País. Senhor prefeito do Rio, marica está sempre na sua frente…
Marcos cardoso.
Parabenizo a prefeitura de Márica pela iniciativa.
Muito bom ,assim acaba com esse aluguel que a prefeitura paga amparo,pelo vermelhinhos.E investe na saúde que está pessima