Prefeitura de SP transfere administração de áreas municipais de terminais de ônibus à SMT para efetivar processo de concessão
Publicado em: 29 de janeiro de 2022

Atos da CGPATRI – Coordenadoria de Gestão do Patrimônio, órgão da Secretaria Executiva de Gestão, envolvem terminais da Casa Verde, Guarapiranga e Sacomã
ALEXANDRE PELEGI
A Coordenadoria de Gestão do Patrimônio – CGPATRI, órgão da Secretaria Executiva de Gestão da prefeitura municipal de São Paulo, publicou no Diário Oficial deste sábado, 29 de janeiro de 2022, a transferência da administração de áreas municipais onde estão localizados quatro terminais de ônibus para a SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.
Em três dos casos o objetivo é possibilitar o projeto de concessão dos espaços, por meio de parceria público-privada. Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura já licitou com sucesso dois dos três lotes de terminais. A primeira fase do certame ocorreu em 15 de outubro de 2021.
As áreas são os seguintes:
Terminal de Ônibus Casa Verde = área localizada na Rua Baia Formosa 80, entre a Av. Engenheiro Caetano Álvares e a Rua Dias de Oliveira, com 2.135,36m².
Este Terminal pertence ao Lote Noroeste da licitação, homologado para a Socicam;
Terminal de Ônibus Guarapiranga = área situada na Estrada M’Boi Mirim, Rua Antônio Aranha, Rua José Barros Magaldi e Rua Guilherme Valente – Jardim das Flores, com 13.760,54m².
Este Terminal pertence ao Lote Sul da licitação, vencido pela Egypt;
Terminal de Ônibus Sacomã = área municipal situada na Rua Bom Pastor, nº 3.000 – Sacomã, com 16.685,17m², de formato irregular.
Este Terminal pertence ao Lote Leste da licitação, cuja licitação fracassou.
A outra área transferida à SMT refere-se ao Terminal Itaquera, e objetivo da cessão da administração à SMT é para a regularização da instalação de Terminal de Ônibus Itaquera.
LICITAÇÃO DOS TERMINAIS
Na modalidade Parceria Público-Privada (PPP), a concessão transfere para a iniciativa privada a administração, manutenção, conservação e exploração comercial, além da requalificação, dos Terminais de Ônibus vinculados ao sistema de transporte coletivo urbano de passageiros na cidade.
Os Terminais vinculados ao Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros na cidade de São Paulo foram divididos em três Blocos para o certame:
a) BLOCO NOROESTE – Socicam (resultado homologado e adjudicado): correspondente aos TERMINAIS Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Pinheiros, Pirituba, Princesa Isabel e Vila Nova Cachoeirinha, bem como os PONTOS DE PARADA;
b) BLOCO SUL (Egypt declarada vencedora, mas ainda não homologada): correspondente aos TERMINAIS Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha; e
c) BLOCO LESTE (concessão fracassou): correspondente aos TERMINAIS Antônio Estevão de Carvalho, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Itaquera II, Mercado, Parque Dom Pedro II, Penha, Sacomã, São Miguel, Sapopemba, Vila Carrão e Vila Prudente, bem como as ESTAÇÕES DO EXPRESSO TIRADENTES.
Relembre:
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Comentários