Volvo anuncia renovação de ciclo de investimentos no Brasil para R$ 1,5 bilhão até 2025
Publicado em: 2 de fevereiro de 2022

Recursos são voltados a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços no país
JESSICA MARQUES
O Grupo Volvo América Latina informou em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022, que vai renovar o ciclo de investimentos no Brasil.
Ao todo, a empresa vai investir R$ 1,5 bilhão nas operações no país no período de 2022/2025.
Segundo a fabricante, os recursos são voltados principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
“Nós estamos fazendo um aporte estendendo aquele ciclo que ia até 2022. Nós vamos agora até 2025. O que falta daquele ciclo é a conclusão dos motores Euro 6, que é uma pequena parcela desse R$ 1,5 bilhão. Inclusive, nós começamos o desenvolvimento desses motores há três anos e esse é o último ano. Resta 25% do desenvolvimento dos motores Euro 6 e o restante são novos investimentos”, explicou o presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann.
EXPORTAÇÕES
A Volvo informou ainda que teve uma alta nas exportações de ônibus em 2021. Ao todo, a fabricante entregou 1.080 chassis urbanos e rodoviários, pesados e semipesados.
Deste total, 368 veículos foram emplacados no Brasil. Os 712 ônibus restantes foram para toda a região hispânica da América Latina e vários países da África.
Assim, em 2021, 66% dos negócios de ônibus foram para fora do Brasil.
AMÉRICA LATINA
Os principais mercados hispânicos da América Latina também continuaram sentindo os entraves da pandemia, com limitação no número de passageiros transportados e impacto direto na renovação das frotas de ônibus.
A Volvo registrou 102 entregas na Colômbia, 83 no Peru, 101 no Chile e 99 chassis divididos nos demais países da região. Ao todo, as entregas na região totalizaram 385 veículos.
ÁFRICA E MÉXICO
Para o continente africano, foram 340 unidades para países como Camarões, Costa do Marfim, Burkina Fasso e Gana. Para o México houve exportação de 87 chassis.
MERCADO BRASILEIRO
A Volvo ressalta que, em 2021, o mercado brasileiro de ônibus continuou sob impacto das limitações de deslocamento e viagens provocadas pela pandemia, seja no segmento urbano, seja no rodoviário.
Considerando este cenário, o maior número de vendas foi no segmento de fretamento, com 177 chassis emplacados.
As entregas somaram ainda 128 chassis urbanos e 63 rodoviários, totalizando os 368 ônibus Volvo emplacados no Brasil em 2021.
NOVOS PRODUTOS
Em 2021, a marca lançou chassis B450R+ e B420R+, com nova geração da caixa I-Shift, tecnologia da Aceleração Inteligente, que reduz em até 5% o consumo de combustível, além de aprimoramentos no SSA – Sistema de Segurança Ativa Volvo, que reúne tecnologias que ajudam a evitar acidentes.
Outro destaque foi o lançamento do serviço de ônibus por assinatura, uma nova modalidade financeira para os operadores de ônibus rodoviários, que podem colocar os veículos na estrada sem qualquer investimento inicial, pagando apenas uma parcela mensal.
Relembre:
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ELETROMOBILIDADE
Em 2021, a Volvo também ingressou na aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator” (Aceleração para uso de ônibus zero emissões), uma iniciativa entre várias instituições para impulsionar a implantação de ônibus cada vez mais limpos na América Latina.
Relembre:
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Como primeiro passo, em janeiro de 2022 a marca deu início a testes com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Ainda neste primeiro semestre, há programação de testes com o mesmo veículo em Bogotá, Colômbia.
Entretanto, segundo o presidente da Volvo Buses Latin America, Fabiano Todeschini, ainda não há previsão de chegada do ônibus elétrico ao Brasil.
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Jessica Marques para o Diário do Transporte
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