Goiânia implementa pagamento com cartão de crédito e débito no transporte coletivo

Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, realizou a viagem inaugural saindo do ponto de ônibus do Paço Municipal às 8h e seguiu até o Cais Amendoeiras. Foto: Jackson Rodrigues / Prefeitura de Goiânia.

Novidade foi lançada nesta quinta (09) pela Prefeitura, junto à CMTC e RedeMob

JESSICA MARQUES

Os passageiros que utilizam a RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo), em Goiânia, agora já podem pagar a passagem de ônibus diretamente com o cartão de crédito ou débito.

A novidade foi lançada nesta quinta-feira, 09 de dezembro de 2021 pela Prefeitura, junto à CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos) e à RedeMob.

Para utilizar o recurso, não será necessário fazer qualquer tipo de cadastro.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, realizou a viagem inaugural saindo do ponto de ônibus do Paço Municipal às 8h e seguiu até o Cais Amendoeiras.

ATRAIR PASSAGEIROS

Em nota, o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, explicou que este é mais um passo para a melhoria no transporte coletivo.

Segundo ele, a facilidade de pagamento que o usuário terá com essa nova modalidade será uma forma atrativa para aqueles que muitas vezes deixam de usar o transporte público pela dificuldade em obter a passagem.

Conforme já noticiado pelo Diário do Transporte, a evolução da vacinação contra covid-19, a alta nos preços da gasolina e dos aplicativos de transporte individual impulsionaram a demanda por ônibus na Região Metropolitana de Goiânia.

Relembre:

Vacinação, preço da gasolina e dos aplicativos impulsiona demanda por ônibus da Grande Goiânia

Em meio a este cenário, especialistas em mobilidade apontam que o transporte coletivo está em meio a um cenário favorável para a implementação de estratégias que possam atrair usuários.

Leia também:

Com alta no preço dos combustíveis, transporte coletivo está ‘com a faca e o queijo na mão’ para atrair usuários, diz especialista

COMO FUNCIONA O RECURSO

Ao apresentarem o cartão nos validadores do Novo Sitpass, os usuários que possuem cartões das bandeiras VISA, MASTERCARD e ELO poderão acessar a catraca dos ônibus ou terminais e pagar diretamente via crédito ou débito.

Assim, basta aproximar o cartão bancário no validador do novo sistema de bilhetagem que a catraca será liberada.

Confira as orientações divulgadas pela Prefeitura:

– A escolha pelo pagamento em crédito ou débito é definida pelo banco de origem do cliente e emissor do cartão. É ele quem define se o pagamento prioritário será feito por uma das duas formas. Não é possível fazer esta escolha no momento do acesso ao sistema.

– Um mesmo cartão poderá ser utilizado como novo meio de pagamento de acesso ao serviço no mesmo ônibus por, no máximo, duas vezes consecutivas num intervalo de uma hora.

– Caso o cliente aproxime do validador uma carteira ou bolsa com um cartão bancário da modalidade SEM CONTATO, junto com o cartão Sitpass, o débito poderá ser realizado nos dois cartões. Portanto, é orientado que o cartão a ser usado, sempre esteja na mão ao ser apresentado ao validador e não dentro de carteira ou bolsa para não haver risco de duplicidade de pagamento.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. LAERCIO MACHADO DE SOUSA VIEIRA disse:

    Tomara que isso venha para salvador-ba, facilidade é o que fala!

Deixe uma resposta