Viação São Pedro vai encerrar as atividades a partir de quinta (08)

Apenas linhas municipais serão afetadas. Foto: Lucas Lima / Divulgação.

Transporte coletivo de São Pedro da Aldeia (RJ) será assumido pela Prefeitura

JESSICA MARQUES

A Viação São Pedro, que opera no transporte coletivo de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, vai encerrar as atividades a partir de quinta-feira, 08 de julho de 2021. Assim, o serviço terá que ser assumido pela Prefeitura.

As atividades serão encerradas a partir da meia-noite, conforme informado pelo Grupo Salineira, em nota. Entretanto, as linhas intermunicipais da empresa que circulam pela cidade continuarão funcionando normalmente.

O motivo para a decisão, segundo a empresa, que a viação “vem sofrendo com uma concorrência desleal e predatória que tornou real, primeiramente, a necessidade de readequação de linhas e horários, com o objetivo de tornar possível, a continuação dos serviços prestados, priorizando a qualidade e a eficiência do transporte coletivo que atende às zonas rurais e urbanas da cidade”.

A situação foi agravada pela pandemia de covid-19, o que resultou em uma diminuição no número de passageiros, o que comprometeu a receita do sistema.

Confira a nota da empresa, na íntegra:

Há algumas décadas, a Viação São Pedro iniciou as atividades no município de São Pedro da Aldeia, sendo por muitos anos, a principal indutora de desenvolvimento, ao trazer empregos, renda e acesso dos bairros ao centro da cidade. A empresa se tornou um verdadeiro patrimônio do município, ao investir em uma frota moderna e confortável, renovada a cada 2 anos em média; bilhetagem eletrônica, sendo pioneira da implantação que substituiu o vales de papel no Estado do Rio de Janeiro e acessibilidade em todos os ônibus para atender os portadores de necessidades especiais.

Infelizmente, devido a falta de planejamento dos últimos governos para a mobilidade urbana da cidade, a Viação São Pedro vem sofrendo com uma concorrência desleal e predatória que tornou real, primeiramente, a necessidade de readequação de linhas e horários, com o objetivo de tornar possível, a continuação dos serviços prestados, priorizando a qualidade e a eficiência do transporte coletivo que atende às zonas rurais e urbanas da cidade.

O efeito da pandemia COVID-19 agravou ainda mais a situação da empresa causando uma diminuição drástica no número de passageiros, o que comprometeu seriamente o sistema que possui altos custos. Foram realizados esforços diários e constantes para resgatar a empresa, como reuniões com o Poder Concedente Municipal, associações de moradores e outros representantes, porém, a crise instaurada no transporte coletivo de passageiros em todo o país, também, reflete gravemente no município aldeense, e tornou lamentavelmente, inviável, a sobrevivência do sistema que atendia aos usuários pagantes e não-pagantes.

Sendo assim, o pequeno número de passageiros pagantes transportados, inviabilizou a manutenção do padrão de qualidade da empresa. É com pesar, que a Viação São Pedro, vem respeitosamente, comunicar aos seus clientes, autoridades e imprensa, o encerramento das atividades na cidade de São Pedro da Aldeia, a partir da zero hora, do dia 08 de julho de 2021.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. carlos souza disse:

    Por que não estatiza tudíssimo de vez e não licita nunca mais,jamais?Que seja 100% estatal para sempre.Acaba a incomodação,a enganação e toda a mehrdhy@.

  2. carlos souza disse:

    Outra?Aí o RJ vira região desértica e inabitável mesmo.

Deixe uma resposta