Iveco vai lançar mais um chassi de ônibus com foco em fretamento e urbanos

Danilo Fetzner acredita que empresa vai crescer em novos segmentos do mercado de ônibus

Montadora destacou que segmento de fretamento que impediu que crise gerada pela covid-19 fosse ainda mais grave para a indústria de veículos de transporte coletivo; Antecipação de renovação da frota por causa do Euro 6 deve aquecer vendas em 2022

ADAMO BAZANI

A Iveco deve lançar ainda neste mês mais um modelo de chassi de ônibus para ampliar a participação no mercado brasileiro de veículos de transportes coletivos.

A informação é do diretor da Iveco Bus, Danilo Fetzner, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 13 de setembro de 2021, da qual o Diário do Transporte participou.

O lançamento será no evento Lat.Bus.

De acordo com Fetzner, o novo modelo trata-se de ampliação da gama de produtos da linha de ônibus e o segmento principal será de fretamento, também atendendo ao mercado de urbanos.

“É um chassi de um segmento que não tem disponível atualmente na linha da Iveco. O fretamento foi o segmento que mais cresceu e a Iveco vai buscar trazer mais um produto de ponta. Não é um chassi maior do que há hoje na linha, mas vai atender a um nicho que hoje a Iveco não atende”, explicou.

A montadora prevê uma recuperação mais consistente para o setor de veículos de transporte coletivo de passageiros a partir de 2022.

Além da volta de usuários, outro fator que pode contribuir para um número significativo de vendas em 2022 é a possível entrada em 2023 das novas normas Euro 6 para redução de poluição por veículos a diesel.

Os modelos Euro 6 são mais caros e a expectativa é que os empresários antecipem as renovações de frota para comprar os modelos mais baratos Euro 5.

Os diferentes segmentos deste setor estão entre os mais atingidos pela crise da covid-19 na indústria automotiva pela diminuição do número de passageiros transportados, o que interferiu diretamente na lucratividade dos empresários de ônibus, que adiaram as renovações de frota.

O segmento que demonstrou um desempenho melhor foi o de fretamento, em especial o contínuo, por causa das regras de distanciamento social entre os trabalhadores das empresas que contratam as viações de fretados.

Já com vistas ao fretamento, a Iveco lançou em 26 de julho de julho de 2021 uma nova linha do “Minibus Daily”

https://diariodotransporte.com.br/2021/07/26/iveco-apresenta-nova-linha-minibus-daily-e-deve-trazer-novidades-nos-segmentos-de-onibus-maiores/

Se o setor de ônibus ainda patina para se recuperar no mercado em geral, para a Iveco, os segmentos de caminhões tiveram já bons números.

Com o aumento do comércio eletrônico (compras pela internet e aplicativos), o setor de entregas também cresceu com o número maior de entregas.

A unidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, contratou novamente cerca de 800 funcionários, uma parte desligada durante a pandemia.

A montadora quer aumentar dos atuais 80 para em torno de 100 pontos de vendas, com a meta de alcançar todos os Estados com estas casas de vendas.

A empresa também planeja novidades para o gás natural e eletrificação com vistas ao mercado brasileiro.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading