Eletromobilidade

Ônibus elétrico da CaetanoBus: SPTrans confirma oficialmente que inclusão no manual de padrão visual é para realização de testes na capital paulista

Fabricante portuguesa ainda não informou data do início da circulação experimental

ADAMO BAZANI

A SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema de transportes da capital paulista, confirmou ao Diário do Transporte que a cidade terá testes com o modelo de ônibus 100% elétrico a baterias fabricado pela empresa portuguesa CaetanoBus.

Segundo a gestora, a inclusão do seu desenho no Manual de Identidade visual já é para aplicar as normas de design do sistema da cidade quando os testes começarem.

Ainda em nota ao Diário do Transporte, a SPTrans aguarda da CaetanoBus a informação da data para ao início da circulação experimental.

A SPTrans informa que o fabricante CaetanoBus não forneceu previsão de data para disponibilização do ônibus para teste. Sobre o Manual de Identidade Visual, a SPTrans se antecipou e desenhou sua identidade visual para ser aplicada quando ele for disponibilizado para testes na cidade.

Como mostrou a reportagem na última semana, a SPTrans colocou em sua relação do manual de identidade visual, as especificações de um modelo Caio Millennium BRT sobre chassi CaetanoBus e.CC 100 C5845 E.E, de fabricação portuguesa.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/09/16/sptrans-inclui-onibus-eletrico-caio-para-chassi-caetanobus-em-seu-manual-de-identidade-visual/

Ao menos uma unidade já está em fase de acabamento de carroceria na planta da Caio, em Botucatu, no interior de São Paulo.

A CaetanoBus é uma tradicional fabricante de carrocerias de Portugal, do Grupo Salvador Caetano, que também atua em chassis para ônibus elétricos.

A empresa faz carrocerias de modelos urbanos, rodoviários e especiais, como para aeroportos.

De acordo com o portal a fabricante, o e.CC 100, pode ser receber carrocerias de comprimento mínimo de 9.5 metros e máximo de 12.7metros.

Ainda não há informações sobre a previsão do início de eventuais testes.

O chassi tem motores acoplados nos eixos.

As especificações do motor são, segundo a marca:

Motor síncrono / Potência nominal: 160 Kw @ 1500 rpm / Binário nominal: 1500 Nm @ 210 A / Binário máximo: 2500 Nm @ 350 A / Velocidade máxima: 3500 rpm

A CaetanoBus tem também a versão  e.CC 102 de chassi elétrico.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. carlos souza disse:

    Ah,só pra testes?B’laiza,ó pá.

  2. Rodrigo Zika disse:

    Mais uma empresa só pra testes? A BYD ta ai faz tempo, agora a Caetano, fora a outra empresa chines, o problema e comprar não testar, testes eternos sem compra já e antigo em SP, piada.

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