Bilhetes de QR Code do TOP, impressos sem pagamento, vão ser periciados pelo IC e IML

De acordo com SSP – Secretaria de Segurança Pública, suspeita presa é operadora de telemarketing; É o segundo caso de fraude investigada no TOP

ADAMO BAZANI

Os cerca de 40 bilhetes do tipo QR Code do TOP, nova bilhetagem eletrônica dos transportes metropolitanos de São Paulo, apreendidos nessa terça-feira, 30 de novembro de 2021, com uma mulher de 24 anos que tentava vendê-los em Mauá, na Grande São Paulo, foram impressos sem o pagamento.

A informação é da SSP (Secretaria de Segurança Pública) ao Diário do Transporte que pediu mais detalhes sobre a ocorrência.

A bilhetagem TOP é usada em ônibus intermunicipais metropolitanos do sistema EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e na rede de trilhos: metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Segundo a pasta, por meio de nota, a prisão foi feita por policiais civis, que também apreenderam com a suspeita um cartão bancário.

A mulher foi indiciada por estelionato. Os bilhetes serão periciados pelo IC (Instituto de Criminalística) e IML (Instituto Médico Legal).

Veja a nota da SSP na íntegra:

Uma operadora de telemarketing, de 24 anos, foi presa em flagrante por estelionato, na manhã de terça-feira (30/11), por volta das 11h, na Avenida Brasil, no Parque das Américas, em Mauá.

Policiais civis atenderam a ocorrência e localizaram a autora – ela havia acabado de imprimir 40 bilhetes de transporte sem ter efetuado o pagamento de nenhum deles.

Os tickets e um cartão bancário foram apreendidos. O caso foi registrado pelo 1º Distrito Policial do município, que requisitou perícia aos institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC).

Já o é o segundo caso de investigação de fraude da nova bilhetagem eletrônica lançada pelo governador João Doria para os transportes metropolitanos: ônibus EMTU, Metrô e CPTM.

Como mostrou o Diário do Transporte, um suspeito foi detido em 21 de novembro de 2021 nas proximidades da estação Mauá da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A Polícia Civil obteve informações de que golpistas estariam nas máquinas de QR Code do TOP nas estações de CPTM e Metrô e terminais de ônibus fazendo um procedimento que permite a impressão dos códigos com o cancelamento da compra posteriormente, ou seja, conseguem imprimir, mas não pagam nada.

Segundo a Polícia, diversos destes bilhetes passaram normalmente nas catracas.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/25/policia-identifica-esquema-de-fraude-com-o-qr-code-do-top-dos-transportes-metropolitanos-de-sao-paulo/

SALDO DO BOM COM O GOVERNO E EMPRESAS DE TRANSPORTES

Ministério Público que questionou a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) sobre os saldos residuais que vão sobrar no Cartão BOM, que será descontinuado, e não poderão ser transferidos para o TOP, novo cartão dos ônibus do sistema EMTU e nos trilhos: CPTM e Metrô.

O promotor da Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital Paulista, Luiz Ambra Neto, instaurou um PPIC (Procedimento Preparatório de Inquérito Civil) com uma série de questionamentos sobre a mudança de cartões, em especial sobre o saldo residual que cada BOM pode ter e não será transferido para o TOP e nem será usado nos ônibus e trens, apesar de serem valores já pagos pelos passageiros.

A partir de janeiro de 2022, o Cartão BOM não poderá ser mais carregado, o saldo pode ser usado até o final. Entretanto, como não haverá transferência de saldo do BOM para o TOP, as sobras que ficarem no BOM e não forem suficientes para pagar uma passagem inteira poderão ser perdidas pelos passageiros, ficando nos bolsos do Governo do Estado de São Paulo e com as operadoras dos sistemas de trilhos e de ônibus. Na prática, é quase impossível zerar o Cartão BOM em muitos casos.

Em cada cartão, devem sobrar valores baixos, entre alguns centavos e R$ 4, R$ 5. Mas somados todos os milhões de cartões BOM que existem, os valores serão milionários.

Tudo dinheiro já pago diretamente pelo passageiro na modalidade Comum do BOM ou pelo empregador que comprou o Vale-Transporte do funcionário.

