SPObras retoma licitações de projetos de requalificação e reforma de três corredores de ônibus

Ônibus que atende zona Norte de São Paulo

Processos se arrastam desde 2018. Serão retomadas licitações já em andamento dos corredores Imirim, Bueno da Veiga e Itapecerica, este último já em fase final

ALEXANDRE PELEGI

A SPObras, empresa da Prefeitura de São Paulo, anunciou na edição do Diário Oficial deste sábado, 25 de setembro de 2021, a anulação dos atos que revogaram as licitações em andamento para reforma e modernização de três corredores de ônibus.

De acordo com as publicações, dois fatores pesaram na decisão: informações da Comissão Permanente de Licitações e da Gerência Jurídica, Parecer Jurídico da PGM (Procuradoria Geral do Município), e manifestação da Diretoria de Programas Especiais, que demonstraram a vantajosidade da retomada das Concorrências; e o interesse da SIURB (Secretaria de Infraestrutura Urbana) em contratar futuramente estes corredores.

O processo licitatório vem se arrastando desde 2018. Relembre: Prefeitura de São Paulo abre licitações para corredores de ônibus nas zonas Leste, Sul e Norte

Os corredores cujas concorrências serão retomadas são:

= CORREDOR DE ÔNIBUS IMIRIM (TRECHO ENTRE AV. DEP. EMÍLIO CARLOS E AL. AFONSO SCHIMDT) – ZONA NORTE.

= CORREDOR DE ÔNIBUS AMADOR BUENO DA VEIGA (TRECHO ENTRE PRAÇA MICAELA VIEIRA E R. EMBIRA) – ZONAL LESTE

= CORREDOR DE ÔNIBUS ITAPECERICA (TRECHO ENTRE TERMINAL JOÃO DIAS E TERMINAL CAPELINHA) – ZONAL SUL

Com a decisão da SPObras de anular a revogação dos certames, cada concorrência será retomada do ponto em que foi paralisada.

Como mostrou o Diário do Transporte em maio de 2020, a empresa pública havia revogado as concorrências dos projetos de quatro corredores, dentre os quais estavam os corredores Bueno da Veiga e Imirim. Estes agora serão retomados. Relembre: SPObras revoga licitações de projetos de reforma de corredores de ônibus

Para tanto, a empresa municipal está convocando os licitantes, que terão três dias úteis, contados desta publicação, para apresentar manifestação quanto a:

a) Manutenção da Equipe Técnica apresentada em suas propostas técnicas;

b) Prorrogação da validade da proposta comercial por mais 60 dias a contar desta publicação, renunciando o direito a qualquer pleito de reequilíbrio econômico-financeiro, acompanhada de novo cronograma físico-financeiro, e

c) Prorrogação da vigência de garantia das propostas comerciais por mais 60 (sessenta) dias a contar desta publicação.

A manifestação deverá ser por escrito, assinada por representante legal devidamente credenciado e poderá ser enviada para o e-mail: licitacoes@spobras.sp.gov.br ou protocolizada junto a Gerência de Licitações e Contratos da SPObras, na Av. São João, 473, 21º andar, Centro, São Paulo/SP. A ausência de manifestação no prazo fixado implicará na exclusão do licitante do certame.

Veja cada caso:

I = Concorrência nº 173180150, para a elaboração do Projeto Básico e Projeto Executivo da requalificação do Corredor de Ônibus Imirim – Zona Norte.

Licitantes Convocados:

CONSENGE CONSULTORIA E PROJ. DE ENG.ª. LTDA

ECR ENGENHARIA LTDA

EGIS ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

GPO SISTRAN ENGENHARIA LTDA

PLANSERVI ENGENHARIA LTDA

SYSTRA ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

 

II = Concorrência nº 174180150, para a elaboração do Projeto Básico e Projeto Executivo da requalificação do Corredor de Ônibus Amador Bueno da Veiga – Zonal Leste.

Licitantes Convocados:

CONSENGE CONSULTORIA E PROJ. DE ENGENHARIA LTDA

CONSÓRCIO MELHORIAS URBANAS LESTE (Encibra S.A Estudos e Projetos de Engenharia/AGM Projetos de Engenharia Ltda)

CONSÓRCIO SENER – ATP CORREDOR AMADOR BUENO BUENO (Sener Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas S.A/ATP Engenharia Ltda)

ECR ENGENHARIA LTDA

EGIS ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

GPO SISTRAN ENGENHARIA LTDA

SYSTRA ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

 

III = Concorrência nº 176180150, para a elaboração do Projeto Básico e Projeto Executivo da requalificação do Corredor de Ônibus Itapecerica – Zonal Sul

Licitante convocado:

= empresa PLANSERVI ENGENHARIA LTDA, vencedora do certame, cuja homologação se deu em 18 de fevereiro de 2020, que deverá também em três dias úteis apresentar, além das manifestações expressas acima, a comprovação de manutenção de todas as condições exigidas para habilitação quanto à regularidade fiscal e trabalhista e qualificação econômico-financeira.


Como mostrou o Diário do Transporte, em 10 de janeiro de 2020 a SPObras anunciou no Diário Oficial do município a análise das propostas das licitações para reforma e modernização de três corredores de ônibus, com exceção do Corredor Imirim. Relembre: Prefeitura de São Paulo divulga classificação de licitação de projetos de reformas de três corredores de ônibus

Nesta publicação constava o Corredor de Ônibus Santo Amaro/João Dias (trecho entre a Avenida Portugal e Terminal João Dias) – Zona Sul, mas com recursos abertos ainda. Este Corredor não consta na relação dos três retomados hoje.

As propostas comerciais foram abertas no dia 18 de dezembro de 2019, e, desde então, analisadas pela comissão de licitação.

Já no caso do Corredor Imirim, a SPObras divulgou no dia 23 de janeiro de 2020 que cinco empresas haviam sido qualificadas na licitação. Relembre: Cinco empresas são classificadas para reforma do corredor de ônibus Imirim, na zona Norte

A concorrência para dois corredores (Itapecerica e Santo Amaro/João Dias) havia sido retomada pela prefeitura no dia 18 de janeiro. Apenas o corredor da Amador Bueno estava fora da relação por conta de recurso administrativo interposto pela empresa Systra Engenharia e Consultoria Ltda contra o julgamento da Proposta Comercial proferido pela Comissão Permanente de Licitação.

O Corredor Itapecerica já havia finalizado o processo de concorrência. Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 18 de fevereiro a SPObras homologou o resultado do certame em benefício da Planservi Engenharia Ltda. O valor do contrato, de R$ 1,9 milhão, abrangia o trecho entre os terminais Capelinha e João Dias, um dos mais movimentados do sistema. Relembre: Prefeitura de São Paulo contrata empresa por R$ 1,9 milhão para reforma do Corredor Itapecerica, na zona Sul

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta