Ferroviários das linhas 11, 12 e 13 da CPTM aprovam indicativo de greve para o dia 24 de agosto

Categoria protesta contra o fato de a estatal ter recorrido de reajuste em salários e benefícios; TST suspendeu decisão do TRT que concedia os aumentos

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA

Os ferroviários das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aprovaram em assembleia na noite desta quarta-feira, 04 de agosto de 2021, indicativo de greve para o dia 24 de agosto.

A possibilidade de paralisação pode ser descartada caso haja um acordo entre a estatal de trens e os trabalhadores representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona da Central do Brasil.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Ministra-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, suspendeu em 28 de julho de 2021, decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), dada num plantão de domingo, em 18 de julho de 2021, que, na ocasião, determinou o reajuste salarial.

Os ferroviários dizem que foi promessa do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, não recorrer de decisões judiciais sobre a campanha salarial da categoria.

Na época, o desembargador da justiça trabalhista de São Paulo, Rafael Ribeiro, determinou reajustes salariais (contando os períodos retroativos) de 3,63% (arredondamento de 3,634730%) para 1º de março de 2020; e 6,36% (arredondamento de 6,363840%) para 01º de março 2021.

A CPTM e o Governo do Estado recorreram contestando o fato de a decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) ter se tornado Dissídio Coletivo de Greve.

Além disso, a estatal de trens e a gestão do governador João Doria alegaram que o sindicato dos trabalhadores “em nenhum momento apresentou qualquer pedido de conversão daquele feito em dissídio coletivo de greve, muito menos requereu qualquer liminar a seu favor.”

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/07/29/tst-suspende-decisao-que-estipulou-reajuste-dos-ferroviarios-das-linhas-11-12-e-13-da-cptm/

Adamo Bazani e Willian Moreira, jornalistas especializados em transportes

Comentários

Comentários

  1. Bom dia!
    Concordamos com a greve em gênero, número e grau.
    Certíssimos.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading