Iveco Bus lança chassi 10-190

Com 10,5 toneladas, modelo possui maior PBT do segmento. Foto: Reprodução.

Micro-ônibus é para aplicações urbanas, de fretamento e turismo

JESSICA MARQUES

A Iveco Bus lançou o chassi 10-190 nesta segunda-feira, 20 de setembro de 2021, durante a Lat.Bus, evento sobre mobilidade e indústria de transportes públicos.

O chassi de micro-ônibus é para aplicações urbanas, de fretamento e turismo. Com 10,5 toneladas, modelo possui maior PBT (Peso Bruto Total) do segmento, com capacidade para até 36 passageiros.

“Para nós, é prioridade entrarmos em segmentos que hoje nós não atuamos. Isso é parte básica da estratégia da Iveco BUS. Para isso, a gente vai ter que investir muito em produto nos próximos anos e 2021 foi a prova disso”, afirmou o diretor da Iveco Bus, Danilo Fetzner, em entrevista coletiva

Um dos diferenciais do modelo é a potência do motor, de 190 cv. Segundo o gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América do Sul, Roberto Pavan, é o maior do mercado. O chassi está inserido no segmento de 9 a 10 toneladas.

Além disso, o motor oferece 610 Nm de torque, que também é o maior entre todos os micro-ônibus, segundo a Iveco. Outra especificação do novo chassi é que o câmbio é de seis marchas, proporcionando maior escalonamento e menor consumo de combustível.

De acordo com a fabricante, os 190 cv de potência do motor permitem operar com um equipamento de ar-condicionado ligado sem comprometer a performance do veículo.

Além disso, o torque máximo disponível, na faixa entre 1.350 a 2.100 rpm, permite ao motorista adequar a velocidade do veículo aumentando ou reduzindo a aceleração, sem a necessidade de troca de marchas e, consequentemente, reduzindo o consumo de combustível.

O chassi Iveco Bus 10-190 será oferecido com um entre-eixos de 4.500 mm de série. Para operações mais longas, a dimensão será de 4.800 mm.

O tanque de combustível é de 150 litros e o tanque de ARLA, por sua vez, é de 27 litros. Todos os itens de inspeção diária estão localizados na parte dianteira do veículo.

O escapamento é com saída traseira, com o objetivo de facilitar o processo de encarroçamento.

Por sua vez, o alternador é de 90 amperes e o chassi possui duas baterias de 12V e 135 Ah, também conforme detalhado pela Iveco em entrevista coletiva.

Para suportar o peso adicional de passageiros, o modelo utiliza pneus 235/75 R 17,5 e rodas 17,5 X 6,75. A suspensão dianteira e traseira é composta por e molas semi-elípticas e barra estabilizadora, para maior resistência e durabilidade.

Confira a ficha técnica, na íntegra:

Confira o vídeo de apresentação do modelo:

Confira as imagens do chassi:

 

O lançamento do chassi foi noticiado pelo Diário do Transporte em 13 de setembro.

Relembre:

Iveco vai lançar mais um chassi de ônibus com foco em fretamento e urbanos

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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