Ouça e entrevista em:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/26/entrevista-mp-entra-no-caso-da-mudanca-do-bom-para-o-top-e-cobra-da-gestao-doria-explicacoes-sobre-residual-que-pode-ser-perdido-por-passageiros/

Entidades de defesa do consumidor criticaram o fato de o Governo do Estado ficar com estes residuais por não haver transferência de saldo entre cartões, ainda mais porque tanto o BOM como o TOP são administrados pela mesma empresa, a Autopass.

O coordenador de mobilidade do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), Rafael Calábria, disse em entrevista ao Diário do Transporte que o ato é uma prática abusiva que que o passageiro não deve pagar por uma escolha do Governo do Estado em trocar o Cartão.

“O usuário não pode ter um ônus para continuar tendo acesso à bilhetagem porque o Governo do Estado decidiu mudar o bilhete. O que se espera é que o Governo do Estado dê transparência a este ponto da mudança, atenda a cada uma das pessoas e proceda eletronicamente uma transferência. O acesso ao dinheiro que é da pessoa é garantido por lei. “ – disse Calábria.

“É uma questão relevante sim. Podem ser valores pequenos por cartões, mas somando, no total é um valor grande” – complementou

Já o Procon, em nota ao Diário do Transporte, voltou a defender que o passageiro do transporte metropolitano não pode perder um centavo sequer no processo de descontinuidade do Cartão BOM e entrada de um novo bilhete, o TOP, a ser usado no Metrô, CPTM e ônibus do sistema EMTU.

Os créditos existentes no cartão BOM terão que ser esgotados, não pode haver cancelamento sem que eles sejam utilizados qualquer que seja o pretexto.

Sendo criado um novo cartão os créditos devem ser passados para o novo cartão ou o cartão anterior deve ser mantido com o usuário até o esgotamento dos créditos existentes.

Um abaixo-assinado virtual endereçado ao governador de São Paulo, João Doria, pede que a gestão estadual encontre uma forma para que sejam transferidos os créditos do Cartão BOM para o Cartão TOP nos transportes metropolitanos: ônibus do sistema EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Metrô e CPTM.

O endereço da petição é:  https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR121457

FRAUDES:

Em 30 de novembro de 2021, uma operadora de telemarketing de 24 anos, foi presa em flagrante por estelionato na Avenida Brasil, no Parque das Américas, em Mauá. Policiais civis atenderam a ocorrência e localizaram a autora – ela havia acabado de imprimir 40 bilhetes de transporte sem ter efetuado o pagamento de nenhum deles. Os tickets e um cartão bancário foram apreendidos. O caso foi registrado pelo 1º Distrito Policial do município, que requisitou perícia aos institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC).

Foi o segundo caso de investigação de fraude da nova bilhetagem eletrônica lançada pelo governador João Doria para os transportes metropolitanos: ônibus EMTU, Metrô e CPTM.

Como mostrou o Diário do Transporte, um suspeito foi detido em 21 de novembro de 2021 nas proximidades da estação Mauá da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A Polícia Civil obteve informações de que golpistas estariam nas máquinas de QR Code do TOP nas estações de CPTM e Metrô e terminais de ônibus fazendo um procedimento que permite a impressão dos códigos com o cancelamento da compra posteriormente, ou seja, conseguem imprimir, mas não pagam nada.

Segundo a Polícia, diversos destes bilhetes passaram normalmente nas catracas.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/25/policia-identifica-esquema-de-fraude-com-o-qr-code-do-top-dos-transportes-metropolitanos-de-sao-paulo/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. rebU disse:

    E há mais coisa errada! Não estou conseguindo até agora me cadastrar pelo aplicativo, justo na última fase que é registrar a senha, ele não valida e volta ao início do processo! E o meu cartão é vale-transporte, o prazo é até o fim deste mês de dezembro para me cadastrar nessa porcaria que é só top no nome. E ainda há uma grande dificuldade para entrar em contato com a empresa que gerencia o cartão, fiquei meia hora aguardando atendimento humano pelo 0800 ouvindo uma música horrível que parece que foi feita para fazer a pessoa desistir e não consegui. Há fila até no Whatsapp onde também é um robô que atende e não dá conta de todas as dúvidas.

    1. Flavio Fernandes disse:

      Vá direto nas Casas Pernambucanas e tenta fazer o cadastro lá mesmo, ontem fui retirar o meu e tinha muita gente fazendo isso.

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